Artigo

Gestão de pessoas para Analista da Emgepron – Recursos Humanos.

Olá, estrategista! Tudo bem? Hoje trataremos sobre Gestão de Pessoas para Analista da Emgepron. Nosso objetivo com este resumo é trazer alguns detalhes do cargo de Analista de RH e da forma de cobrança da disciplina de Gestão de Pessoas por parte da banca Selecon.

O cargo de Analista de Recursos Humanos exige graduação em Psicologia ou Administração, bem como registro no conselho de classe respectivo. O cargo oferece salário de R$ 2.786,00, mais benefícios. Será formado cadastro reserva para o cargo, e a contratação será feita pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A disciplina de Gestão de Pessoas está contida na parte de conhecimentos específicos para o cargo em estudo. Praticamente toda a parte de conhecimentos específicos são assuntos de Gestão de Pessoas.

Segue abaixo o conteúdo programático de conhecimentos específicos:

Desafios da Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção de Pessoas, Gestão de Desempenho, Programas de Remuneração e Incentivos, Pesquisa de Clima Organizacional, Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Educação Corporativa, Descrição e Modelagem de Cargos., Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – Lei nº 13.709/2018, Programa de Participação nos Lucros e Resultados (Lei 10.101/2000 ).

Não deixe de conferir o edital do concurso Emgepron.

Não deixe, também, de conferir a página do concurso aqui no Estratégia Concursos, onde estão as principais informações sobre o concurso e os respectivos cargos.

Sobre a banca Selecon, trata-se de uma banca que não possui um extenso acervo de questões. Importante frisar que já realizamos uma análise de algumas questões da banca no resumo para o cargo de assistente administrativo.

Neste resumo de Gestão de pessoas para Analista da Emgepron, tentaremos, com as questões já existentes, identificar os temas que possuem mais chances de serem cobrados em sua prova.

Gestão de Pessoas para Analista da Emgepron – Recrutamento e seleção

Recrutamento e seleção são temas corriqueiros em provas de Gestão de Pessoas e fazem parte do subsistema de Recursos Humanos de “Agregar Pessoas”. Por isso, representam tema bastante importante de Gestão de Pessoas para Analista da Emgepron.

O recrutamento pode ser definido como o processo de atrair pessoas para os cargos da empresa. Pode ser interno, quando a organização busca candidatos em seus próprios quadros; ou externo, quando a busca é feita com candidatos externos. Existe, ainda, o recrutamento misto, em que candidatos internos e externos disputam o cargo.

Já a seleção pode ser entendida como o processo de escolher o melhor candidato recrutado para a vaga oferecida. Perceba que a seleção pressupõe que tenha sido feito o recrutamento anteriormente.

Aprofundaremos outros conceitos na análise da questão abaixo.

Selecon – Prefeitura de Boa Vista (2019)

“Considere-se o impacto do mercado de trabalho sobre as práticas de recrutamento de recursos humanos para o mercado de trabalho em procura. Em consequência, a empresa deverá tomar a medida a seguir:

  1. adotar critérios de seleção rígidos
  2. ofertar salários mais estimulantes
  3. priorizar o recrutamento interno
  4. investir em benefícios sociais”

A resposta correta é a letra A. Mercado de trabalho em procura quer dizer que existem poucas oportunidades de emprego. O contrário disso é o mercado de trabalho em oferta, quando há abundâncias de vagas e empregos. Assim, com o mercado de trabalho em procura, as organizações devem adotar critérios de seleção mais rígidos, para que haja um “filtro” maior dos candidatos.

Grave o esquema abaixo, com base nas lições de Chiavenato (2014):

Gestão de Pessoas para Analista da Emgepron - Recrutamento. Mercado de trabalho em procura e em oferta.
Gestão de Pessoas para Analista da Emgepron – Recrutamento

Gestão de Pessoas para Analista da Emgepron – Treinamento e Desenvolvimento

Seguindo com o nosso resumo de Gestão de Pessoas para da Emgepron, falaremos sobre Treinamento e Desenvolvimento.

Em um primeiro momento, é importante diferenciá-los. Seguem abaixo as características de cada um:

Treinamento:

  • Curto ou médio prazo;
  • Sistemático e organizado
  • Prepara para o cargo;
  • Melhoria ou capacitação para as tarefas atuais.

Desenvolvimento:

  • Longo prazo;
  • Sistemático e organizado;
  • Prepara para a carreira;
  • Desenvolve competências para tarefas futuras.

Aprofundaremos a parte de Treinamento com a questão abaixo:

Selecon – Prefeitura de Boa Vista (2019)

O tipo de treinamento utilizado para elevar o nível de abstração e desenvolver a criatividade para ajudar as pessoas a pensar em termos mais amplos e globais é o denominado:

  1. transmissão de informações
  2. desenvolvimento de atitudes
  3. desenvolvimento de conceitos
  4. desenvolvimento de habilidades

O gabarito é a letra C. A banca utilizou-se das mudanças de comportamento advindas do treinamento, conforme as lições de Chiavenato.

Conforme o autor, temos o seguinte:

  • a Transmissão de informações serve para aumentar o conhecimento das pessoas.
  • Já o Desenvolvimento de habilidades busca melhorar as habilidades e as destrezas.
  • Seguindo, o Desenvolvimento de atitudes tem por objetivo desenvolver/modificar comportamentos.
  • Alvo da questão, o Desenvolvimento de conceitos busca elevar o nível de abstração.
  • Por fim, a Construção de competências objetiva criar competências individuais.

Sigamos com a nossa análise de Gestão de Pessoas para da Emgepron.

Gestão de Pessoas para Analista da Emgepron – Gestão de desempenho

Especial atenção a este tópico do nosso resumo de Gestão de Pessoas para Analista da Emgepron, porque tem sido bastante cobrado pelas bancas.

Organizações que possuem políticas de gestão de desempenho destacam-se perante seus concorrentes. Para uma política consistente de gestão de desempenho, as organizações precisam investir nas formas corretas de avaliação de desempenho.

A questão abaixo trata sobre falhas da avaliação de desempenho. Vale o aprofundamento no tema, passível de cobrança na prova de Gestão de Pessoas para Analista da Emgepron

Selecon – Prefeitura de Boa Vista (2019)

“O modo pelo qual as pessoas organizam e interpretam suas percepções sensoriais com a finalidade de dar sentido ao meio onde estão inseridas define percepção. Os atalhos que são criados no sistema de percepção focalizam alguns aspectos e ignoram outros. Assim, a tendência de julgar os outros com base na percepção sobre o grupo ao qual pertence caracteriza a distorção da percepção chamada de:

  1. projeção
  2. efeito halo
  3. estereótipos
  4. percepção seletiva”

A alternativa correta é a letra C. Perceba que, na situação narrada, o avaliador está utilizando características do grupo ao qual o avaliado pertence e atribuindo-as a este avaliado, sem ponderar se, de fato, tais características se aplicariam a ele na prática, ou seja, está estereotipando o avaliado.

Seguindo, o erro de projeção consiste no avaliador projetar características próprias ao avaliado. Já o efeito halo ocorre quando o avaliador repete uma avaliação feita a uma determinada característica do empregado para várias outras características do mesmo empregado, promovendo uma generalização na avaliação do colaborador.

Por fim, o erro de percepção seletiva consiste no avaliador perceber apenas uma ou algumas características do avaliado, prejudicando a avaliação.

Descrição e Modelagem de Cargos

Apesar de não termos encontrado questões da banca sobre este tema, optamos por incluí-lo neste resumo de Gestão de Pessoas para Analista da Emgepron, pelo fato de ser um assunto importantíssimo para a disciplina de Gestão de Pessoas.

Leve para a prova o conceito de avaliação de cargos, que consiste em comparar os cargos existentes na organização, mediante uma análise de seus conteúdos, buscando identificar o valor que cada um possui para a organização e, diante disso, escalonar as remunerações.

Na questão abaixo (da FCC) faremos maiores comentários.

FCC – AL-AP (2020)

“No âmbito da gestão de recursos humanos, as atividades de descrição e análise de cargos focalizam, respectivamente,

  1. o conteúdo do cargo, incluindo as tarefas e responsabilidades que o compõem; os conhecimentos e habilidades que o ocupante do cargo deve possuir para desempenhá-lo.
  2. detalhamento da função tal como existente no momento; aprimoramentos necessários, para o cargo e para seus ocupantes, necessários ou úteis para o bom desempenho.
  3. posicionamento do cargo no organograma da organização, ou seja, seu nível funcional; detalhamento das funções e responsabilidades do cargo, ou seja, o conteúdo da função.
  4. o conjunto de remuneração e benefícios do cargo, vigentes no seu provimento; a evolução funcional, com requisitos para progressão e promoção na carreira à qual o cargo pertence.
  5. o enquadramento no quadro de pessoal, com a quantificação de posições; relação do cargo com a etapa correspondente na produção de bens ou serviços.”

O gabarito é letra A. De fato, descrição de cargos significa relacionar aquilo que deverá ser feito, e como deverá ser feito. Já a análise de cargos consiste em relacionar os requisitos necessários ao ocupante do cargo, tais como instrução, experiência, dentre outros.

Conclusão

Finalizamos mais um artigo, desta vez sobre Gestão de Pessoas para Analista da Emgepron – Recursos Humanos. Nunca é demais reforçar que a utilização deste resumo deve ser feita em complemento ao material teórico e a resolução de muitas questões da banca sobre os temas apresentados.

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

Referências: Chiavenato, Idalberto Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. — 4. ed. — Barueri, SP : Manole.

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Portanto, adquira a Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ADQUIRA AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Sistema de Questões

Confira os concursos com editais em aberto

CONCURSOS ABERTOS

As oportunidades previstas

CONCURSOS 2021

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.