Artigo

Gabarito da prova de Português Rede SARAH

Olá, pessoal! Segue o gabarito da prova de Português Rede SARAH, com o respectivo comentário:

Na questão 41, a palavra “prin-cí-pios” é uma palavra paroxítona terminada em ditongo oral (“io”) seguido de “s”. Assim, a alternativa correta é a (B).

Na questão 42, o conectivo “porque” só pode ser substituído por “pois”. Assim, a alternativa (A) é a correta.

Na questão 43, no título “Quem dorme até tarde não é vagabundo, diz ciência” subentende-se, como o início do texto afirma, que é comum que pessoas que dormem até tarde sejam consideradas vagabundas. Por isso a alternativa (C) é a correta.

Na questão 44, segundo o neurologista citado no texto, o oposto do vespertino, chamado de avanço de fase, não tem problemas porque está mais adaptado aos ritmos considerados normais pela sociedade, conforme se observa no final do texto: “Só que esse não tem o problema maior no sentido social. Ele está mais adaptado aos ritmos sociais e profissionais. Dessa forma, a alternativa (D) é a correta.

Na questão 45, a reescrita da frase “A questão, na verdade, é que o vespertino não se encaixa na rotina que consideramos normal” é a que consta na alternativa (D): A questão, na verdade, é porque o vespertino não se encaixa na rotina considerada normal.

Devemos observar que o conectivo “porque” não seria o ideal, haja vista que a expressão “a verdade é” apresenta sujeito e verbo de ligação. Assim, o ideal seria a presença de uma oração subordinada substantiva predicativa, iniciada pela conjunção integrante “que”. Mas veja que a questão pediu apenas a conservação do sentido de acordo com o contexto. Nada foi falado sobre correção gramatical. Assim, podemos entender tal alternativa como a correta.

Na questão 46, no período “Pessoas vespertinas, que têm o hábito…”, o vocábulo “que” pode ser substituído por “as quais”. Assim, é pronome relativo, o qual inicia a oração subordinada adjetiva. Como tal oração é precedida de vírgula, ela tem natureza explicativa. Portanto, a alternativa correta é a (C).

Gabarito da prova de Português Rede SARAH

Na questão 47, como a tirinha nos mostra que há um menino com sono quando lê algo ou assiste a uma palestra; mas fica muito ligado na frente do computador, entende-se que a atividade preferida do personagem é ficar no computador. Assim, a alternativa (A) é a correta.

Na questão 48, os balões que representam as falas estão dispostos de formas diferentes. Os dois primeiros balões se apresentam de forma abaulada e demonstra que há pensamento. Porém, o último balão se apresenta de várias formas pontiagudas, as quais demonstram que a mãe está gritando com o filho. Assim, a alternativa (C) é a correta.

Na questão 49, na oração “Desliga esse computador, menino. Já é madrugada!”, o substantivo “menino” exerce a função de vocativo. Portanto, a alternativa correta é a (B).

A questão 50 pede uma frase que apresente erro de regência, o que encontramos na alternativa (D), pois o verbo “assistir”, no sentido de ver, é transitivo indireto e rege a preposição “a”. Assim, a forma ideal é “assistir a palestras”.

Espero ter ajudado, companheiros, como esse gabarito da prova de Português Rede SARAH!

Um grande abraço!

Décio Terror

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa tarde fiz 66 pontos na prova do sarah queria saber se tem a possibilidade de cadastro reserva . Obg
    Cleide em 23/08/16 às 14:06
  • Professor das dez questão acertei apenas seis vc acha que e bom ?
    Andreia em 22/08/16 às 13:13
  • Errei as duas últimas !?
    Silvana Almeida em 21/08/16 às 23:11