Artigo

ISS NITERÓI – Análise do Edital de Fiscal de Tributos

Vamos lá pessoal, conforme prometido no post anterior, chegou a hora da análise preliminar do edital do ISS Niterói. Provavelmente seu coração deve estar acelerado com essa linda noticia! Beba uma água com açucar, acalme-se e vamos iniciar o planejamento!

Para começar, algumas informações mais básicas para reduzir o batimento cardíaco :)

  • Não há discursivas
  • São 120 questões com 6 horas de prova (é apenas uma(!) e não é comum provas na área fiscal com essa duração). Mantiveram o padrão FGV de 20 questões por hora adotado no ICMS RIO).
  • Provas em Niterói, com possibilidade de utilização de cidades próximas (atenção, há poucos hotéis nessa cidade).
  • 30 vagas imediatas (27 em Ampla Concorrência 3 para candidatos portadores de deficiência) e 65  vagas em cadastro de reserva. Logo, são 95 possibilidades!
  • Inscrições de 09 de outubro a 3 de novembro
  • Todas as questões tem o mesmo peso
  • Desempate (1°) Nota nas Específicas; 2° Língua Portuguesa; 3° Matemática Financeira;4° Informática

–ANÁLISE PRELIMINAR–

Como cada questão vale um ponto, o gráfico abaixo pode não ser plenamente representativo, pois na Prova das “Básicas” teremos Língua Portuguesa com 17% de toda a pontuação da prova (20/120) e nas “Específicas (80/120) certamente teremos disciplinas com menor peso do que Português, por questões puramente matemáticas :)

E o que vai ficar claro é que nessa prova não dá para deixar nada para trás! É partir pra cima de todo o conteúdo.

ISSNITEROI_BásicasxEspecificas

 Vou agora detalhar um pouco do estilo da FGV em algumas disciplinas:

–Prova de Conhecimentos Básicos–

Vale 1/3 dos pontos. Das 40 questões, você precisa garantir no mínimo 12 para não ser sumariamente eliminado.

Nesse bloco temos:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática Financeira
  • “Noções” de Informática.

Moleza, não é? Não, não é!

Os 30% exigidos podem não ser tão difíceis e fogem ao padrão da FGV (deve ter sido exigência da Prefeitura), mas essas 3 matérias já foram muito aprofundadas em provas anteriores dessa banca. Normalmente a FGV pede de 50 a 60% de mínimo por bloco de disciplinas. Agradeçam à Niterói por essa mudança ;)

Língua Portuguesa

Já deixo um alerta. Se você estudava para ESAF e conseguia ótimas notas apenas fazendo provas anteriores de Português, essa estratégia pode não funcionar na FGV. Em vários certames eles foram muito a fundo na gramática. E a ESAF não se preocupa tanto com isso. Depois que você aprende o estilo dela, basta ficar fazendo provas, pois mantém a mesma estrutura há anos .

Eu costumo dizer que a ESAF quer saber se você sabe aplicar a regra. Se você sabe que a palavra “analiSar” é grafada com “s”, é o que basta. Já a FCC quer que você aplique a regra e pede um pouco mais de conhecimento de sua aplicação, além de textos e interpretações mais rebuscadas.  A FGV quer que você saiba a regra e saiba “EXPLICÁ-LA”. E pede assuntos como formação de palavras, que normalmente estão não aparecem nas provas de outras bancas. Não sou professor de Português, mas sei que se você não leva essa matéria muito a sério, é hora de dar uma boa olhadas nas regras gramaticais. E certamente teremos esse enfoque nos materiais do Estratégia. Estamos falando de 17% dos pontos, lembra?

Você vai ver provas fáceis e outras difíceis da FGV nessa disciplina. Prepare-se pensando nas difíceis.

Matemática Financeira

Não costuma ser muito complicada na banca, pois ela tendia a pesar mais a mão em Estatística (que não deu as caras em Niterói). Mas todo cuidado é pouco, já que é a única disciplina de Exatas do concurso. Outro ponto de preocupação: no ISS Cuiabá, realizado pela FGV, a prova veio em um nível acima da média dela. Muito cuidado.

Noções de Informática

Mais uma disciplina perigosa para quem está acostumado com outras bancas.  A  FGV valoriza muito as questões de Access e Excel, com foco em aplicação prática de fórmulas e funções básicas.  A parte de infra (redes, protocolos) também é bem aprofundada por eles.  Princípios de banco de dados (que normalmente aparece como TI em outras bancas) é sempre esperado na prova deles. Mais uma disciplina que é “básica”, mas na FGV essa palavra não existe.

Nos seus PDFs do Estratégia ficará muito claro qual a importância dos assuntos de cada matéria, pois haverá pencas de questões da FGV para você treinar! 

–Prova de Conhecimentos Específicos–

Bom, são 7 disciplinas (incluindo Legislação), valendo 2/3 de todos os pontos (80). O problema é que não sabemos como será a distribuição desses pontos . Isso dificulta um  pouco a preparação, mas como são poucas matérias e a briga vai ser de cachorro grande, o ideal, se possível, é não abandonar nada.

Dessas disciplinas,  gostaria de destacar alguns pontos:

Comparei o último edital que a FGV fez para o ICMS Rio (as prefeituras de lá gostam do modelo do ICMS RIO) e vi que a prova de Conhecimentos Específicos é quase idêntica à P2 do ICMS RJ. Só entram Direito Constitucional e Direito Administrativo que no ICMS estavam na P1 (equivalente aos conhecimentos básicos).

Aí fui analisar os percentuais (do ICMS RIO, ok?)

  • Direito Tributário: 20%
  • Legislação: 40%
  • Direito Civil e Direito Empresarial : 20% no total
  • Contabilidade: 20% (e englobava Auditoria que não cai nessa prova).

E depois fui ver os percentuais no ISS Cuiabá (FGV)

  • Direito Tributário + Legislação: 43%
  • Direito Civil e Direito Empresarial : 25% no total (com mais peso em D.Empresarial)
  • Contabilidade: 14%

Com isso dá para se tentar uma estimativa, um chute (que fique claro, é o meu chute) para a distribuição dos pontos

  • Direito Tributário e Legislação (estão no mesmo conteúdo): 40% (32 questões)
  • Direito Civil e Empresarial: 20% (16 questões, provavelmente será 50%-50% ou um pouco mais para D. Empresarial)
  • Contabilidade: 20% (16 questões)
  • Direitos Constitucional e Administrativo 20% (16 questões)

Penso que deverá haver variações nos números acima, mas se for mantida a lógica da FGV, e não da Prefeitura (que não sei qual é), as matérias que demandarão mais atenção nas Específicas serão:

  • Direito Tributário (o que é óbvio para quem estuda para Fiscal….Tributário.
  • Legislação: não está explícito, mas o Código Tributário Municipal está lá.
  • Empresarial (ATENÇÃO!). Eis outra queridinha da FGV. A maior parte de suas provas pediu conhecimento bem avançado na disciplina. Não estude superficialmente.
  • Contabilidade – A FGV foi uma das primeiras, se não a primeira a cobrar temas mais avançados de Contabilidade. Muitas bancas listavam os assuntos no edital, mas não tinham a coragem de cobrar. A FGV já chegou dando tapa na cara e pedindo várias questões de testes de recuperabilidade (impairment) bem antes das outras. Para vocês terem ideia, muitos professores de contabilidade ainda não dominavam o tema. Nos últimos anos a prova deles se tornou mais previsível, o que não a torna fácil. No ISS Cuiabá houve muitas questões sobre CPC, como era de se esperar da FGV.

Estamos encerrando…..

De novo, é prova com 120 questões, “pouca” matéria e tempo razoável para estudar. A tendência é que haja elevação da nota de corte, mas com o histórico da FGV de eliminar muitos candidatos pelos mínimos, todo o cuidado é pouco. A diferença é que dessa vez não há mínimo por matéria e sim para cada um dos dois blocos:

  • Conhecimentos Básicos– 40 questões – mínimo de 30% (12 questões)
  • Conhecimentos Específicos – 80 questões – mínimo de 50% (40 questões).
  • E, no mínimo 50% de todos os pontos, ou seja, 60.

E lembrando que você fará todas as 120 questões num único momento e precisará organizar bem sua prova para não deixar de garantir os mínimos. Para quem já vinha se preparando bem para a área Fiscal, esse edital é um presente. Hora de tratar dele com carinho, embalar e levar essa vaga para casa!

Não tenha medo de correr riscos! Vai pra cima!!

FECHAMENTO ISSNITEROI

Pessoal, sou Fiscal de Rendas do ICMS e SP e faço parte da equipe de Coaching do Estratégia. Deixo um forte abraço e desejo a todos uma ótima preparação com muito foco, dedicação e serenidade!

A Equipe do Estratégia estará sempre perto para auxiliar nossos alunos da melhor forma possível.

P.s.1 Se você gostou desse artigo, não deixe de escrever um breve comentário. Se não gostou, faça o mesmo…rs. Esse é o meu combustível, ok? :)

P.s.2. Aos que forem fazer a prova em Niterói e tiverem tranquilidade para descansar de manhã, antes da prova, recomendo uma visita ao Parque da Cidade. Lá há uma linda vista para o Rio de Janeiro e se o tempo estiver bom, vôos de parapente que deixam o céu ainda mais bonito. Mas nada de se arriscarem! Depois da posse vocês podem voar quantas vezes quiserem!

P.s. 3. Se você não vai prestar o ISS Niterói está com tempo livre, dê uma lida nos meus artigos anteriores!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • A previsão furou.
    Julio em 18/12/15 às 23:02
  • Queria o Gabarito da Prova de Fiscal de postura de Niteroi :/
    Adriana Fernandes Pereira em 06/12/15 às 21:19
  • Aguem sabe dizer qual o salario liquido para Fiscal de Tributos? E sobre o plano de cargos, qual o teto da categoria? Existe alguma remuneração variável???
    HugoSouza em 29/11/15 às 22:38
  • Sou Auditor Fiscal da Receita do Estado do Rio de Janeiro (aposentado), e aconselho aos que vão tentar uma vaga para exercer o cargo de Fiscal, na Prefeitura de Niterói, que estudem muito, façam exercícios, procurem resolver provas simuladas para o cargo de Fiscal, e só assim, estarão aptos a passar e se classificar nesse concurso. Na prova de português, devem ter muito cuidado com a ortografia e concordância. Boa Sorte para todos!
    NEWTON FARO em 24/11/15 às 19:36
  • Obrigado "Atrasado" e bons estudos!
    Ronaldo Fonseca em 21/11/15 às 16:59
  • Pena que, por mudança de emprego (posse em outra prefeitura) e preparação para uma cirurgia, não tive tempo suficiente para me preparar. Estou num curso para o BNDES e não tem quase nada em comum, mesmo assim me inscrevi. Mas agora vou ficar mais ligado aqui e pegar suas dicas, que são muito boas ;)
    Atrasado em 19/11/15 às 16:16
  • Li 2 vezes o Curso de Direito Tributário do Hugo de Brito Machado, 2014 e uma vez o Manual de direito Tributário do Sabbag, 2015 - tudo isso em menos de 2 semanas. Depois resolvi as questões no Revisaço Direito Tributário, 2015, em uma semana. Peguei o livro do Osni Moura - Contabilidade Geral Fácil, 2013 e o li todo 2 vezes durante esta semana (terminei hoje pela manhã). Já consigo resolver exercícios desde Patrimônio até DRE e realizar atividades práticas contábeis e fiscais. Próxima semana vou ler o Manual de Contabilidade Societária - Fipecafi 2013. Vou revisar tudo pelas apostilas do Curso Estratégia para fixar o assunto cobrado no edital. Foi estudando assim que apreendi o conteúdo das demais disciplinas do edital da SMF Niterói. Sou da geração que lia até bula de remédio. Estudo 11 horas diárias, de segunda a sexta. Gosto do Estratégia porque trabalha com texto - e a prova é texto. Comecei a estudar pra concurso em junho de 2015 e já passei no concurso do IFMT - Publicitário. Prestei outros concursos, mas sem estudar. Se tudo correr normalmente, viajo para Niterói na quarta feira (09/12) e tomo uma das 27 vagas de Fiscal de Tributos no dia 13. Boa sorte aos demais concursandos. Alexandre Canto Melo.
    Alexandre em 13/11/15 às 17:22
  • Olá Elsa! Que bom que foi útil! Um abraço e ótimos estudos
    Ronaldo Fonseca em 04/11/15 às 15:29
  • Rosane Dix, que surpresa vê-la na área de concursos! Seja bem vinda. Não fiz nenhuma análise desse edital, pois não estou acompanhando nenhum aluno que fará essa prova...mas sei que ele é bem similar ao edital de Tributos, excetuando, principalmente, a Legislação (a de Posturas também é bastante detalhada). Um abraço, boa sorte e muitos estudos na nova jornada! Um abraço
    Ronaldo Fonseca em 04/11/15 às 15:28
  • Caro ex colega Ronaldo, Excelente análise. Você tem alguma análise para o cargo de fiscal de posturas?
    Rosane Dix Espindola em 04/11/15 às 08:57
  • Adorei as dicas. Abraços. ELSA
    Elsa da Silva Firmino em 03/11/15 às 21:05
  • Sim, sem dúvidas. Bons estudos.
    Ronaldo Fonseca em 03/11/15 às 10:48
  • Mais de 21.000 no bolso não, com os descontos de INSS e Imposto de renda, cai pra 15 mil e pouco, dependendo do número de dependentes, caso haja, é claro.
    Neia em 02/11/15 às 15:12
  • Obrigado
    Dilmar Machado em 27/10/15 às 06:54
  • Olá Filipe, tenho o mesmo entendimento do que escrevi ao Dilmar. Mas veja que certeza mesmo só a Prefeitura de Niterói pode lhe dar, ok? Um forte abraço e bons estudos.
    Ronaldo Fonseca em 26/10/15 às 22:58
  • Dilmar, esse assunto já é bem específico pois cada ente possui uma legislação específica. Mas se colocaram esse valor no edital é porque é possível alcançar essa remuneração. Muito provavelmente há uma parte variável. Em SP, por exemplo, parte da remuneração está vinculada à produtividade. Um abraço e ótimos estudos.
    Ronaldo Fonseca em 26/10/15 às 22:56
  • Muito bem Ana! Um abraço e ótimos estudos.
    Ronaldo Fonseca em 26/10/15 às 22:54
  • Adorei as dicas e análise estratégica! "Vou pra cima"!
    Ana em 25/10/15 às 22:47
  • O salário do ISS Niterói é R$ 21.000 mesmo? Ou tem que cumprir alguma meta pra chegar a este total? Tenho lido alguns comentários que o salario base é 9000. Pode comentar?
    Dilmar Machado em 25/10/15 às 09:11
  • Como e feito o pagamento do fiscal de posturas? Verificando e o base é cerca de 2500 mais gratificaçoes em cima de metas queria saber se e possivel alcançar esse valor de 8600 divulgado no edital
    Filipe em 24/10/15 às 23:00
  • Olá Fernanda, o professor Heber Carvalho fez uma análise nesse vídeo: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/pacote-completo-p-prefeitura-de-niteroi-fiscal-de-posturas/ Abraços Ronaldo
    Ronaldo Fonseca em 15/10/15 às 01:27
  • Olá Ana. Peço que entre em contato pelo e-mail [email protected]. Um abraço e ótimos estudos
    Ronaldo Fonseca em 13/10/15 às 23:48
  • Legal Amarílio! Sucesso pra você! Um abraço
    Ronaldo Fonseca em 13/10/15 às 23:43
  • Prezado, agradeço as dicas, pois, serão de grande valor para a minha preparação e consequentemente aprovação. Um forte abraço. DEUS te abençoe! Amarilio Marques
    Amarilio Marques em 13/10/15 às 08:00
  • Olá professor. Gostaria de saber se ainda tem vagas para consultoria ? Quero fazer esse concurso para fiscal de tributos de Niterói. Aguardo sua resposta.
    Ana em 12/10/15 às 17:37
  • Obrigado Luís. Um abraço!
    Ronaldo Fonseca em 11/10/15 às 13:30
  • Olá Anne, realmente não sei. Mas deve haver grande chance de haver fiscais externos no ISS Niterói. Um abraço e ótimos estudos!
    Ronaldo Fonseca em 11/10/15 às 13:28
  • Obrigado Josane. Ótimos estudos!
    Ronaldo Fonseca em 11/10/15 às 13:26
  • Prof.. Excelente post!! Obrigada pelas dicas!! Grande abraço.. Rumo à aprovação e convocação!!
    Josane Freitas em 11/10/15 às 13:07
  • MUITO BOM... VOCÊ FOI CIRÚRGICO NA ANÁLISE DO EDITAL. DEUS TE ABENÇOE!! FORTE ABRAÇO!! OBRIGADO !!
    Bruno Araujo em 11/10/15 às 12:52
  • Olá, Primeiramente parabéns pelo artigo.Gostaria de uma palavra amiga!Tenho conhecimento básico de algumas matérias, pois já há um certo tempo estudo pro inss e outros concursos, sou formada em administração. Será que eu conseguiria estudar ,a partir de agora ,todo conteúdo pra fazer uma boa prova ate a data prevista? Sendo que contabilidade é o mais dificil que eu acho, e o conteúdo é extenso pra quem vai focar só após o edital. Gostaria da sua opinião. E também sobre o salário, o inicial é 21.000 mesmo? Ou tem que cumprir alguma meta pra chegar a este total? Eu vi comentarios que o salario base é 9000. Porem nao vi nada relacionado no edital.
    Talita em 10/10/15 às 23:07
  • Esclarecedor demais! Obrigado por ter me ajudado a decidir concorrer em mais esse certame! Abçs
    Ed em 10/10/15 às 22:07
  • Excelente comentário! Prof, o sr. sabe se esse cargo é externo? Ou fica-se preso, com horário definido? Obrigada
    ANNE em 10/10/15 às 19:57
  • Excelente análise! Parabéns Ronaldo, uma das melhores análises que já vi, direta, linguagem acessível, conteúdo pertinente e de maneira incentivadora. Valeu, grande abraço.
    Carlos Chagas em 10/10/15 às 11:48
  • Boa noite! Sou advogada, ou seja, totalmente alheia ao que se refere a matemática e contabilidade. Embora não atue na área tributária, tenho o conhecimento básico. Estou em dúvida se consigo abordar o conteúdo que nunca vi, como por exemplo matemática financeira e contabilidade dentro desse período. Qual sua opinião? Será que vale a pena "meter a cara", já que pelo menos na área de direito eu tenho mais conhecimento? Parabéns pelo artigo!
    Andreza em 10/10/15 às 00:49
  • Mais um brilhante artigo, Ronaldo! Valeu!
    Luis Eduardo em 09/10/15 às 14:58
  • Parabéns.
    VALDEMIR DA SILVA em 09/10/15 às 12:27
  • Excelentes considerações, professor, Obrigada.
    Agnes em 08/10/15 às 20:30
  • Perfeito!
    Ju em 08/10/15 às 20:26
  • Obrigado Renato! Abracos
    Ronaldo Fonseca em 08/10/15 às 20:02
  • Olá Vicente! Muito obrigado pelos elogios. Ótimos estudos!
    Ronaldo Fonseca em 08/10/15 às 18:51
  • Olá Irênio, boa tarde. Obrigado pelo retorno. Sobre o coaching, recomendo que preencha o formulário que está no final do meu artigo ou envie email para coaching@estrategiaconcursos. Com.br . Abraços!
    Ronaldo Fonseca em 08/10/15 às 18:50
  • Muito bom o texto Ronaldo!!!
    Renato Vilanova em 08/10/15 às 17:43
  • Sem enrolação, bem objetivo, como tem que ser qualquer análise de edital de concurso. Nota 10.
    Waldecy Filho em 08/10/15 às 17:13
  • Olá Juliana
    Ronaldo Fonseca em 08/10/15 às 16:57
  • Ronaldo Fonseca, artigo excelente! Eu refiz uma prova de português da FGV(Concurso do TCM SP) e comparado com a ESAF achei fácil, claro que farei outras provas para conhecer o estilo da banca, mas perdi o medo e me encorajei. Me preparo para a Receita Federal e farei o certame apenas como teste, uma vez que Direito Tributário eu comecei a estudar a pouco tempo. Mais uma vez obrigada pelo artigo e por nos encorajar.
    Ana Velasco em 08/10/15 às 15:34
  • Olá Heber, muito obrigado! Um abraço
    Ronaldo Fonseca em 08/10/15 às 15:26
  • Olá Horst, sim haverá pacote. Fica de olho no site, ok? Abraços
    Ronaldo Fonseca em 08/10/15 às 15:24
  • Luiz, se sua dificuldade está apenas nessas 3, acho que dá tempo sim. São disciplinas grandes e importantes. Abraços
    Ronaldo Fonseca em 08/10/15 às 15:23
  • Olá Fábio, não localizei restrições a carreiras específicas. Abraços
    Ronaldo Fonseca em 08/10/15 às 15:22