Artigo

Livros para Concursos: 5 coisas para saber antes de escolher.

Livros para Concursos
Qual tipo você prefere: o livro físico ou o digital?

Livros para Concursos

Alguns anos atrás, a dificuldade do concurseiro era encontrar um material de qualidade capaz de reunir todas as informações necessárias e, sobretudo, atualizadas acerca do certame que pretendia prestar.

Muitos recorriam às aulas presenciais, outros, às videoaulas, que foram ganhando a preferência no mercado, pois o aluno não precisava mais sair de casa. Em outra via, tínhamos as famosas “apostilas”, costumeiramente vendidas em bancas de revistas.

A evolução no estudo para concursos públicos foi muito rápida e a maioria dos métodos utilizados nos exemplos acima ou caíram em desuso ou foram adaptados para melhor comodidade e praticidade do estudante.

Com relação ao último exemplo, ou seja, os “apostilões”, já sabemos que quase não os vemos em bancas de revistas e os poucos que ainda são vendidos online, se físicos, acabam por desatualizar rapidamente.

Neste artigo, vamos tratar dos diversos tipos de livros para concursos existentes no mercado, em todos os seus formatos,além de 5 dicas certeiras sobre como escolher o seu e realizar seu estudo de modo eficiente.

Vamos lá!

Livros para concursos

1. Escolha o tipo de concurso

Primeiro, antes de você escolher os livros ideais, você precisa delimitar, ao menos, qual a área de concurso que deseja prestar. Sim, existe um leque de opções e quanto mais você se especializar em determinada linha, melhor será seu desempenho. Podemos dividir as áreas de concursos públicos em:

  • Policial
  • Fiscal
  • Controle
  • Tribunais
  • Administrativa
  • Jurídica

Inicialmente, é comum pensar que existem várias vantagens em dominar conteúdos de diversas áreas de concursos.  Até mesmo àqueles que têm como meta principal uma determinada carreira, pois pode vir a aparecer alguma alternativa que lhe seja interessante durante a sua preparação.

Por outro lado, concursos de mesma área são muito mais fáceis de administrar o estudo do que selecionar opções de âmbitos totalmente distintos. E, para quem está iniciando, o ideal é buscar um objetivo principal e dominar todas as disciplinas relacionadas, pois, mesmo se tratando de uma mesma área, a quantidade de matérias é significativa.

Além disso, embora, na maioria das áreas, seja possível prestar concursos de nível médio ou superior para qualquer formação, também existe a possibilidade de optar por concursos específicos da área de formação, como o Direito, por exemplo.

Ao selecionar os parâmetros área e nível/formação, você conseguirá filtrar o tipo de concursos que pretende prestar e, consequentemente, a seleção do material se tornará mais simples.

2.  Reconheça o seu perfil

Após escolher a área específica, com base em suas aptidões, o próximo passo é analisar o tempo diário que poderá se dedicar ao estudo, bem como o quanto você deseja investir neste sonho.

Tais fatores são essenciais para poder escolher o melhor método e melhores livros para iniciar a sua preparação.

Isso porque, com relação ao investimento, embora existam diversos materiais gratuitos que possibilitam que o aluno inicie os estudos para concursos, como as videoaulas disponibilizadas no Canal do Youtube do Estratégia, adquirir um curso preparatório focado no concurso que você almeja irá direcioná-lo com mais precisão e tornará a sua jornada mais objetiva.

Existem diversos materiais preparatórios para concursos disponíveis no mercado, de todos os tipos e valores. Pesquise a fundo antes de escolher e não veja só o valor. Uma das melhores alternativas é buscar indicação de quem já estudou pelo curso.

Por exemplo, se você pesquisar sobre “Aprovados do Estratégia Concursos” encontrará um imenso rol de pessoas que utilizaram nossos materiais para conquistar o tão sonhado cargo público.

Além disso, veja se o material possui opções de estudo compatíveis com o seu tempo. O material pode ser completo, mas se não for possível estudá-lo em tempo hábil, conforme a sua rotina, mais uma vez, você ficará em apuros.

Utilizando-se novamente o exemplo do Estratégia, nossos materiais são preparados para todos os perfis. Além do PDF original, temos, também, o PDF Simplificado, que corresponde ao mesmo conteúdo do primeiro, mas até 60% mais reduzido, ao eliminar repetições, exemplos e algumas questões. Perfeito para quem precisa estudar o conteúdo em pouco tempo. Além disso, temos mapas mentais e materiais de revisão, como o Passo Estratégico e Bizus.

Como você pode perceber, todos estes livros eletrônicos são formas de estudar para concursos, mas cada um tem uma finalidade diferente.

3. Não inicie por conta própria

Você já deve estar percebendo que a escolha do livro para concursos ideal não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Afinal, errar no material escolhido pode colocar semanas, meses ou até mesmo anos de estudo, por água abaixo.

E não há nada de errado em pedir ajuda. Se você já fez uma pesquisa prévia e tem em mente o curso que quer adquirir, não hesite em perguntar a opinião de quem já passou pela mesma situação. 

Se você não conhece ninguém, utilize a internet. Nossos vídeos ao vivo do Youtube contam com professores e coaches especialistas que dão toda a atenção ao aluno no chat e você pode aproveitar esse momento. Ótima ideia, não é mesmo?

Outra opção são as redes sociais. Busque seguir autoridades no mundo dos concursos, bem como cursos preparatórios reconhecidos no mercado para estar por dentro de todas as novidades.

4. Busque por materiais atualizados

O principal requisito de um bom livro para concursos é a atualização. Um material, por mais bem elaborado que seja, com uma estética impecável, mapas mentais, sumário organizado, etc, de nada adianta se não estiver de acordo com o atual entendimento.

E quando o assunto é concursos públicos, estudar por um material desatualizado pode ser sinônimo de reprovação!

5. Tipos de Livros

Escolher o material ideal não é tarefa fácil. E não apenas com relação ao conteúdo, mas, também, quanto ao formato. Estamos falando da diferença entre os livros físicos e os livros digitais.

Os dois tipos acarretam ao leitor experiências distintas, por mais que o conteúdo seja o mesmo.

Livro Digital

Quando falamos em digital, já podemos dizer que não existe diferença entre os termos Livro e PDF, pois este é o formato em que aquele é disponibilizado nas diversas plataformas digitais. A leitura pode ser realizada por meio do notebook, celular, tablet ou e-readers (como o kindle).

Sobre as vantagens, podemos elencar:

Facilidade no acesso e rapidez no manuseio

Os livros digitais em PDF facilitam muito o acesso. Com um clique, ele já está aberto na sua tela e basta rolar ou tocar para trocar de página.

Praticidade para carregar

É muito mais fácil você carregar apenas um dispositivo com diversos arquivos do que vários livros, não tem como negar.

Recursos extras disponíveis

Nos aplicativos e programas de leitor de PDF, é possível grifar, colorir, adicionar lembretes, acrescentar textos, links, ou seja, uma infinidade de opções que um livro físico não proporciona.

Economia de Espaço

O livro digital ocupa um total de zero espaço físico, é claro. Com relação à memória do dispositivo podemos dizer que será pouco espaço a ser ocupado, pois o tamanho dos arquivos costuma ser bem irrisório em comparação com a capacidade atual que eles possuem. No próprio celular, é possível ter centenas de livros salvos.

Outra opção é salvar em nuvem, que não ocupa espaço algum do dispositivo e pode ser acessado de qualquer outro.

Custo-benefício

Um livro digital costuma ser bem mais barato do que um livro físico, afinal, não haverá custos com papel, encadernação, editora, gráfica, envio, etc.

Atualizações

Como já mencionamos, o material atualizado é uma necessidade básica de todo concurseiro. Ao adquirir livros digitais, é claro que o material não se atualizará sozinho após o download. Por isso, busque plataformas e cursos online que garantam atualização do material até o pós edital, pois assim, poderá baixar novamente caso seja comunicado que houve alterações.

Livros Digitais do Estratégia

Para exemplificar, seguem alguns dos livros digitais que oferecemos no Estratégia Concursos e que estão incluídos em nossos pacotes e assinaturas:

PDF Regular: é nosso carro chefe. Consiste em livros digitais, ou seja, apostilas separadas por disciplinas. Cada disciplina possui um conjunto de PDFs com a distribuição do conteúdo das aulas, além de questões atualizadas da banca examinadora, resumos e legislação destacada ao final.

Livro Digital Simplificado: objetiva a otimização do tempo. Nele, há todo o conteúdo do que o PDF regular, mas até 60% menor. Por outro lado, não é superficial.

Trilha Estratégica: conjuntos de tarefas com sugestões de estudo e pequenos resumos. As indicações são divididas por disciplinas, formando um ciclo de estudos.

Passo Estratégico: metodologia de revisão que ajuda o aluno a aprimorar a retenção do conteúdo com base naquilo que é mais cobrado pela banca específica do concurso.

Bizus Estratégicos: livros digitais, com cerca de vinte páginas, que buscam uma revisão rápida, de véspera de prova, com base nos assuntos mais recorrentes.

APROVEITE AS OFERTAS DE NOSSAS ASSINATURAS

Livro Físico

Os livros físicos também possuem suas vantagens. Eles não descarregam. Você não vai precisar se preocupar com bateria, nem buscar por tomadas para carregá-los. Eles sempre estarão lá, 100% à disposição.

Você também não precisará investir em um equipamento para utilizar o livro físico (notebook, kindle, etc), pois ele, por si só, basta e não há risco de quebrar nem de ser roubado.

Olhar muito tempo para telas pode deixar a “vista cansada”. O livro físico não causa este mal estar, apenas requer uma boa iluminação do ambiente.

Por fim, podemos falar na delícia de sentir um “cheiro de livro novo”. Quem é leitor “raiz”, entende sobre o que estamos falando.

Livros para concursos

Conclusão

O objetivo deste artigo foi mostrar para você que existem diversos pontos a analisar antes de optar por livros para concursos específicos, sejam eles físicos, sejam eles digitais. Dentre eles, foi possível destacar 5 pontos essenciais na hora de escolher o seu material:

  1. A escolha da área de concurso que deseja prestar.
  2. A identificação do seu perfil de aluno.
  3. Buscar ajuda e opiniões de quem realmente entende do assunto.
  4. Optar por materiais com garantia de atualização mesmo após a compra.
  5. Custo-benefício.

Para concursos públicos, concluímos que a melhor opção é, de fato, os livros digitais, principalmente pela praticidade e pela garantia de atualização – mas não é qualquer material, tem que ser de qualidade, não se esqueça!

Assim, espero tê-lo ajudado.

Um abraço.

Heloísa Tondinelli

APROVEITE AS OFERTAS DE NOSSAS ASSINATURAS

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.