Artigo

Melhor momento para iniciar um Coaching: os benefícios em cada fase

Olá, queridas e queridos! Como vocês estão? O texto de hoje trata de um tema bastante atual: qual é o melhor momento para iniciar um Coaching? Existe somente um momento ideal ou ele poderá trazer benefícios em todas as etapas dos estudos? Vamos descobrir!

O que é o serviço de Coaching?

Para saber qual é o melhor momento para iniciar um Coaching é necessário, primeiramente, conhecer o seu conceito. O serviço de Coaching consiste em um acompanhamento no qual Coach e aluno formam um time.

A ideia é que o Coach, que significa treinador em inglês, realize um manejamento geral sobre a preparação do candidato. O Coach é uma pessoa que já passou pela experiência dos estudos e foi aprovado em um concurso de alto nível. Por meio dessa trajetória prévia vivida pelo Coach, ele possui a capacidade de ajudar o aluno em sua jornada.

Duas características da atuação do Coach que demonstram como ele pode ser útil são a neutralidade e a objetividade.

A neutralidade existe pelo fato dele estar em contato com a situação do aluno, mas não estar vivendo-a diretamente. Isso facilita a tomada de decisões mais gerais. Decidir se o candidato realizará ou não um concurso, se vale a pena mudar o seu foco em algum momento. Além disso, uma visão neutra tende a equilibrar as emoções do aluno em períodos delicados, como a de escassez de concursos ou de múltiplos editais abertos ao mesmo tempo.

A característica objetiva do Coach proporciona avanços nos quesitos mais técnicos da preparação. A objetividade faz com que os dados de desempenho do aluno sejam analisados de maneira ideal, sem vieses. Uma análise técnica minuciosa dos resultados proporciona ganhos consideráveis na preparação. Isso acontece, por exemplo, quando o Coach deixa claro ao aluno quais são suas qualidades e fragilidades. Muitas vezes, é difícil que o aluno consiga fazer esse processo consigo mesmo de maneira sincera e criteriosa, quando em comparação à maneira como o Coach consegue fazê-la.

melhor momento para iniciar um Coaching
Benefícios do Coaching

Melhor momento para iniciar um Coaching: existe somente um?

Muitos candidatos possuem “um pé atrás” com a ideia de buscar um acompanhamento especializado por, em suas visões, não estarem no momento correto. Alguns dizem que no começo não há muitos benefícios, então não vale a pena iniciar naquele momento. Outros dizem que, a partir do ponto em que o aluno cria uma sistemática, também não é mais válido utilizar o serviço. Será que esses pontos são reais ou acabam servindo como desculpa para não buscar ajuda externa?

Sabemos que há uma certa dificuldade generalizada em buscar ajuda externa. Isso acontece porque essa ajuda somente é possível pela implementação de mudanças, as quais despertam, em geral, muitos receios. Dessa forma, a ideia de “momento ideal” ou melhor momento para iniciar um Coaching é extremamente subjetiva. O melhor momento é aquele em que o aluno estiver preparado e disposto a passar por esse processo de mutações e sinceridade em relação a sua preparação prévia, objetivos, rotina e tudo o que é ligado aos estudos.

Acreditamos que, sim, existem alguns benefícios distintos a depender da fase em que o candidato inicia esse acompanhamento. Por outro lado, algumas vantagens estarão presentes em qualquer momento, como é o caso da presença próxima de uma figura neutra e objetiva, conforme evidenciado acima. Vamos analisar dois momentos para o início do Coaching: logo no início dos estudos e em fases mais posteriores.

Coaching no início dos estudos

Há muitos benefícios em iniciar os estudos já com um acompanhamento externo, começando com o pé direito. A entrada no mundo do estudo para concursos pode ser muito confusa e pouco produtiva. Há muitas informações disponíveis por todos os lados, sejam sobre técnicas de estudo, materiais, concursos a serem publicados. O problema é que o iniciante normalmente não tem informações e discernimento suficiente para conseguir filtrar as informações úteis.

Assim, com um acompanhamento realizado desde o início, o candidato não irá perder seu tempo com técnicas de estudo não eficazes, materiais ruins e outras armadilhas. Dessa forma, desde os primórdios, o aluno já utilizará bons materiais, saberá quais técnicas de estudos valem a pena serem testadas e terá consciência da importância das revisões. Para os mais experientes, isso pode parecer não ter muita importância. Porém é comum que estudantes levem um tempo considerável até ter acesso a tudo isso, meses ou até anos.

Nessa situação, o aluno conseguirá aproveitar o seu tempo da maneira mais efetiva, por não precisar gastá-lo desbravando novas águas. A ajuda na organização dos estudos e na estipulação de metas também são pontos nos quais o Coach tem muito a agregar. Outro fator a ser comentado é que, no início, o candidato possui um ânimo enorme com os estudos. Trata-se de um mundo completamente novo, o que traz uma sensação de muito entusiasmo. Podemos concordar que aproveitar esse gás inicial, já estudando certo, é uma baita vantagem, certo?

Início do Coaching mais à frente na preparação

Aqui é o caso em que o candidato possui uma bagagem prévia. É importante afirmar que muitos candidatos acreditam que estejam bem preparados por estudarem há certo tempo. Muitas vezes, medem seus avanços pelo período de tempo a que estão estudando. Isso não faz sentido. Existem diversos outros parâmetros muito mais válidos para essa avaliação, como a quantidade de horas líquidas totais estudadas. Ou seja, em muitos casos, estudos de “2 anos” ou “3 anos” sem organização, técnica e empenho não significam muita coisa.

Feito esse esclarecimento, podemos dizer que também há muitos benefícios em iniciar um Coaching num momento mais adiante da preparação. A existência da visão externa do Coach possibilita que vícios pré-existentes sejam sanados e novos hábitos saudáveis sejam criados. Uma sensação de “novo rumo” também existe, o que traz um novo fôlego para o aluno prosseguir na jornada. O Coach consegue avaliar, por meio de sua visão objetiva, quais são as partes da bagagem prévia do aluno que serão muito bem aproveitadas e quais outras terão de passar por adequações ou serem refeitas.

Fica evidente que, nesse caso, o Coach irá esculpir uma pedra que já possui algum trabalho realizado sobre ela. Por outro lado, na outra situação, a mais inicial, ele pega um bloco intacto. Qual é o melhor momento para iniciar um Coaching? Bom, depende. Em ambos os casos, a ação do Coach irá trazer benefícios, o que acontece é que o processo será diferente e com certas peculiaridades. Também vale reforçar que o Coaching é mais uma ferramenta a ser utilizada pelo candidato. Como qualquer outra ferramenta, há de ser utilizada com estratégia e consciência para que seus benefícios sejam potencializados.

Afinal, qual é o melhor momento?

Após essa análise cheia de exemplos, voltamos a reforçar que o melhor momento para iniciar um Coaching é aquele no qual o aluno estiver disposto a isso. Em qualquer momento, haverá diversas beneficies da utilização desse serviço, contanto que o aluno se esforce para tal.

Agradeço a atenção e desejo ótimos estudos a todos!

Caio Castilho.

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.