Artigo

Mensagem aos Assinantes 13: O que aprendi em Fortaleza?

Olá, pessoal! Tudo bem?

Aqui é o Ricardo Vale, Diretor Pedagógico do Estratégia Concursos.

Escrevo essa mensagem dentro de um avião, enquanto volto de Fortaleza. Escrever me dá saudade da família. 

Estou muito feliz e cheio de gratidão. Posso dizer, sem qualquer exagero, que eu vivo o meu sonho.

Todos os aulões que fazemos são especiais. Mas a experiência do TJ/CE ficará marcada para sempre na minha cabeça de professor.

Volto de Fortaleza com um aprendizado para a vida, que gostaria de compartillhar com vocês, amigos alunos de outros lugares do Brasil. 

É uma lição básica, mas que vale muito mais do que qualquer conhecimento técnico que nós possamos aprender. 

Talvez essas minhas palavras não entrem na sua cabeça. Talvez você ache que o que vou dizer seja do senso comum ou uma besteira. 

Eu já sei o que muitos podem vir a pensar. Mas eu lhes digo: a experiência é sempre muito mais marcante. Você precisa sentir. 

Infelizmente, vivemos em um mundo em que as relações estão se tornando fluidas. As pessoas se comunicam cada vez mais por aplicativos de mensagens e redes sociais. Há uma “instagramização da vida”. Nas grandes capitais, nem se fala….

Em Fortaleza, recebemos um carinho enorme dos alunos. Com o povo cearense, não só eu aprendi. Todos os professores do Estratégia aprenderam sobre o poder do abraço

Pude literalmente abraçar centenas de alunos. E digo a vocês que, a cada abraço, a cada palavra reconhecendo nosso trabalho, minha vibração positiva e minha vontade de fazer mais e melhor aumentava. 

Não sei qual é exatamente a mágica de um abraço ou de uma palavra amiga. Só sei que o abraço sincero aproxima as pessoas e as deixa mais felizes. 

Agradeço demais ao povo cearense pelo carinho. Vocês me energizaram demais! 

Certamente, essa será uma semana fantástica. Nos próximos dias, irei abraçar e reconhecer mais aqueles que eu amo, pois sei que isso vai transmitir-lhes uma forte energia positiva.

Faça assim também. E que não seja qualquer abraço. Abrace aqueles que você ama e conte até três ou quatro. Só largue depois disso!! rsrs… Reconheça a esforço daqueles que estão todos os dias te ajudando na jornada da vida.

A propósito, isso também me faz pensar no valor da amizade verdadeira

Ao longo da sua vida, você terá momentos difíceis. Todos teremos. Essa é uma certeza absoluta. 

Nessas horas, o importante é ter um amigo verdadeiro do seu lado. Ele vai te jogar pra cima nos momentos em que você mais precisa. E isso é o que vai te permitir virar o jogo. 

Existe um teste infalível pra você saber quem é seu amigo verdadeiro. Basta fazer uma única pergunta: você acha que essa pessoa iria pra GUERRA com você? 

Se a resposta for positiva, você sabe que tem um amigo, pois é na guerra que são forjadas as verdadeiras amizades.  

Desejo que sua semana seja abençoada!! 

Abraços,

Ricardo Vale

“O segredo do sucesso é a constância no objetivo”

Instagram@profricardovale

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Gostaria de agradecer a dedicação do estratégia com os alunos! Comecei a estudar para concursos antes do primeiro edital do tj pr, adquiri alguns cursinhos, mas após a novela que foi o concurso o estratégia foi o ÚNICO que atualizou o material, prolongou o tempo de acesso ao curso e se manteve firme com os candidatos comprometidos, além é claro de não nos fazer perder o investimento! Gratidão é a melhor palavra que encontrei para definir meu sentimento! Muito obrigada!
    Larissa de Paula Ferreira em 24/09/19 às 11:23
  • Parabéns a todos que fazem o Estrategia, aprendo muito com vcs; equipe show. As aulas do professor Ricardo dispensa comentários, tamanha excelência.
    Aparecida em 23/09/19 às 12:23
  • parabéns a toda equipe do estratégia vocês são fora de seríe
    marcos rodrigues em 20/09/19 às 14:32
  • Parabéns professor Ricardo e equipe do estratégia. Senti daqui a vibração relatada. Um ótima prova para todos do TJ/CE.
    LINAMAR em 20/09/19 às 12:15
  • Aulão cheio de energia positiva, os melhores mais capacitados! SUCESSO TOTAL!!!!!! Obrigada por todo o carinho e comprometimento, Ricardo Vale! Aguardamos anciosamente pela próxima oportunidade de estar com você e sua equipe aqui no Ceará!!! Os concurseiros ceareses amam vocês!!! Um abraçoooooo!
    Ana em 20/09/19 às 10:51
  • Quando um trabalho é feito com comprometimento, carinho e dedicação, naturalmente ele se apresenta da melhor forma. A equipe do Estratégia é um exemplo disso. Diferente de outros cursinhos, o Estratégia Concursos não precisa ficar falando que "são os melhores", "que eles tem o maior número de aprovados", "que eles tem os melhores professores" etc etc... isso seria chover no molhado. O Estratégia Concursos respeita com postura sólida todos os concorrentes e principalmente todos os alunos, e isso... isso sim... já o faz tão especial e diferente. Sou assinante fiel e reconheço a excelente equipe! Parabéns Estratégia!
    Estudante em 19/09/19 às 22:32
  • Como eu estava precisando ler esta mensagem! Obrigado professor!
    Murilo Paulo de camargo em 19/09/19 às 14:21
  • Vontade de chorar. Texto lindo Professor!!! Vcs merecem tudo de melhor!! Eu percebi no aulão, assistindo pelo You Tube, que a galera do Ceará é muito receptiva e alegre. Foi diferente dos outros aulões rsrs.
    Cici em 19/09/19 às 11:47
  • Professor Ricardo, bom dia. Suas palavras demonstram o quão importante é o conhecimento nesse momento tão turbulento em nossa educação. Que sua luta pela transformação seja um pilar resistente a qualquer tempestade, pois, sem a educação nada se sustenta. Grande abraço.
    Benvindo Nunes Correia em 19/09/19 às 10:06
  • Mexeu comigo. Obrigada por compartilhar, Ricardo. Estamos juntos.
    Juliana em 19/09/19 às 09:51
  • Bom dia! Já tinha participado de outros aulões,porém nenhum foi tão bom quanto esse de Fortaleza. Moro em Camocim-Ce. Todos os professores top das galáxias! Parabéns !!!!!
    ELIANE MARQUES PATRICIO DE SOUZA em 19/09/19 às 09:21
  • Oi, Professor Ricardo. Eu quero elogiar o trabalho que o pessoal do Estratégia faz. Participei do aulão e me senti inteiramente feliz em ver de perto o quão competente vocês são! Muito obrigado por todos os ensinamentos.
    Lorran de Ávila em 19/09/19 às 09:20
  • Professor, nós cearenses é que agradecemos pelo excelente trabalho que o senhor e a equipe do estratégia desenvolve. Sinta-se sempre abraçado por nós "cabra da peste" que temos muito orgulho dessa terra que Deus nos deu e de nosso caloroso povo.
    Karen em 19/09/19 às 07:51
  • Obrigada pela mensagem, muito inspiradora.
    Patrícia Lima em 19/09/19 às 00:38
  • Olá professor. SUGESTÃO: As respostas dos fóruns poderiam chegar completas nos e-mails. O que eu sempre recebo é a minha pergunta acompanhada da primeira frase do professor. Enviar as respostas completas me ajudaria muito na economia de tempo, além de deixar salva no meu e-mail aquela dúvida e sua resposta.
    J. Junior em 18/09/19 às 23:36
  • Professor Ricardo. Sou cearense e moro em Fortaleza. Infelizmente não pude está presente no aulão de sábado, mas saiba q tenho uma profunda admiração pelo seu trabalho e do estratégia. Meus resultados têm melhorado bastante e eu devo isso ao estratégia e especialmente a vc e toda sua equipe tão competente. Espero um dia realizar o meu tão sonhado objetivo de me tornar uma servidora pública e poder dar um abraço em vc pessoalmente por essa vitória! Oro a Deus por vc e sua família para q continues nessa sua linda missão. Muito obrigada de todo coração!
    Samara em 18/09/19 às 21:18
  • Prof. Ricardo, sou cearense com muito orgulho e moro em Fortaleza. Infelizmente não pude está presente no encontro deste sábado, mas saiba q vc e o estratégia são uma grande inspiração e incentivo para mim a muito tempo. Admiro demais a competência de vcs e meu resultado só tem melhorado depois q conheçi a metodologia do estratégia. Parabéns pelo trabalho e muito obrigada pelos conhecimentos q tenho adquirido... espero um dia concretizar esse tão sonhado objetivo de tornar-me servidora pública e poder abraça-lo pessoalmente. Oro a Deus por vc e sua família para q continues nessa sua linda missão. Um grande e sincero, ainda q distante, abraço!
    Samara em 18/09/19 às 21:03
  • Mais uma vez o ESTRATÉGIA deu uma goleada de competência.. Parabéns..
    Reginaldo em 18/09/19 às 20:54
  • Parabéns pelo sucesso do estratégia! Por indicação de uma amiga fiz a assinatura nesta plataforma há aproximadamente 4 meses e é impressionante a qualidade dos serviços fornecidos!! Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber se haverá curso direcionado para o concurso da Perícia Forense do Ceará - PEFOCE. Obrigada!
    Barbara Sales em 18/09/19 às 18:41
  • Prof Ricardo, boa noite. Sugiro a criação de uma coletânea de provas comentadas para FISCAL juntamente com um e-book analisando os editais de ICMS de 2018 e 2019. Obrigado
    Leandro Chagas em 18/09/19 às 18:06
  • Querido RV!! Saudações Pantaneiras...receba meu abraço!
    Rosana em 18/09/19 às 17:01
  • Foi muito bom conhecer pessoalmente alguns dos professores do Estratégia nesse aulão. Além de super competentes, distribuíram simpatia e humildade. Sou aluno do Estratégia desde o início deste ano e só tenho a agradecer pela empenho e qualidade de toda essa equipe fantástica. Eu dei um salto enorme em aprendizado devido à dedicação e à habilidade de vcs em nos proporcionar um conteúdo tão perfeito e completo. Obrigado!
    Olavo em 18/09/19 às 16:58
  • Há algum tempo, venho adquirindo cursos do Estrategia, pois a admiração já é de longa data :), mas me faltava uma motivação interna, una vontade intrínseca que somente poderia ser presente de Deus e, nesses meses que antecederam o TJ-CE, percebi algo diferente, uma incrível vontade de dedicar-me e de não mais parar, pois sei que é apenas o começo de uma dura, e satisfatória jornada. Você é incrível, bem como todos o profissionais que você mantém ao seu lado. Lhe sou muito grata! Muito obrigada a todos vocês! Felicidades e um abraço bem grande!!
    Raquel Chaves Ramos em 18/09/19 às 16:54
  • É isso aí professor, a "instagramização " que nos cerca todos os dias, nos faz esquecer das coisas, simples, sinceras...mágicas e que nos energizam para seguir. É assim na vida de concurseira, essas energias busco nas pessoas mais próximas a mim, família e amigos sinceros.
    Sandra S Bretas em 18/09/19 às 15:23
  • Caiu um cisco aqui no olho. Professor Ricardo Vale, tbm acho que vc tá indo no caminho certo :)
    Mara em 18/09/19 às 15:01
  • Prof Ricardo, O Estratégia é realmente o que eu estava procurando, é o melhor dos melhores. Só tenho um pedido: agiliza o app do estratégia para nós!!! A otimização do tempo é importantíssima nessa correria da vida e isso vai facilitar imensamente a minha vida e pelos comentários que li, a de outros colegas também... Precisamos de um app que seja fácil o acesso ao material, as vezes quero ouvir uma aula, entro no site pelo celular, abro todas as abas até chegar no material e na hora que coloco para reproduzir o vídeo ou áudio, ocorre um erro, daí lá vai eu iniciar tudo de novo para tentar reproduzir o arquivo.
    JOSEANE em 18/09/19 às 14:55
  • Professor Ricardo Vale, eu sou natural de Fortaleza e quero deixar meu depoimento do quanto vocês também acrescentaram a minha vida. Eu sou funcionária pública estadual em Fortaleza, depois que assumi, me acomodei e não busquei mais a melhoria de vida que eu sempre almejei. Depois de 8 anos de funcionalismo público, conheci o canal do Estratégia Concursos na Internet. No início, só assistia as aulas gratuitas. Em 2019, quando vocês lançaram as assinaturas, resolvi investir em mim mesmo e assinei. Já estou acertando 70% das provas e entendi que só posso parar quanto atingir meus objetivos. Em constitucional, que eu era fraca, na prova do TJ das 10 questões já acertei 9, só posso deixar aqui meu depoimento de gratidão. E vou continuar rumo aos meus objetivos, pois quando estou cansada leio uma mensagem do assinante maravilhosa como essa e não tem como não querer continuar. Obrigada a toda a equipe. Raudete Feitosa
    Raudete Cunha Feitosa em 18/09/19 às 14:28
  • Verdade, professor... nós cearenses gostamos muito de abraçar e de fazer com que as pessoas sintam-se recebidas com todo o carinho e acolhidas aqui na terrinha. Além do mais, quando se trata do Estratégia e de toda a sua equipe, existe um outro sentimento que bate láááá no fundo... e sabe qual é? GRA-TI-DÃO!!! Obrigada por todo o esforço em tornar essa nossa jornada menos doída e procurar melhorar mais e mais a cada dia, nos proporcionando sempre o que há de melhor. Grande abraço!
    Juliana em 18/09/19 às 14:14
  • Verdade, professor... nós cearenses gostamos muito de abraçar e de fazer com que as pessoas sintam-se recebidas com todo o carinho e acolhidas aqui na terrinha. Além do mais, quando se trata do Estratégia e de toda a sua equipe, existe um outro sentimento que bate láááá no fundo... e sabe qual é? GRA-TI-DÃO!!! Obrigada por todo o esforço em tornar essa nossa jornada menos doída e procurar melhorar mais e mais a cada dia, nos proporcionando sempre o que há de melhor. Grande abraço!
    JULIANA em 18/09/19 às 14:10
  • Deus abençoe o Senhor cada vez mais Professor! Brilhou! :)
    Clarissa Sobral em 18/09/19 às 14:02
  • Prof. Ricardo, boa tarde! Não teve aulão de véspera em Campinas, mas ainda assim vocês estiveram conosco durante toda a preparação e principalmente na última semana, com a REVISÃO ACELERADA que também foi incrível! Não teve abraço, não teve o olho no olho, mas não estivemos sozinhos! Vocês estavam conosco!!!! Coisas que precisamos dar um jeito para a próxima que não tiver aulão de véspera: Como ter o abraço? Como comprar a camiseta para fazer o concorrente do lado "tremer" na hora da prova? Como comprar a caneca para colocar na mesa da posse e mostrar que não chegamos ali sozinhos? Obrigada!!!!
    Melissa em 18/09/19 às 13:55
  • Conheci o Estratégia através de uma aula grátis que ficou disponível no YouTube. Essa aula era da professora Priscila, confesso que a primeira impressão foi maravilhosa com aquela aula!! Fiquei impressionada a ponto de começar a buscar aulas no YouTube, e nem conhecia o curso! Após assistir diversas aulas gratuitas pude conhecer o curso e tive certeza que não me arrependeria posteriormente por tê-lo adquirido!! Parabéns aos professores que dedicam seu tempo ao curso e aos alunos! Obrigada! Que Deus possa guia-los nessa jornada! Tayanne Brito
    Tayanne Brito em 18/09/19 às 13:29
  • Professor Ricardo, tenho um imenso carinho por você mesmo sem conhecê-lo pessoalmente e te agradeço pelas oportunidades de assistir aulas gratuitas no Estratégia. Continue com essa força, porque você é pura luz. Deus continue a te iluminar, te abençoar e te fortalecer nessa caminhada estratégica ajudando tantas pessoas como eu. Um grande abraço professor e muita luz!
    Adriana Araújo em 18/09/19 às 13:22
  • Prof Ricardo Vale, acredito muito naquela frase que diz " colhemos o que plantamos". Esse é o ESTRATÉGIA CONCURSOS. Parece que a coruja nós fez acordar para um outro mundo, outra forma de ver o mundo dos concursos. Que a oportunidade de se preparar para excelentes concursos não é só pra quem vive aqui no Sul-Sudeste, pra quem pode pagar fortunas para fazer um bom curso. Agradeço de coração e parabenizo a todos pelo trabalho impecável de vcs. Espero que o Estratégia cresça cada vez mais proporcionando sonhos realizáveis em igualdade. ABRAÇOS E BEIJOS a todos da equipe e seus familiares que entendem seus esposos,esposas,namorados,namoradas trabalharem até tarde, fds, e viajar pelo Brasil afora.SUCESSO SEMPRE A VOCÊS
    Mirela em 18/09/19 às 13:11
  • Que lindo prof!!!! Eu queria muito ter ido e ter sido uma das felizardas que conseguiram te dar um abraço. Uma pena que não pude. Que bom que você se sentiu tão acolhido no nosso Ceará. Que bons ventos o tragam de volta aqui ou quem sabe eu apareça por aí, naquelas entrevistas chiquérrimas dos aprovados. rsrs
    Maria em 18/09/19 às 12:57
  • Com certeza, somos muito calorosos mesmo!! Agradecemos de todo o nosso coração a dedicação e o empenho de todos os professores do Estratégia, que percebemos que ensinam, porque sentem muito amor pelo que fazem. Infelizmente, eu não pude estar nesse aulão presencial, mas sou fã de todos vocês. Desejamos que em breve estejam por aqui novamente. Obrigada a todos do Estratégia, especialmente a você e aos professores Herbert, Neuma e Felipe Lucas.
    JULIANA em 18/09/19 às 12:27
  • o curso é ótimo, excelente, mas não tem o que se vangloriar ao falar de corujinha social, acesso limitado. POBRE É POBRE, colocam 1 milhão de empecilhos, mandei e-mail em 1 segunda feira (visto que é a única forma ao qual abordam o tema) fui respondido sexta, dizendo que não teria direito. horas, estou desempregado, possuo fies (que é financiamento estudantil, logo se enquadra sim como fomento da união) e não possuo direito. agora quem participa do minha casa minha vida tem direito (a pessoa tem até casa, nem isso eu tenho, moro de favor)... mas é isso né, vocês estão ''dando'' um benefício, só é MUITO injusto.
    matheus em 18/09/19 às 12:25
  • Excelente trabalho de toda equipe! Sem dúvida é o melhor ensino. Parabéns pela dedicação!
    Irineu Ferreira de viveiros em 18/09/19 às 12:15
  • Esse é o povo do NORDESTE amigo,algo indescritivel em termos de acolhimento e generosidade.Obrigado Jequié Bahia Dona Nelma e Ari pelo que fizeram ao meu cunhado,jamais irei esquecer,Sou filho de NORDESTINO com orgulho;I
    israel lima em 18/09/19 às 11:30
  • Bom dia! Que maravilha sair de um lugar com toda esta energia, professor Ricardo Vale! Melhor ainda, o povo cearense ter deixado esta impressão tão boa na visão de cada professor que aqui esteve.Concordo que a força de um verdadeiro abraço, nos fortifica para as batalhas da vida, pois nos sentimos mais fortes e confiantes.Sou aluna do Estratégia, e recomendo todos os cursos, pois percebo que os professores realmente se dedicam com muita garra para oferecer o melhor para seus alunos, e isto, sem dúvida reflete no material escrito e nas aulas ministradas, pois tudo que fazemos com amor, Deus abençoa, e dá tudo certo! Um abraço bem apertado em toda a equipe do Estratégia, e em especial ao professor Ricardo Vale.Fiquem com Deus! Fabiam.
    FABIAM em 18/09/19 às 11:11
  • NÃO TENHO QUE FALAR DESTE EXCELENTE CURSO. PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES DO ESTRATÉGIA SUPER COMPETENTES. ATUALMENTE, COMO TRABALHO COM EDUCAÇÃO E POSSO DIZER QUE VOC~ES HOJE TEM A MELHOR EQUIPE DE PROFESSORES DO BRASIL. VIDA LONGA PRA TODOS VOCÊS.
    Moacyr Goncalves de Aquino Junior em 18/09/19 às 11:09
  • Há algum tempo, venho adquirindo cursos do Estrategia, pois a admiração já é de longa data :), mas me faltava uma motivação interna, una vontade intrínseca que somente poderia ser presente de Deus e, nesses meses que antecederam o TJ-CE, percebi algo diferente, uma incrível vontade de dedicar-me e de não mais parar, pois sei que é apenas o começo de uma dura, e satisfatória jornada. Você é incrível, bem como todos o profissionais que você mantém ao seu lado. Lhe sou muito grata! Muito obrigada a todos vocês! Felicidades e um abraço bem grande!!
    Raquel Chaves Ramos em 18/09/19 às 10:34
  • Nós, alunos, cearenses ou não, nos sentimos acolhidos pela equipe do Estratégia Concursos. No meu caso, moro no interior do Ceará e viajei por cerca de 8h um dia antes do aulão de véspera, cheguei às 21h da sexta-feira em Fortaleza e ainda assim fiz questão de participar do evento no sábado. Até então eu não havia participado de nenhum evento presencial do Estratégia e não sou aluna assinante, mas quando vi cada professor, naturalmente me senti familiarizada. Eu acompanho diariamente a agenda de aulas e vou assistindo conforme meus interesses, vou baixando alguns materiais gratuitos, assisti as aulas da hora da verdade... Enfim, me sinto aluna tanto quanto quem de fato é assinante. Esse caminho de concursos é tão árduo e é tao bom quando encontramos alguém (nesse caso várias pessoas) que se solidarize e nos incentive a ser mais forte, a ir mais além, a estudar mais uma hora, a ler mais algumas páginas de um pdf... E o mais impressionante, inúmeras vezes gratuitamente. Como por exemplo, as aulas que antecederam o concurso do Tribunal de Justiça, que tinham duração de 3, 4h e entravam madrugada a dentro. Não me cobraram nada por aquilo. E na verdade, não recebi apenas uma aula. Aula, somente aula qualquer cursinho é capaz de oferecer. Mas poucos conseguem transmitir empatia, e não falo daquela preocupação "generalizada" e artificial, mas do desejo de fazer e oferecer o melhor da forma mais transparente, amiga e humilde possível. Falo da capacidade de não oferecer somente uma aula, mas valores! Vivemos em um mundo tão capitalista, em que as pessoas só conseguem olhar pra seus próprios interesses e o lucro é a palavra de ordem. E justamente por destoar do comum, do rotineiro o Estratégia se destaca e faz diferente. Embora acredite que não serei aprovada nesse concurso, minha evolução em algumas disciplinas foi impressionante e abaixo de Deus, devo isso ao Estratégia e a equipe de professores, que incansavelmente esteve presente ao longo dessa jornada que só está iniciando. Se Deus permitir, logo, logo estarei mandando mensagens no "direct" do Ricardo Vale, do Herbert, Ricardo Torques, Girão, Nelma, Felipe e de tantos outros que foram essenciais na minha jornada de concursos, relatando sobre a minha aprovação. Mas já antecipo os meus agradecimentos. Muito obrigada! Que Deus continue os usando e através de vocês e da vida de cada um possa abençoar cada vez mais tantas outras.
    Ana em 18/09/19 às 10:11
  • Muito obrigado pela sua mensagem...
    Fernanda Costa em 18/09/19 às 09:45
  • Ah o calor do povo nordestino. E parabens, prof ricardo, suas palavras nos dão uma energia descomunal!!
    Alan em 18/09/19 às 09:44
  • Ola professor sou assinante do estrategia desde o lançamento em janeiro assinei logo por 2 anos só elogios por todo o conteúdo que vcs têm disponibilizado aos assinantes, gostaria de deixar uma sugestão, temho sentido a necessidade de mais uma opção de matrícula de cursos uma vez que o limite são três é a trilha pede matérias de pós e pré edital, como estudo pro trf3 para melhor aproveitamento da assinatura seria interessante disponibilizar pelo menos mais uma matrícula para aproveitar o curso de questões e redação simultaneamente...obrigada
    Cris em 18/09/19 às 09:39
  • Que toda essa energia boa traga as melhores coisas para nossas vidas. Agradeço o empenho.. Ótimos professores =]
    Jéssica em 18/09/19 às 09:28
  • Não pude estar no aulão, mas fiz uma boa prova,graças também,as aulas do estratégia.
    Luciana Rocha em 18/09/19 às 09:20
  • Como eu amo meu povo cearense!
    Camila em 18/09/19 às 06:53
  • Que aulão de véspera!!! ???????? Sou aluna de vcs! Uma experiência única sem dúvida! O meu muito obrigada!
    Rafaelle em 17/09/19 às 22:11