Artigo

Minha trajetória como funcionário do setor privado, aprovado para Fiscal de Rendas

Olá, pessoal!

Meu nome é Leonardo Godoi Sia.

Quero partilhar com todos vocês a minha trajetória. Espero que este artigo incentive a todos, especialmente aos que possuem pouco tempo de estudo, em função de suas atividades diárias, e os que possuem o sonho de passar num concurso público de Auditor Fiscal ou outros e ainda os que entendem ser impossível obter a aprovação com uma rotina diária exaustiva.

Minha aprovação para o meu concurso de Fiscal de Rendas Municipal ocorreu no ano em que fiz 30 anos, em 2012. Eu já estava no mercado privado e tinha uma rotina bem pesada. Tudo começou com uma decisão. A decisão não foi passar em um concurso público como um sonho específico. Não. Eu queria ser aprovado no cargo público para ter novas experiências profissionais e conhecer mais o setor em que atuava, o Direito Tributário. Antes de tomar posse no cargo, trabalhei no setor jurídico de uma grande empresa de telefonia e após, em alguns escritórios. Fazia a união da prática tributária com a docência, a ciência e a experiência. Sim. Antes de passar no concurso público, já atuava como docente que girava em torno de aulas para o Exame da OAB e Cursos de Pós-Graduação em Direito Tributário. Tudo exigiu e exige muito esforço e dedicação. Grifem: esforço e dedicação.

De qualquer forma, a escolha foi crucial e o passo mais importante na minha vida e construção da minha trajetória. O ponto é esse. A decisão precisa ser do seu interior e a partir de suas experiências. A minha foi estudar em conjunto com as atividades profissionais. Sempre tive uma rotina diária pesada. Acordava muitas vezes às 6:00 e concluía o trabalho nas empresas que às 17:00, para, depois, iniciar outra jornada: a docência. No entanto, precisava conciliar o setor privado, família, casa, docência e o estudo para o concurso público (quem sabe o próximo artigo não seja o relato desta experiência com mais detalhes. O que acham?).

Após a decisão, precisei buscar motivação. Motivação para continuar. Na vida, você deve e precisa buscar diversas motivações, como por exemplo, pagar uma faculdade ou passar na instituição dos seus sonhos, ajudar os mais necessitados, ter autonomia financeira, enfim, são muitas. Cada um de vocês precisa encontrar o que mais se encaixa. Eu busquei as minhas motivações. Tente refletir e busque as suas. Você consegue! Tenho certeza! Aproveite cada oportunidade que você tiver, pois o tempo é como um rio, pois você nunca poderá tocar na mesma água duas vezes. A água que já passou, nunca mais passará novamente. Aproveite cada minuto de sua vida. Se você vislumbra a possibilidade de estudar ainda que poucas horas do dia, agarre-a. Nós podemos mostrar para vocês como conseguir.

A sensação de olhar para lista de convocação é indescritível. É a sensação de dever cumprido e meta alcançada. No entanto, o concurso público na área fiscal possui diversas outras disciplinas, além do Direito Tributário. Foi preciso muita VONTADE para continuar, diante de muitos tropeços e acertos. Foi preciso muito esforço e dedicação. Foi preciso ajuda da minha família também, em especial da minha esposa que estava comigo diariamente. Mas não é só isso, é preciso ter as técnicas de estudos certas para obter a aprovação e classificação necessária. É preciso de um conjunto de fatores. Acredito que eu consigo mostrar para vocês como funciona isto. Será um grande prazer ver que é possível melhorar seu rendimento em provas de concurso público.

Após a aprovação no concurso público de Fiscal de Rendas Municipal a minha carreira de docente se tornou mais sólida. Solicitei o cancelamento da minha identidade profissional de Advogado e adquiri a de Autoridade Administrativa Tributária. Foi muito TOP!!!! Minhas atividades como docente hoje são as seguintes: Sou Professor da Pós-Graduação do Estratégia Concursos/Unyleya onde leciono a disciplina de Auditoria e Planejamento Tributário e insiro até o link aqui para que vocês possam conhecer melhor. Anotem aí: https://posestrategia.unyleya.edu.br/

Continuando….rsrsrs…

Sou Professor do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET-RJ), da Especialização em Estratégias Tributárias no curso de Contabilidade da UNILASALLE\RJ e dos Cursos de aperfeiçoamento do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ), Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RJ), do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e da Escola Nacional da Administração Pública (ENAP, vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão). Autor de diversos artigos para revistas especializadas, entre eles Autor de Capítulo do Livro ” Planejamento tributário e a autonomia privada: limites e possibilidades” e do Curso de Gestão Tributária Municipal publicado pelo IBAM.

Hoje, como membro da equipe de Coach do Estratégia Concursos, sinto-me honrado. Além de fazer parte do maior curso preparatório de concurso público do país, posso passar para todos vocês um pouco mais desta experiência de esforço e dedicação que tive desde os meus 19 anos de idade e que nutro com muito amor todas as vitórias e fracassos.

Este breve resumo resulta de muito esforço e dedicação, repito. Nada foi e nem continua sendo fácil. Atentem-se nas questões mais simples da vida e busque sempre a virtudes da fé, esperança, caridade, prudência, justiça, fortaleza e temperança.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Leonardo Godoi Sia – Coach do Estratégia Concursos
@profleonardosia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.