Artigo

Mais razões para inglês estar presente em concursos

PROF. ROBERTO WITTE!
Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…não sei a hora que você está me “lendo”, mas o importante é que você está me “lendo”.
Segue uma visão geral de o porquê inglês ser cobrado em concursos públicos.

A prova de inglês testa, além de seu conhecimento do idioma, sua rapidez de raciocínio.

Também penso que solicitar inglês nos concursos públicos é uma forma de escolher pessoas disciplinadas (afinal, aprender um idioma estrangeiro requer organização, disciplina e dedicação). Os textos são escolhidos através de “passeios” por sites da Online e retratam uma vasta gama de assuntos que costumeiramente abordam tópicos relativos à instituição responsável pelo concurso. Em outras palavras, se a prova é voltada para um cargo da Petrobrás, o texto exigido no concurso tratará de exploração de petróleo ou qualquer outro assunto pertinente. Caso a prova seja direcionada para uma posição na Receita Federal, os textos certamente tratarão de tributação e atualidades. Se a prova for para o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), textos referentes a pecuária, agricultura, doença animal, vacinas e similares serão os escopos dos textos. Para a prova da ANATEL, quase que certamente haverá textos sobre telefonia e afins.

Em suma: são provas que abordam textos dificilmente estudados em escolas de inglês convencionais, isto é, mesmo que você já tenha um bom conhecimento da língua inglesa, preste atenção ao tipo de vocabulário solicitado nos concursos públicos.

Não marque bobeira!!!
TENHA SEMPRE EM MENTE QUE…

1. … o objetivo de inglês ser solicitado em concursos públicos é eliminar candidatos;
2. … interpretação de textos em inglês (e em português) é solicitada para testar seu raciocínio, afinal, você tem que responder questões sobre um texto que você JAMAIS viu na vida, ou seja, você não tem como saber o que vai ser perguntado antes da prova, diferentemente de direito tributário, contabilidade, direito constitucional etc, que você pode fazer um milhão de exercícios antes e poder antecipar as possíveis questões que vão cair na prova.
3. … os textos não tratam do inglês costumeiramente aprendido em escolas de idiomas tradicionais;. É inglês jornalístico na grande maioria das vezes.

4. … os textos são extremamente técnicos com vocabulário desconhecido pelas pessoas (inclusive professores de inglês, E, DIGA-SE PASSAGEM, ISSO NÃO É NENHUM DEMÉRITO PARA NÍNGUÉM, afinal nenhum (a) aluno (a) vai a uma escola de inglês tradicional para aprender como se fala “evasão fiscal” ou “elisão fiscal”, que são palavras regularmente solicitadas em provas de concursos públicos.);
5. … inglês é uma das matérias que mais reprova, já que candidatos (as) desconhecem o tipo de prova que é solicitado nos concursos e porque nenhuma escola orienta os (as) candidatos (as) sobre a complexidade dos textos e vocabulário solicitado.

…conte conosco…
…sem nunca perder a noção da realidade.
Prof. Roberto Witte e Profa Ena Smith

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Não concordo.pois inglês tem q ser p cargos específicos. isso aumentaria as desigualdades. Nem todos têm condições de fazer um bom curso .em especial p concurso.
    Fernando em 03/06/19 às 09:17