Artigo

Gabarito preliminar. Realidades do estado de Goiás SEFAZ 2018. Sem Recurso.

Olá Pessoal. Segue o gabarito preliminar da disciplina Realidades do estado de Goiás SEFAZ 2018. Foram 5 questões razoavelmente fáceis e nossos alunos tiveram todo o conteúdo cobrado de modo detalhado no material.
Vamos lá
Estado de Goiás

42. (FCC – SEFAZ-GO / 2018) Entre os aspectos naturais do território goiano, destaca-se:
A) uma área de planaltos e serras cristalinas do Proterozoico no sul do espaço que, após longos processos intempéricos, resultaram formas residuais de baixa altitude que se expressam em extensos topos levemente aplainados, circundados de vales fluviais.
B) a presença de climas quentes e úmidos com dois a três meses secos na maior parte do estado; apenas no norte o clima apresenta características monçônicas marcantes com 80% das chuvas concentradas de dezembro a março, quando a umidade relativa do ar permanece acima de 80%.
C) a relativa homogeneidade de paisagens, que basicamente, se compõem de planaltos e chapadas de média altitude, esculpidos em terrenos sedimentares recentes; a disposição do relevo dificulta o percurso das águas fluviais no sentido Leste-Oeste; o cerrado é predominante.
D) na porção leste-sudeste do estado uma extensa depressão gerada por imensa atuação de processos erosivos ao longo do Terciário; em vários trechos da depressão são encontrados inselbergs associados às rochas cristalinas de maior resistência.
E) o fato de o estado se apresentar como um divisor de água, por corresponder a uma área de dispersão dos cursos d’agua que vão compor grandes bacias hidrográficas brasileiras, sendo que a drenagem do norte, vincula-se à Bacia do Tocantins e a do sul à Bacia do Paraná.
Comentários
O relevo de goiano é predominantemente formado por planaltos sedimentares, do tipo chapada, que são relevos esculpidos ao longo do tempo pela ação da chuva (intemperismo químico). São formas de relevo antigas, o que faz com que a alternativa [C] seja excluída. Ou foi uma estratégia da banca ou podemos entrar com recurso caso seja considerada correta. Goiás é um divisor de águas, ou seja, um grande planalto que divide bacias hidrográficas: à leste do São Francisco, ao sul a Bacia do Paraná e ao norte o rio Tocantins e à leste o rio Araguaia.
Maior dúvida [C]. Se for dada como correta, a afirmação que o relevo é recente está errada e torna possível um recurso.

Gabarito: Sugestão [E]

__________________________________________________________________________________

43. (FCC – SEFAZ-GO / 2018) As ações da Companhia Estrada de Ferro de Goiás estabeleceram, no início do século XX, uma ferrovia que
A) adequou-se ao modelo de substituição de importações instaurado no Brasil nas primeiras décadas do século XX, tornando-se a via de integração entre os novos polos de modernização do Sudeste e do Nordeste.
B) contribuiu para acentuar o caráter arquipélago da economia brasileira uma vez que, ao priorizar o escoamento da produção econômica regional para o Sul e Sudeste, intensificou o isolamento da Amazônia e a região Nordeste.
C) permaneceu, até meados da segunda metade do século XX, como principal modal de escoamento dos sistemas produtivos regionais, sendo responsável por 50% da carga transportada.
D) surgiu pela demanda de vias flexíveis para a circulação de mercadorias com vistas ao mercado interno e de políticas governamentais orientadas por interesse de grandes grupos internacionais em importar produtos agrícolas.
E) foi instalada seguindo uma lógica externa – interesse do capital em se expandir e ocupar o território brasileiro, mas também por articulações políticas de grupos locais interessados na efetivação desse projeto.
Comentários
A estrada de ferro Goiás era um empreendimento público federal e foi fundamental para integração do estado à economia nacional através dos portos do sudeste. Interligava o sudeste do estado, ao triangulo mineiro através de Araguari. Hoje é integrada à portos do sudeste e nordeste, mas na época de sua construção e início das operações somente aos portos do sudeste. A autora interpretou a lógica externa, como a integração do território goiano na economia nacional. Preliminarmente apontei a alternativa [C] lembrando dos problemas com os dados, pois predominantemente o transporte é rodoviário e somente atualmente a participação das ferrovias – com capital privado- tem aumentado.

Gabarito: [E]

__________________________________________________________________________________
44. (FCC – SEFAZ-GO / 2018) Considere o mapa e as informações a seguir:

A região apresenta uma baixa representatividade na produção agrícola e nos efetivos de rebanhos – em parte justificada pelas restrições impostas pelo meio físico. No conjunto das regiões goianas, esta tem a menor participação no PIB (Produto Interno Bruto) do estado em 2015.
Trata-se da região indicada no mapa com o númeroA) 4.
B) 5.
C) 2.
D) 1.
E) 3.
Comentários
Esta estava tranquila. O centro sul possui grande atividade no agronegócio e o leste e região RIDE tema melhor qualidade de vida. Simplesmente poderíamos assinalar por informação direta: A região mais pobre do estado, com menor participação no PIB é o nordeste, número 2.
Gabarito:
[C]
__________________________________________________________________________________
45. (FCC – SEFAZ-GO / 2018) Considere as informações abaixo sobre aspectos da urbanização e da agricultura no estado de Goiás:
I. Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis são os município mais populosos, enquanto que a cana-de-açúcar, a soja e o milho foram os produtos agrícolas mais produzidos no estado em 2017.
II. Em 2015, a agropecuária representou cerca de 10% do PIB do estado, enquanto que a indústria representou cerca de 25%, ficando para o setor de serviços a participação de 65%.
III. Criada no ano de 1941, a Colônia Nacional Agrícola de Goiás (CANG) fez parte da política expansionista de Getúlio Vargas e resultou no importante crescimento da produção de soja no estado a partir de 1955.
IV. Em 2017, os animais mais abatidos no estado forma aves e bovinos e representaram cerca de 35% da produção brasileira, consolidando o estado como o mais importante polo agropecuário da região Centro-Oeste.
V. Em 2010 foram contabilizados 246 municípios no estado, sendo que entre 1950 e 1960 houve a maior taxa de crescimento de municípios e entre 1970 e 1980 a menor.

Está correto o que se afirma APENAS em:
A) I, IV e V.
B) I, II e V.
C) II, III e IV.
D) II, III e V.
E) I, III E IV.
Comentários
A CANG é de 1941 e parte da política de colonização de Vargas, a marcha para o Oeste. Seus primeiros produtos inicialmente eram arroz, milho e feijão. A soja somente após 2005. Então podemos eliminar a proposição III e as alternativas [C], [D] e [E]

Entre 1940 e 1963 foram criados 128 municípios no território goiano. E até 1988 foram mais 42. Grande parte surgiu no Mato Grosso Goiano e ao longo da BR-153, o que teve influência direta da abertura de estradas, da criação da CANG e das duas capitais planejadas. A maior produção de grãos do centro Oeste é do Mato Grosso, bem como o maior rebanho bovino. A resolução não ajuda, mas a tabela abaixo é do instituto Mauro Borges e respalda as informações da participação do PIB: 65,1 setor terciário, 10,4 agropecuário e 24,5 setor secundário. 

Gabarito:

[B]
__________________________________________________________________________________
46. (FCC – SEFAZ-GO / 2018) Considere os aspectos da história social do estado de Goiás:
I. Foi a partir do denominado Ciclo do Ouro, fruto da expansão do movimento das Bandeiras, que Goiás começou efetivamente a ser povoado, sendo a região do rio Paranaíba, no leste do estado, a primeira a ser ocupada nesse contexto.
II. A região pertenceu à capitania de São Paulo até meados do século XVIII e a designação de Goiás teve origem nos povos indígenas que habitavam a região antes da colonização.
III. No sudoeste do estado há áreas demarcadas e delimitadas para comunidades quilombolas ou comunidades afrodescendentes, como o Kalunga, por exemplo, que vivem sobretudo da agricultura familiar e do artesanato.

Está correto o que se afirma APENAS em:
A) II.
B) I e II.
C) I.
D) II e III.
E) I e III.

Comentários

As primeiras cidades surgiram em função da descoberta do ouro, como por exemplo Pirenópolis e Goiás,  na região do Rio Vermelho e das Almas. As primeiras vilas surgiram no que atualmente é o leste  e centro oeste goiano. O Rio Paranaíba é era um importante caminho que as bandeiras percorriam para chegar até às minas. A proposição deixou muito aberta a localização. Considero errada, contudo se a banca não considerar maior precisão, foi pelo leste através dos rios que penetraram no território, mas no momento, considero errada.

Gabarito:
[A]

É isso aí pessoal, é a nossa sugestão. Agora vamos acompanhar o posicionamento oficial da banca para elaborarmos possíveis recursos.

Grande abraço e foco no sucesso !!!

Preencha seu Gabarito e entre no Ranking!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.