Artigo

ISS-RJ: como estudar no pós-edital

Saiba neste artigo como se preparar para o pós-edital do concurso do ISS-RJ para o cargo de Analista de Planejamento e Orçamento (APO)

ISS-RJ: Como estudar no pós edital
ISS-RJ: Como estudar no pós edital

Com a recente publicação do edital do concurso do ISS-RJ, no artigo de hoje vamos te ajudar a se preparar para ser aprovado e vencer as dificuldades que todo concurseiro passa, através de um bom planejamento de estudos.

Ao final do artigo, você poderá identificar os aspectos mais relevantes a serem considerados durante o planejamento. Com certeza, assim estará mais próximo de concretizar o seu sonho de ser um dos nossos aprovados nesse concurso do ISS-RJ.

Estou iniciando meus estudos agora, será que vale a pena encarar esse pós edital do ISS-RJ?

Se você se interessou por esse concurso e vai iniciar sua preparação agora, é importante ter dimensão do conteúdo abordado para saber se conseguirá ver pelo menos grande parte dele. Para isso recomendamos que você, além de ler atentamente o edital, tenha uma visão geral das aulas das disciplinas dentro do conteúdo do curso. 

Conheça os cursos para o ISS RJ

Outro fato que você deve levar em consideração na sua escolha de estudar para esse concurso, é que ao estudar para uma prova dessas, apesar de ser desafiador, te renderá uma bagagem que você poderá levar para muitos outras provas no futuro e, portanto, não será tempo perdido caso não seja um dos aprovados.

Além do mais, esse edital apesar de ser da área fiscal pode ser considerado “enxuto” comparado aos demais da FGV, e conta apenas com a prova objetiva. Sendo assim, uma grande vantagem para quem ainda não iniciou na preparação das discursivas.

Como montar um plano de estudos visando o pós edital do ISS-RJ

Para alocar a quantidade de horas semanais para estudar cada uma das disciplinas, vamos utilizar o ciclo de estudos, que basicamente é um modo de você conseguir estudar as matérias do seu concurso de forma eficaz e com mais flexibilidade, independente da variação de sua carga horária.

Se você está iniciando a preparação agora no pós edital do ISS-RJ, a melhor forma de distribuir as matérias no ciclo é segundo a sua relevância no total de pontos da prova. Para isso organizamos essas informações na tabela abaixo: 

DisciplinaQuestõesPesoPontos%
Total de Pontos130220100,00%
Planejamento e Orçamento2525022,70%
Língua Portuguesa1523013,60%
Direito Administrativo102209,10%
Direito Constitucional102209,10%
Contabilidade Aplicada ao Setor Público102209,10%
Finanças Públicas102209,10%
Direito Financeiro102209,10%
Contabilidade Geral101104,50%
Economia101104,50%
Raciocínio Lógico Matemático101104,50%
Matemática Financeira101104,50%

Caso seja um aluno mais avançado, você pode considerar ainda mais peso para as matérias não finalizadas, ou ainda, considerar mais peso para as disciplinas que você tem um baixo desempenho comparada às demais.

Algumas peculiaridades deste edital também devem ser levadas em consideração na hora de montar esse planejamento de pós edital para o concurso do ISS-RJ. De acordo com o edital:

9.15. Será considerado aprovado, para ambos os cargos, o candidato que cumulativamente:

a) Não obtiver nota igual a 0 (zero) em nenhuma das disciplinas. 

b) Obtiver, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) da pontuação total de cada prova. Ou seja, 50 (cinquenta) pontos na P1 e 60 (sessenta) pontos na P2.

Assim, levando em consideração os aspectos acima e a representatividade da disciplina na prova do ISS-RJ, podemos considerar o ciclo de estudos da forma abaixo:

A ideia do ciclo de estudos é assim que finalizar uma matéria siga para a próxima da sequência e quando finalizar todo o ciclo, recomece-o sucessivamente. Desse modo você terá certeza de que passará por todas as disciplinas do concurso, priorizando aquelas com maior pontuação no total das provas.

No caso, você faria uma sessão de estudos de 1h30 para cada uma das matérias do ciclo iniciando pela matéria de Planejamento e Orçamento, e posteriormente Economia, Direito Constitucional, Contabilidade e assim por diante. Ao completar o ciclo você terá estudado 27 horas.

À medida que você for estudando, controle seu desempenho em cada bateria de questões que fizer, isso irá fazer com que você encontre seus pontos fracos e posso atacá-los numa próxima revisão.

Inclua posteriormente no seu planejamento de pós edital para o ISS-RJ, a realização de simulados, isso garantirá que além de testar seu conhecimento, você treine seu tempo de resolução de questões, faça ajustes na estratégia de estudos e reduza o nervosismo na hora H. 

É importante também reservar pelo menos uns dias antes da prova para fazer uma revisão geral de cada uma das matérias, através de suas anotações, marcações, resumos, mapas mentais ou caderno de erros.

Dicas para conseguir cumprir o ciclo de estudos no pós edital do ISS-RJ

  • Identifique quantas horas por dia você tem disponível para estudar. Seja realista a sua rotina e coloque metas alcançáveis diariamente. Encare essa nova rotina como um trabalho, e busque não faltar por qualquer motivo.
  • Feito é melhor que perfeito: se não der para cumprir a sua meta diária de estudos, estude a carga horária possível naquele dia para que o dia seguinte não seja comprometido. 
  • Para quem tem que conciliar trabalho com os estudos: busque estudar com constância nos dias úteis e reserve os finais de semana para uma carga horária. Considerando alguém que consiga estudar ao menos 3h por dia e no final de semana fazer 6h, totalizamos uma carga horária semanal de 27 horas. Isso garantirá que você cumpra o ciclo 1x na sua semana.

Enfim, pessoal, espero que com este ciclo de estudos e essas dicas vocês consigam fazer uma boa preparação para o pós edital do concurso do ISS-RJ.  Lembrando-se de que se você deseja ser um dos aprovados neste certame, não há mais tempo a perder,  comece agora mesmo a dar o seu melhor.  Estou certa de que usando essas dicas você estará num excelente caminho rumo à aprovação.

Contem sempre conosco. Abraços e bons estudos!

Fernanda HarumiProfessora e Coach do Estratégia Concursos

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.