Artigo

Como iniciar a preparação para concurso público?

Olá, Pessoal, tudo bem com vocês? No artigo de hoje vamos falar como iniciar a preparação para concurso público. Vamos lá?

Como iniciar a preparação para concurso público?

Escolha uma área para iniciar os estudos

Primeiramente, você deve escolher uma área que você se identifique para iniciar os estudos, pode optar por uma que ofereça cargos relacionados à sua formação acadêmica. Nesse caso, você vai se sentir mais confortável estudando conteúdos que fazem sentido para você e assim vai ter mais afinidade com as suas atribuições.

Hoje em dia os concursos estão cada vez mais concorridos, com isso um dos maiores erros da maioria dos concurseiros está na falta de foco, pois muitos acabam querendo fazer todos os concursos que vão surgindo. Ao fazer isso, torna-se praticamente impossível estudar de maneira focada para cada concurso.

Áreas Possíveis
  • Administrativa: É uma área altamente abrangente, essa área pode abrir inúmeras vagas em tribunais, institutos, autarquias, prefeituras, secretarias de município e estado, empresas públicas e universidades;
  • Bancária: Engloba os bancos como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Central do Brasil (Bacen). Os bancos públicos possuem várias vagas e cargos para os quais publicam editais todos os anos. Há oportunidades para quem não tem ensino superior;
  • Policial: Essa área tem oportunidades na Polícia Federal – PF, Polícia Rodoviária Federal – PRF, Polícias Civis e Militares, Guardas Municipais, além de órgãos de inteligência como a ABIN, sendo uma das mais amplas para concurseiros escolherem;
  • Fiscal: Essa área possui oportunidades nas esferas federal (Auditor Fiscal do Trabalho e Receita Federal), estadual (ICMS) e municipal (ISS). Algumas das funções atribuídas a essa área de concurso são: Analisar a contabilidade de empresas, verificar se as empresas estão agindo adequadamente às leis vigentes, atuar em processos administrativos-fiscais, orientar o contribuinte em relação a dúvidas quanto à legislação tributária, entre outros.
  • Tribunais: São várias as ofertas de vagas, sejam nos Tribunais de Justiça do Trabalho, Eleitoral e Militar. Geralmente, são abertos dois cargos: Técnico Judiciário (nível médio) e o de Analista Judiciário (nível superior em diversas especialidades). As atribuições dos cargos costumam ser a movimentação e guarda de processos, além da prestação de apoio técnico e administrativo às atribuições da unidade.
  • Jurídica: Apresenta oportunidades específicas para pessoas com superior em Direito, como cargos de Juiz, Promotor, Defensor Público e Procurador. Essa é a área de concurso público que facilmente tem as melhores oportunidades de trabalho. Suas remunerações salariais, mesmo iniciais, costumam ser elevadas e os cargos possuem diversos benefícios.;
  • Legislativa: vagas em órgãos como Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Os principais cargos ofertados são o de Consultor Legislativo (nível superior) e o de Técnico Legislativo (nível médio ou técnico);
  • Controle e Gestão: Essa área engloba órgãos como Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunais de Contas Estaduais (TCE), Tribunais de Contas Municipais (TCM), Tribunais de Contas dos Municípios e Controladorias. Seus servidores trabalham, geralmente, com a verificação de receitas e despesas públicas. Além de verificar a adequada gestão orçamentária, patrimonial e financeira de determinados órgãos e entidades públicas.

Não espere o edital ser publicado para iniciar os estudos para concurso

  1. Você pode estudar com base no edital anterior – Geralmente, os órgãos públicos mantêm um padrão para a realização do concurso. Sendo assim, uma boa alternativa é estudar a partir do edital da última prova, provavelmente vai ser necessário apenas algumas mudanças.
  2. Você vai ter mais tempo para estudar – Da publicação do edital para a prova são poucos meses e, nesse período, é impossível finalizar todo o conteúdo exigido com dedicação. Então, quanto antes você iniciar seus estudos, mais você terá tempo para se preparar para a prova. 

Crie um plano de estudo para iniciar a preparação para concurso público

1. Primeiramente, você deve criar um plano de estudos que seja eficiente e adaptável a sua rotina (esse plano deve ser flexível). Considere os seguintes pontos ao determinar esse plano:
  • Você trabalha?
  • Você estuda?
  • Tem filho?
  • Realiza outras atividades que ocupam seu tempo?

Desta forma, você vai conseguir analisar quanto tempo do seu dia está livre para que você possa se dedicar aos estudos.

Com o cronograma de estudos pronto, você saberá os horários e quanto tempo gasta com outras atividades. Agora é chegado o momento de decidir como será o planejamento das suas horas de estudo por matéria.

Crie um cronograma de estudo (de acordo com o último edital do concurso que você escolheu – essa é uma boa base para o que pode ser exigido) e inclua nele as suas obrigações. Para isso, você deve definir a ordem em que vai estudar cada matéria. Tente começar pelo que você tem mais dificuldade e as com maiores pontuações na sua prova, para que possa estudar esses assuntos quando estiver mais descansado e focado.

2. Determine um local para estudar

Depois de verificar o seu cotidiano, você deve estabelecer um local adequado para iniciar os estudos.

O espaço deve ter as seguintes características:

  • ser silencioso;
  • ser confortável;
  • não oferecer distrações;
  • ter conexão com a internet, mas não para usar as redes sociais;
  • ter os materiais necessários para o estudo;
  • ser iluminado e arejado.
3. Mantenha horários fixos

Você deve manter horários fixos para cada uma das atividades do seu cronograma. Sendo assim, o seu cérebro vai se acostumar a realizá-las e você vai procrastinar cada vez menos na hora dos estudos.

4. Evite Distrações

Evite no seu horário de estudo acessar as redes sociais e o WhatsApp. Se possível, deixe o celular silencioso e em algum local afastado.

Outro ponto, para não ter que ficar levantando constantemente para buscar algo, seja um livro, lápis, caneta, água, comida, etc, deixe ao seu alcance todos os materiais necessários (mas de maneira organizada, até para não prejudicar seu rendimento.

5. Separe um tempo para fazer revisões ao iniciar os estudos

A chamada curva do esquecimento afirma que mais de 50% do estudo é perdido somente nas primeiras 24 horas. Para solucionar isso é necessário fazer revisões, afinal a exaustão, leva à perfeição. Tão importante quanto planejar os estudos é planejar revisões periódicas.

As revisões podem ser realizadas por resumos, mapas mentais, flashcards ou utilizar um aplicativo para responder questões de prova.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/pensamentos-que-podem-sabotar-a-sua-preparacao-para-concursos/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hermann_Ebbinghaus

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

.

.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.