Artigo

ISS-Goiânia – Questões comentadas de Auditoria da UFG

Olá, pessoal,

Edital do ISS-Goiânia na praça, não dá mesmo pra perder tempo. Deem uma olhada nas questões de Auditoria da UFG, a mesma banca do concurso, que comentei a seguir.

1 (UFG-Contador/UFG/2006) A responsabilidade técnica está presente em qualquer tipo de prestação de serviço. No âmbito da auditoria independente, a responsabilidade primária na detecção de fraudes pertence aos

A) Auditores internos.

B) Auditores externos.

C) Administradores da entidade.

D) Contadores.

Comentários:

A responsabilidade primária na prevenção e detecção de fraudes e erros é da própria administração, tornando a alternativa C o gabarito da questão.

De acordo com a NBC TA 240 – Responsabilidade do auditor relacionada com fraude em auditoria de demonstrações contábeis -, a principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração. Ainda assim, a alternativa C estaria correta.

Gabarito: C

2 (UFG-Auditor/2010/UFG) A auditoria interna, como um controle gerencial que funciona medindo e avaliando a eficiência dos outros controles existentes, permite fornecer assistência e aconselhamento a todos os níveis da empresa, o que é praticado por intermédio de

A)  avaliação do controle interno.

B)  execução das técnicas de auditoria.

C)  recomendações e sugestões.

D)  programas de treinamento.

Comentários:

Considerando que o principal objetivo da Auditoria Interna é auxiliar o gestor no cumprimento dos objetivos da entidade, podemos concluir que essa atuação em nível de assessoramento deve ser realizada por meio de recomendações e sugestões.

Gabarito: C

3 (UFG-Contador/UFG/2008) O parecer pericial contábil, na esfera judicial, serve para subsidiar o juízo e as partes, bem como para analisar de forma técnica e científica o laudo pericial contábil. Na esfera extrajudicial, o parecer pericial contábil serve para subsidiar

A)  as partes nas suas tomadas de decisões.

B)  o árbitro e as partes nas suas tomadas de decisões.

C)  o juízo e as partes.

D)  o juízo, o árbitro e as partes.

Comentários:

Na esfera extrajudicial, o cliente da Perícia Contábil é representado pelas partes do litígio, o que torna a alternativa A correta.

Gabarito: A

Gostaram? Essas e mais 65 questões (somente nesta aula demonstrativa são 68 questões comentadas) – fazem parte da aula demonstrativa do curso de Auditoria que estou ministrando no Estratégia, especificamente para o concurso de Auditor de Tributos do Município de Goiânia da Prefeitura Municipal de Goiânia/GO (ISS-Goiânia). Não percam tempo e baixem a aula, acessando o seguinte link:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/auditoria-p-iss-goiania/

O curso também vai incluir aulas em vídeo, abordando os principais aspectos estudados nas aulas em PDF.

Estou esperando vocês na próxima aula e no fórum de dúvidas.

Abraços e bons estudos.

CLAUDENIR

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.