Artigo

Informativo STF 839 Comentado – Informativo Estratégico

inf-estraInformativo STF 839 Comentado – Informativo Estratégico

Começamos a semana com análise do último informativo publicado pelo STF. O informativo STF 839 abordou assuntos relevantes na área do Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Além disso, temos julgado que envolve a atuação da defensoria e outro referente ao Direito Administrativo.

Antes de mais nada, lembro que você pode optar por receber nossos informativos por e-mail, INSCREVA-SE AQUI!

Neste informativo você encontrará:

a) Em Direito Processual do Trabalho, de acordo com o Professo Bruno Klippel, o STF, ao tratar de questão afeta ao FGTS, decidiu que o art. 114, I, da CF, não se aplica ao vínculo estatutário, não sendo competente a Justiça do Trabalho na hipótese.

b) Em Direito do Trabalho, de acordo com o Prof. Antônio Daud Jr., o STF firmou entendimento que o art. 5º da Lei 11.901/2009 (A jornada do Bombeiro Civil é de 12 (doze) horas de trabalho por 36 (trinta e seis) horas de descanso, num total de 36 (trinta e seis) horas semanais) é constitucional.

c) Em Direito Administrativo, de acordo com o Prof. Erick Alves, o STF entendeu que o ressarcimento ao erário decorrente de parcelas remuneratórias pagas indevidamente a servidores públicos não se sujeita ao prazo prescricional, em face do art. 37, §5º, da CF.

d) No que diz respeito aos Princípios Institucionais da Defensoria Pública, destaca o Prof. Renan Araújo que a intimação pessoal da Defensoria Pública para ciência da data da sessão de julgamento de habeas corpus (ou recurso ordinário em sede de habeas corpus) só é necessária quando houver requerimento expresso para realização de sustentação oral.

Leia os comentários completos no link abaixo:

Informativo STF 839 Comentado – Informativo Estratégico

Convido você a curtir a página do Estratégia Carreira Jurídica no Facebook. Publicamos com frequência informações relevantes e conteúdos gratuitos. Nos acompanhe no Facebook.

Para consultar os informativos comentados anteriormente acesse:

INFORMATIVOS STF Comentados

INFORMATIVOS STJ Comentados

PS. Divulgaremos ainda nesta semana os comentários ao Informativo STJ 588. Continue nos acompanhando.Inscreva-se na nossa lista de e-mails.

Não custa lembrar, mas o Estratégia Carreira Jurídica está com pacotes específicos e focados no edital para vários concursos da área jurídica. Confira aqui nossos principais pacotes:

Cursos para PGE-AM

Cursos para Procurador Federal

Cursos para Procurador do BACEN

Cursos para PGE-SP

Cursos para PGE-SE

Cursos para PGFN

Cursos para DPU

Qualquer dúvida, deixe seu comentário logo abaixo!

Excelentes estudos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.