Artigo

Matemática Financeira para o Concurso do Banco do Brasil 2021

Matemática Financeira é uma das disciplinas da prova de Conhecimentos Específicos do concurso do Banco do Brasil para Escriturário – Agente Comercial, que será aplicada pela CESGRANRIO, e terá 5 questões com valor de 1,5 ponto cada.

Sua importância, porém, vai muito além do peso de suas questões. A Matemática Financeira faz parte da essência do negócio de um banco e o conhecimento adquirido com essa disciplina será muito útil no desenvolvimento do trabalho dentro do Banco do Brasil.

Essa definitivamente não é daquelas matérias que o candidato estuda “só para passar”. Os aprovados nesse concurso certamente terão que lidar no dia a dia com diversos conceitos dessa disciplina como Juros, Parcelas, Amortização, Desconto, Fluxo de Caixa, Capitalização, entre outros.

Conhecendo a CESGRANRIO

A CESGRANRIO é a tradicional organizadora do concurso do Banco do Brasil e também velha conhecida dos concursos da Caixa Econômica Federal e Petrobrás. É, portanto, uma banca mais do que apta a realizar um concurso desse porte.

Em tese, o fato de ser a mesma banca dos concursos anteriores nos permitiria traçar seu perfil e facilitar o planejamento de estudos, porém, o edital de 2021 do Banco do Brasil nos trouxe algumas mudanças na cobrança da Matemática Financeira.

Em 2018 a Matemática Financeira era apenas um dos tópicos dentro do conteúdo programático de Matemática, que fazia parte da prova de Conhecimentos Básicos e continha 5 questões de peso 2.

Já neste concurso de 2021 a Matemática Financeira ganhou o status de disciplina independente, presente na prova de Conhecimentos Específicos com 5 questões valendo 1,5 ponto cada.

A Matemática “Geral” continua sendo aplicada na prova de Conhecimentos Básicos, também com 5 questões valendo 1,5 ponto cada.

Como nos concursos anteriores do Banco do Brasil a Matemática Financeira era apenas parte do conteúdo de Matemática, não há muitas questões dessa matéria em seu histórico.

Porém, fizemos uma busca pelo Sistema de Questões do Estratégia e ampliamos nossa análise para as questões de todos os concursos da Cesgranrio dos últimos 10 anos que envolviam os assuntos do conteúdo programático de Matemática Financeira deste edital de 2021.

Com isso conseguimos um volume de questões suficientes para traçar esse perfil da banca, que comentaremos a seguir.

Equilíbrio de assuntos

O primeiro ponto a destacar é que a banca não tem um assunto preferido.

Nessa análise encontramos questões abordando todos os tópicos do conteúdo de Matemática Financeira distribuídos de forma equilibrada.

Ou seja, os candidatos não podem deixar de lado nenhum ponto do edital, pois todos eles têm a mesma chance de cair na prova.

Nível de Cobrança

Ao contrário do que pode sugerir o fato do concurso do Banco do Brasil ser para nível médio, a Cesgranrio não costuma facilitar no nível das questões de Matemática Financeira.

As questões dessa banca são bem elaboradas e exigem dos candidatos um preparo muito acima dos conhecimentos básicos ou superficiais.

Fornecimento de dados

A Cesgranrio não é do tipo que cobra cálculos extensos. Ela está mais interessada em saber se o candidato domina o assunto e sabe aplicar as fórmulas.

Prova disso é que ela costuma fornecer dados do tipo “1,05^3 = 1,158” ou qualquer outro que demandaria um longos cálculos. Não há a necessidade, portanto, do candidato decorar tabelas.

Esses dados, além de pouparem um tempo precioso do candidato, ainda fornecem pistas sobre o caminho para a resolução da questão.

Memorização de Fórmulas

Se por um lado o candidato não precisa decorar tabelas, o mesmo não podemos afirmar em relação às fórmulas.

Identificamos muitas questões cuja resolução se resume à transcrição de fórmulas.

Isso pode parecer simples, mas muitos candidatos resolvem questões de forma intuitiva, sem a aplicação direta de fórmulas e, nesse tipo de questão, eles podem se atrapalhar.

Para as provas de Matemática Financeira da Cesgranrio não tem outro caminho: o candidato tem que decorar as fórmulas!

Questões Teóricas

A Cesgranrio não tem em seu histórico um volume significativo de questões teóricas.

Normalmente esse tipo de questão aparece em assuntos que exigiriam cálculos mais complexos, como por exemplo amortizações.

Mas tendo em vista que nesse edital há um tópico específico para Conceitos Gerais, não seria surpresa encontrarmos nessa prova pelo menos uma questão conceitual.

Atenção ao Enunciado

Não é característica da Cesgranrio aplicar pegadinhas absurdas, mas ela gosta de exigir uma interpretação mais atenta da assertiva.

O candidato deve prestar atenção em cada detalhe do enunciado e observar as alternativas antes de iniciar sua resolução.

Um vacilo nessa leitura pode levar o candidato a uma resolução completamente equivocada, levando a perder muito tempo ou, ainda pior, os pontos da questão.

Diferença de Grandezas

Ainda sobre a atenção ao enunciado, encontramos muitas questões da Cesgranrio fornecendo taxas e prazos em grandezas diferentes.

Lembrem‐se de que a Taxa de Juros e o Período de aplicação devem estar, OBRIGATORIAMENTE, na mesma unidade de grandeza.

Se, por exemplo, a questão fornecer uma taxa mensal, o tempo deverá estar descrito em meses.

Caso isso não ocorra o candidato deve aplicar a equivalência, sempre de olho no gabarito para saber qual período considerar.

Análise do Edital de Matemática Financeira do concurso do Banco do Brasil

O desmembramento das “matemáticas” nesse concurso de 2021 ressaltou a importância da Matemática Financeira e trouxe para essa disciplina um conteúdo programático mais detalhado.

Isso foi excelente para os candidatos, que passaram a ter um norte sobre a cobrança da banca.

O conteúdo está dividido em 4 temas (Conceitos Gerais, Juros Simples, Juros Compostos e Amortizações) que analisaremos a seguir:

Matemática Financeira para o Banco do Brasil

1 – Conceitos Gerais

Conteúdo: O conceito do valor do dinheiro no tempo; Capital, juros, taxas de juros; Capitalização, regimes de capitalização; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira.

O próprio edital dá a dica: estudem conceitos!

Já comentamos que a Cesgranrio não costuma aplicar muitas questões teóricas, mas o entendimento dos conceitos gerais fortalece a base de conhecimento e é fundamental para a resolução de questões, mesmo as que exigem cálculos ou uso de fórmulas.

Considerando, também, que os Conhecimentos Gerais da Matemática Financeira agora estão citados como tópico no Conteúdo Programático do concurso de 2021 do Banco do Brasil, não será surpresa encontrarmos ao menos uma questão teórica nessa prova.

Matemática Financeira para o Banco do Brasil

2 – Juros Simples

Conteúdo: Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira.

Juros podem ser entendidos como o custo do capital dentro de um período. É como se fosse um aluguel que se paga pelo uso do dinheiro.

Os juros simples são calculados sobre o capital inicial e sua capitalização se mantém constante durante todo o período.

Como o próprio nome sugere, os cálculos desse assunto costumam ser simples, por isso a banca costuma pegar o candidato na interpretação das questões.

Matemática Financeira para o Banco do Brasil

3 – Juros Compostos

Conteúdo: Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira.

O que diferencia os Juros Compostos dos Simples é a sua base de cálculo. Enquanto os Simples têm como base o Capital Inicial, a base dos Juros Compostos é o montante acumulado.

Ou seja, a capitalização se acumula a cada novo período formando os famosos “Juros sobre Juros”.

Enquanto os juros simples se mantêm constantes, os juros compostos aumentam a cada nova capitalização.

Em outras palavras, os juros simples evoluem em progressão aritmética enquanto os compostos em progressão geométrica.

O gráfico abaixo mostra essa diferença entre os juros simples e compostos no decorrer do tempo:

Matemática Financeira para o concurso do Banco do Brasil: Gráfico comparativo Juros Simples e Compostos

O gráfico nos permite chegar a 3 conclusões:

  • Em períodos inferiores a 1 capitalização, os juros simples são maiores que os juros compostos
  • Em períodos iguais a 1 capitalização, os juros simples são iguais aos juros compostos
  • Em períodos superiores a 1 capitalização, os juros simples são menores que os juros compostos

Vejam, por exemplo, essa tabela que ajuda a entender o gráfico, simulando uma aplicação de R$ 1.000,00 capitalizada mensalmente a uma taxa de juros de 2% ao mês

Matemática Financeira para o concurso do Banco do Brasil: Tabela comparativa Juros Simples e Compostos

Usamos propositalmente uma taxa baixa nessa tabela para mostrar que, em períodos curtos, os montantes capitalizados a juros compostos são muito próximos dos capitalizados a juros simples (com exceção do primeiro em que são iguais).

Com esse conceito em mente deixamos uma dica simples, porém muito útil: antes de começar os cálculos com juros compostos, faça a conta com juros simples e tenha esse resultado como um guia.

Dependendo do que pede a questão, essa informação já é suficiente para encontrar a resposta correta, sem precisar fazer cálculos de potência ou raiz que tomam tempo e ainda estão sujeitos a erro.

Matemática Financeira para o Banco do Brasil

4 – Sistemas de Amortização

Conteúdo: Sistema price; Sistema SAC.

A amortização é o processo de extinção de uma dívida por meio do pagamento de prestações.

A prestação é composta de duas partes: amortização e juros.

A amortização é a parte que efetivamente reduz o valor da dívida enquanto os juros servem para remunerar o credor.

Esse é um assunto do qual a Cesgranrio gosta de explorar conceitos, já que os cálculos desse assunto podem ser complexos e essa não é a intenção da banca.

Há diversas formas de amortização. Vamos comentar um pouco os sistemas que constam no edital:

Sistema Price

Também conhecido como Sistema de Amortização Francês, no Sistema PRICE as prestações são
constantes. Para isso, a amortização e os juros variam em cada parcela.

Como os juros de uma parcela são calculados sobre saldo devedor resultante da amortização anterior, no sistema PRICE as primeiras parcelas têm juros maiores e amortizações menores.

No decorrer do tempo, com a redução do saldo devedor, os juros vão diminuindo enquanto a amortização vai aumentando.

Sistema SAC

Como o próprio nome sugere, no Sistema de Amortização Constante (SAC) as amortizações são as mesmas em todas as parcelas.

O que varia são apenas os Juros, que vão diminuindo conforme a dívida vai sendo amortizada. Eles são calculados sempre sobre saldo devedor do período anterior.

Em consequência disso, o valor das prestações se torna decrescente no decorrer do período de amortização.

Uma observação importante é que o saldo devedor do último período é exatamente o valor da parcela de amortização porque não são somados juros na última parcela.

Dicas Gerais para a prova de Matemática Financeira do Banco do Brasil

Por fim, deixamos aqui mais algumas dicas que podem ajudar no seu desempenho na prova.

Domine a Matemática Básica

A resolução de questões de Matemática Financeira exige o domínio de alguns tópicos da Matemática Básica como regra de três, porcentagem, cálculo com números decimais, potenciação, radiciação, entre outros.

Muitos candidatos perdem questões que saberiam resolver, mas são traídos pela falta de base na matemática.

Vale lembrar que a Matemática “Geral” também é disciplina da prova do concurso do Banco do Brasil e quase todo seu conteúdo faz parte dos fundamentos da Matemática Financeira. Confiram:

1 – Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem. 2 – Sistema legal de medidas. 3 – Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens. 4 – Lógica proposicional. 5 – Noções de conjuntos. 6 – Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas. 7 – Matrizes. 8 – Determinantes. 9 – Sistemas lineares. 10 – Sequências. 11 – Progressões aritméticas e progressões geométricas.

Não se apaixone pela questão

O candidato tem que ter em mente que além da Matemática Financeira há uma infinidade de questões de outras disciplinas e ainda uma redação para fazer dentro do tempo de prova.

Não perca tempo se ficar enroscado na questão. Pule para a próxima e retorne apenas depois de toda a prova resolvida.

Muitos candidatos caem nessa armadilha: a vontade ou o orgulho de resolver faz com que ele esqueça do objetivo final que é a aprovação e acabe “trocando” diversas questões que deixou de resolver por apenas uma que fez estourar o tempo de prova.

Treinem resolvendo muitas questões

A prática leva à perfeição e quando se fala em matérias de exatas esse lema se torna ainda mais verdadeiro.

O treinamento resolvendo questões ajuda a conhecer o estilo de cobrança da banca, aumentar a segurança com a disciplina e, principalmente, acelerar o tempo de resolução da prova.

Recomendamos fortemente a assinatura do Sistema de Questões do Estratégia para colocar esse treino em prática.

Conheça essa ferramenta:

Sistema de Questões Estratégia Concursos

O que esperar da prova de Matemática Financeira do concurso do Banco do Brasil?

Diante de tudo o que comentamos, fica evidente que essa prova de Matemática Financeira do concurso do Banco do Brasil vai exigir do candidato uma preparação em alto nível.

Vale destacar que não temos, com esse artigo, a pretensão de esgotar o assunto Matemática Financeira, muito menos substituir o material de estudo.

Muito pelo contrário! As análises e orientações transmitidas aqui são complementos que serão muito úteis se associados ao seu material.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Cursos e Assinaturas

Curso Pós-Edital de Matemática Financeira para o concurso de 2021 do Banco do Brasil

Curso Completo para Escriturário Banco do Brasil

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.