Artigo

Gabarito Extraoficial ISS Maricá – Português

Gabarito Extraoficial ISS MARICÁ

Pessoal, professor Felipe aqui na área! Tudo tranquilo?

Recebemos imagens da prova do ISS MARICÁ, organizada pela UFF- Coseac no dia de hoje. A prova estava bastante direta, com questões clássicas. Então, nosso comentário será naturalmente objetivo. Vamos lá, as imagens estão ao final do artigo para vocês acompanharem. 

Questões, gabaritos e comentários:

1-B

Comentários:

O pronome “sua” em ‘sua primeira missão’ remete a Domício da Gama, pois a missão era dele, do próprio Domício, como diplomata.

2- E

Comentários:

No contexto, “suscitar divergências” foi usado no sentido de “provocar, causar discórdia”

3- D

Comentários:

Completar o quadro de fundadores era o propósito da eleição, então a preposição “para” indica finalidade no primeiro caso. No segundo, “Seguir para o estrangeiro” indica que o “estrangeiro”, o “exterior” era o seu destino geográfico, o ponto de chegada, então “para” equivale a “com destino a”.

4-B

Comentários:

Mas e Entretanto são conjunções adversativas, portanto trazem o mesmo sentido e podem ser utilizadas uma no lugar da outra no contexto.

Enquanto indica tempo; porquanto indica causa ou explicação, sendo equivalente a “porque”; portanto indica conclusão e contanto que é conectivo condicional.

5-E

Comentários:

A nova ortografia retirou o acento agudo nos ditongos abertos OI e EI que ocorriam em palavras paroxítonas, como em europeia, ideia, androide, asteroide, boia, jiboia…

Academia, Posto, Francesa e Cronista não são nem nunca foram palavras acentuadas.

6-B

Comentários:

A “passagem da canja” indica justamente que a canja “já passou” pelo prato, ou seja, já foi consumida, foi terminada.

7-A

Comentários:

A farta adjetivação é típica do texto descritivo, justamente porque a adjetivação dos substantivos é que revela sua natureza, suas características, qualidades, aparência etc…

Como temos a descrição de uma ‘cena’ estática, os verbos no presente indicam justamente a simultaneidade das ações, vistas como concomitantes, todas acontecendo ao mesmo tempo.

8- C

Comentários:

A oração “que lavam a rua” é uma oração adjetiva que se refere a “aguaceiros”. Se é adjetiva, tem função de adjetivo e, portanto, qualifica esse substantivo.

9- E

Comentários:

Em “ouvem-se raros passos…”, temos VTD+SE, contexto sintático da Voz Passiva sintética/pronominal. Então: “ouvem-se passos” equivale a “passos são ouvidos”, de forma que “passos” é o núcleo do sujeito passivo. Se o sujeito está no plural, então o verbo deve ficar no plural também para concordar com o sujeito passivo.

10- D

Comentários:

Em “ um ronco rápido e surdo, como um rugo de tambor molhado”, temos uma “comparação”, explicitada pela conjunção comparativa “como”.

Ah, por que não poderia ser “metáfora”? A metáfora também é uma comparação, mas não é explícita e se difere da figura chamada de “comparação” propriamente dita justamente por não trazer um elemento comparativo explícito. Portanto, aqui temos uma “comparação”, pois há conectivo comparativo explícito no texto.

IMAGENS DA PROVA ABAIXO

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.