Artigo

Minha trajetória até o ICMS-RJ!

Muito prazer, concurseiros e concurseiras de todo o Brasil! É com grande satisfação que me apresento neste espaço, e venho com o intuito de fazer o melhor para que sua aprovação ao tão almejado cargo seja alcançada o quanto antes.

Meu nome é Guilherme Buarque, sou Auditor Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro desde 2012, sendo que, um ano antes, tomei posse e trabalhei como Analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, carreira também pertencente ao executivo fluminense.

Minha trajetória no serviço público pode ser considerada um pouco “tardia”, uma vez que, antes de entrar para o mundo dos concursos, trabalhei 11 anos na iniciativa privada. Sou formado em Comunicação Social – Jornalismo, e também tive a experiência de conhecer o ‘outro lado’ ou, como preferirem, o ‘mercado’.

Recebi com imenso carinho o convite para fazer parte da equipe de Coaching do Estratégia Concursos e espero usar este espaço para tentar mostrar a vocês que sim, é possível conciliar o trabalho com o estudo em alto rendimento. Para isso, posso dizer com toda a certeza: tendo organização e perseverança, a sua hora vai chegar.

Foi difícil, meus amigos. Mas deu certo. Bem antes das torcidas ecoarem o grito de “Eu Acredito” nas arquibancadas mundo afora, quando algum time precisa de um difícil resultado, eu já levava esse mantra comigo. Bati muito na trave, cheguei a ficar seis meses sem abrir um livro depois de ser reprovado por duas questões (fáceis, é bom dizer, daquelas em que você simplesmente não entende por que marcou a errada). Mas nunca deixei de acreditar. E recomecei, mesmo trabalhando oito horas por dia, além das escalas de plantão aos fins de semana. Faz parte do show.

“Ah, mas quem não trabalha e só estuda tem mais chances de ser aprovado”. Bom, essa é uma premissa que pode ser verdadeira – ou não. Só que as pessoas têm vidas diferentes, perspectivas distintas e nem sempre é possível abrir mão do dinheirinho suado no fim do mês para ficar apenas no estudo e vivendo a expectativa de uma aprovação.

Se hoje você trabalha na iniciativa privada mas tem dentro de si o desejo de trabalhar no serviço público, seja ela dentro da sua área ou mesmo em um novo ramo, não deixe essa esperança de lado, acredite nos seus sonhos e corra atrás deles!

Nos concursos das áreas Fiscal e de Gestão, nas quais fui aprovado e adquiri experiência, existem profissionais das mais diversas formações. É Matemático, é Administrador, é Dentista, é Psicólogo, é pessoal das Forças Armadas… tem inclusive muitos Bacharéis em Direito, que resolveram deixar de lado as carreiras jurídicas em busca de novas empreitadas.

Como diz o belo verso da música, a vida é Trem Bala, parceiro! Comece agora a se preparar. Se já começou, aperfeiçoe os estudos. Se já está em um nível avançado, controle a ansiedade, pois a grande hora está próxima. Vem com a gente!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.