Artigo

Gabarito Sefaz RS (Auditor) – prova de Tecnologia da informação comentada (temos recursos!!!)

Olá pessoal… tudo bem?

Foram mais de 10 mil candidatos que fizeram as provas para o concurso Sefaz RS. E, se você é um dos concurseiros que prestou para o cargo de Auditor e ainda não conferiu suas respostas, estou disponibilizando em PDF a correção da disciplina de tecnologia da informação.

A prova foi aplicada no sábado à tarde, 02, e para entender cada questão preparei esse PDF comentando cada resposta.

Depois da divulgação do gabarito preliminar organizei os argumentos e as referências de cada recurso. Eles também estão no PDF. Na minha opinião as questões passíveis de recurso são: 74, 77, 78 e 80.

Baixe aqui o PDF

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Acredito que sim. Mas vamos aguardar. A alternativa dada como resposta não está 100%. Talvez um recurso pela anulação da questão seja acatado. Qualquer dúvida estou às ordens, Forte abraço e bons estudos!
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 11/02/19 às 20:18
  • Professor, na questão 65, somente a falta da palavra ponto é suficiente para invalidar a alternativa?
    Thales Fraga Sampaio em 10/02/19 às 14:45
  • The Data Warehouse Toolkit, 3rd Edition
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 09/02/19 às 12:15
  • Boa tarde, Thiago. Sobre o recurso da questão 74, indicas a bibliografia do Kimball (2), mas não localizei a qual das obras do autor te referes, muito menos página ou complementação. Também pesquisei na apostila 8, mas não localizei referência bibliográfica! Estou redigindo o recurso. Podes me informar, com a urgência possível? Grato!
    Luiz Carlos em 08/02/19 às 13:32
  • Excelente! Bem estruturado. Se tiver espaço, pode mandar assim mesmo.
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 07/02/19 às 23:21
  • Ajustado!
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 07/02/19 às 23:18
  • Ajustado! Acho que não salvou o link. Já fiz o ajuste.
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 07/02/19 às 23:18
  • Olá, alguém consegue me passar o link com o pdf atualizado?
    Mariana em 07/02/19 às 18:26
  • Professor, o arquivo disponível continua o mesmo da versão anterior (sem recursos). Obrigado e um abraço.
    Hilton em 07/02/19 às 15:40
  • Sim! Estou subindo uma nova versão do arquivo de comentários agora mesmo.
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 07/02/19 às 12:49
  • Vou publicar em instantes uma nova versão do arquivo de comentários com sugestão de referências para os recursos.
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 07/02/19 às 12:49
  • Professor, o gabarito da questao 80 nao estaria claramente incorreta? como argumentar? muito obrigado
    Hilton em 06/02/19 às 16:47
  • Olá, professor! O senhor pode informar a bibliografia que foi utilizada na questão 80?
    Cris em 06/02/19 às 15:43
  • O que acha? Trata-se de solicitação de ANULAÇÃO da questão 74, por apresentar duas respostas corretas, conforme o MODELO DE PROVA E GABARITO. Não há questionamento quanto a assertiva C estar certa, mas defendo que a altarnativa E encontra-se igualmente correta. De forma aqui sumaríssima, Kimball divide um Data Warehouse em quatro componentes: 1) Operational Source Systems: sistemas que capturam os dados em suas fontes; 2) Data Staging Area: local onde os dados ficam armazenados após sua extração, transformação e carga (ETL). 3) Data Presentation Area (Camada de Apresentação): local onde os dados estão, ORGANIZADOS e disponíveis de forma CENTRALIZADA para serem acessados pelos interessados, tais como usuários e criadores de relatórios. Baseia-se num modelo dimensional, permitindo que os dados sejam acessados de forma intuitiva. 4) Data Access Tools: ferramentas que permitem aos usuários realizarem consultas e análises dos dados presentes na camada de apresentação; Sendo assim, a camada de apresentação é utilizada para fornecer a visualização de INFORMAÇÕES para os interessados, de forma organizada e centralizada. São várias as ferramentas que permitem tal organização e centralização como, por exemplo: Dashboards (painéis); Portais corporativos, cockpits e outras ferramentas de visualização; Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Segundo Kimball, “The data presentation area is where data is organized, stored, and made available for direct querying by users, report writers, and other analytical applications. Since the backroom staging area is off-limits, the presentation area is the data warehouse as far as the business community is concerned. It is all the business community sees and touches via data access tools.” Percebe-se, portanto, que Kimball define a camada de apresentação como o local onde os dados estão organizados. Ainda de acordo com Kimbal,“We typically refer to the presentation area as a series of integrated data marts. A data mart is a wedge of the overall presentation area pie. In it’s most simplistic form, a data mart presents the data from a single business process. These business processes cross the boundaries of organizational functions.” Portanto, a camada de apresentação consiste numa série de data marts integrados, ou seja, a informação é agregada e centralizada nesta camada, permitindo que a mesma seja orientada aos processos de negócios. Referência: Kimball, Ralph.The data warehouse toolkit : the complete guide to dimensional modeling / Ralph Kimball, Margy Ross. — 2nd ed.
    Felipe em 06/02/19 às 15:19
  • Olá professor! Montei o recurso da questão 74. Talvez tenha que reduzi-lo. RECURSO: Trata-se de solicitação de ANULAÇÃO da questão 74, por apresentar duas respostas corretas, conforme o MODELO DE PROVA E GABARITO. Não há questionamento quanto a assertiva C estar certa, mas defendo que a altarnativa E encontra-se igualmente correta. De forma aqui sumaríssima, Kimball divide um Data Warehouse em quatro componentes: 1) Operational Source Systems: sistemas que capturam os dados em suas fontes; 2) Data Staging Area: local onde os dados ficam armazenados após sua extração, transformação e carga (ETL). 3) Data Presentation Area (Camada de Apresentação): local onde os dados estão, ORGANIZADOS e disponíveis de forma CENTRALIZADA para serem acessados pelos interessados, tais como usuários e criadores de relatórios. Baseia-se num modelo dimensional, permitindo que os dados sejam acessados de forma intuitiva. 4) Data Access Tools: ferramentas que permitem aos usuários realizarem consultas e análises dos dados presentes na camada de apresentação; Sendo assim, a camada de apresentação é utilizada para fornecer a visualização de INFORMAÇÕES para os interessados, de forma organizada e centralizada. São várias as ferramentas que permitem tal organização e centralização como, por exemplo: Dashboards (painéis); Portais corporativos, cockpits e outras ferramentas de visualização; Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Segundo Kimball, “The data presentation area is where data is organized, stored, and made available for direct querying by users, report writers, and other analytical applications. Since the backroom staging area is off-limits, the presentation area is the data warehouse as far as the business community is concerned. It is all the business community sees and touches via data access tools.” Percebe-se, portanto, que Kimball define a camada de apresentação como o local onde os dados estão organizados. Ainda de acordo com Kimbal,“We typically refer to the presentation area as a series of integrated data marts. A data mart is a wedge of the overall presentation area pie. In it’s most simplistic form, a data mart presents the data from a single business process. These business processes cross the boundaries of organizational functions.” Portanto, a camada de apresentação consiste numa série de data marts integrados, ou seja, a informação é agregada e centralizada nesta camada, permitindo que a mesma seja orientada aos processos de negócios. Referência: Kimball, Ralph.The data warehouse toolkit : the complete guide to dimensional modeling / Ralph Kimball, Margy Ross. — 2nd ed.
    Felipe em 06/02/19 às 15:17
  • Prof. Thiago Cavalcanti, Na questão de número 66 a representação de fluxo de processo não seria a representação de um ''diamante'' (losango)? No gabarito está com o quadrado com o sinal indicativo de positivo. Inicialmente tinha marcado essa alternativa mas o que me fez mudar foi essa representação incorreta de quadrado... Acredito que caiba recurso correto? Sds
    Thiago em 06/02/19 às 10:15
  • Olá Clovis, Essa é uma nuance insteressante da questão. O que define se um gateway baseado em eventos é de início ou não é a borda do círculo que está dentro dele. De fato, a figura está incorreta, ou seja, o gateway da prova tem um borda simples, o que identifica uma figura de início. Veja que no pizza colaboration, a borda do círculo é dupla. O que representa um gateway ou desvio baseado em eventos é o pentágono dentro do losango. O círculo que envolve o pentágono se refere ao fato do evento ser de início ou intemediário (caso tenha uma borda dupla). Agora, acho que dá para argumentar o pedido de anulação da questão com base na tradução feita de forma incorreta, em especial a transposição do diagrama. É possível dizer que, embora a figura e sua descrição estajam correta, a posição dela no diagrama torna incoerente o seu uso. As referências você já tem. :) Qualquer dúvida estou às ordens, Forte abraço, Thiago
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 06/02/19 às 00:07
  • Professor, quanto à questão 65, ela realmente tem problema. A afirmação “Desvio Exclusivo baseado em Eventos (gerador de instâncias) – A cada ocorrência de um dos eventos subsequentes, inicia uma nova instância do processo.” está correta, porém o examinador fez uma cópia errada da versão original em inglês, que pode ser visto aqui: https://www.omg.org/cgi-bin/doc?dtc/10-06-02.pdf (BPMN 2.0 examples non-normative document) no item 5.2 Pizza colaboration, página 12. No exemplo original, após a tarefa encomendar pizza, deveria ter um gateway baseado em eventos (no pôster é chamado de Desvio Condicionado por Evento) e não um evento exclusivo baseado em eventos (que deve estar sempre no início de um processo). Os desenhos dos gateways são muito parecidos e é fácil de se confundir. Portanto, não é correto colocar um evento que inicia uma nova instância no meio do processo Na página 329 da especificação do BPMN tem uma breve explicação do gateway exclusivo baseado em eventos: https://www.omg.org/spec/BPMN/2.0/PDF
    clovis barros em 05/02/19 às 20:50
  • Nem todos os processos do estágio de transição atuam no estágio de operação.
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 05/02/19 às 16:17
  • Professor, poderia informar qual o erro na alternativa B, da questão 60, por favor?
    Thales Fraga Sampaio em 04/02/19 às 23:02
  • A resposta da 72 é D ... o comentário nos leva a isso. Apenas coloquei a letra errada. A 65 vai dar problema, mas eles tiraram a questão desse poster: http://www.bpmb.de/images/BPMN2_0_Poster_PT.pdf. E veja que ele usa exatamente essa definição: "Desvio Exclusivo baseado em Eventos (gerador de instâncias) - A cada ocorrência de um dos eventos subsequentes, inicia uma nova instância do processo."
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 04/02/19 às 22:08
  • Bem organizado, valeu. Mostra pros outros pra eles fazerem assim TB hehe
    Pedro Ribeiro em 04/02/19 às 21:32
  • Professor, na questão 72, seu gabarito é letra E. não seria a D? Qual o erro da D? Quanto à questão 65, acho que a resposta correta mesmo é só a letra C. A letra está incorreta, pois um evento baseado em eventos só iniciaria uma nova instância se ele estivesse no INÍCIO do processo. Uma instância representa a execução de um processo desde o evento inicial até o evento final.
    clovis barros em 04/02/19 às 21:06