Artigo

Nova graduação para a PM e Bombeiros do TO; concurso vem aí!

O governo do Tocantins anunciou que editará uma Medida Provisória (MP) para, em suas palavras, ‘aperfeiçoar a composição da graduação de Soldado’, criando o Soldado 2ª Classe para as carreiras da Polícia Militar (PM TO) e Bombeiros. As informações foram publicadas no site da Polícia Militar.

Com a alteração, passará a integrar o círculo de Praças, os Soldados de 1ª e 2ª Classes.  

A proposta de bipartição (1ª e 2ª Classes) prevê que os atuais ocupantes da graduação de Soldado mantenham-se nas mesmas condições, mas sob a nova denominação de Soldado 1ª Classe. A medida, segundo o governador Mauro Carlesse, é necessária e improrrogável, tendo em vista a diminuição natural do efetivo e a iminência de novas transferências para a reserva.

“Sabemos das dificuldades que nossas Corporações enfrentam. Ambas não contaram, recentemente, com concursos públicos, ao contrário, passaram a enfrentar os efeitos de transferência para a reserva remunerada e as crescentes demandas por seus serviços em todo o Estado. “

“Vimos, nesta proposta, um meio de oportunizar que um maior quantitativo de pessoal possa ingressar na PM e nos Bombeiros por valores compatíveis com o atual cenário econômico-financeiro do Estado”, disse o governador Mauro Carlesse.

Reforma da previdência

Os comandantes da PM TO e Bombeiros afirmaram que a criação da nova classe atenderá à reforma da previdência cujo texto alterou de 30 para 35 anos o serviço na ativa.

“A forma menos danosa que encontramos foi diluir estes cincos anos na carreira, para não prejudicar quem já está na Corporação. Assim, dos cinco anos exigidos, três já serão contados na graduação Soldado de 1ª Classe e os outros dois serão divididos no tempo de permanência do militar na ativa”, explica o comandante da PM TO.

Novos concursos em breve

“Em breve, realizaremos um concurso público sério, que vai beneficiar aqueles que buscam pela estabilidade e, principalmente, a população de todo o Tocantins”, reforçou Carlesse.

PM TO

O concurso PM TO, sob responsabilidade do Cebraspe, ofertará 1.000 oportunidades para o cargo de soldado, de nível médio, sendo 950 para soldado e 50 para soldado músico. Das 950 vagas previstas, 95 (10%) serão destinadas a candidatas do sexo feminino.

Bombeiros TO

Para o concurso Bombeiros TO, estão previstas 115 vagas, sendo 100 para soldado e 15 para oficial, com requisitos de níveis médio e superior, respectivamente.

Requisitos

  • Idade mínima de 18 anos e máxima de 32 anos, na data de inscrição;
  • Altura mínima de 1,63m para homens e 1,60m para mulheres;
  • CNH no mínimo categoria B;
  • Nível médio completo – Soldado;
  • Nível superior – Oficial.

Para mais informações sobre a nova graduação para a PM TO e Bombeiros, acesse os links abaixo:

Concursos PM TO | Bombeiros TO

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Gostou desta oportunidade e deseja se preparar? Então, confira abaixo nosso curso exclusivo e inicie seus estudos agora mesmo:

Concursos Abertos

Concursos 2020

CONCURSOS 2021

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.