Artigo

Gabarito Extraoficial. Segurança Judiciária. TRE/BA

Olá, meus amigos! Tudo bem?

Eu e o professor Girão estamos analisando as questões da prova aplicada ontem (20/08). O CESPE aprofundou bem em algumas questões, mas a maioria estava tranquila e de acordo com nossas aulas.

Estou postando as possíveis respostas das questões da parte específica para Técnico Judiciário (Segurança Judiciária). O professor Girão, vai postar, ainda hoje, as possíveis respostas das outras questões, pois dividimos para agilizar o material para vocês.

O foco agora é TRT-RJ, TRF1, TST, TRF5, TRT15, TRT-SP e Polícia Legislativa da CLDF.

Vamos com tudo!

Grande abraço e bons estudos!

Alexandre Herculano

 

Comentários da parte específica – Segurança Judiciária

TRE-BA (questões 29 a 47)

 

 

Questão 29

A respeito do planejamento…

Comentários:

O planejamento de segurança deve ter como princípios gerais adequação aos objetivos de uma organização, seja pública ou privada. Mesmo que não haja risco iminente, ações preventivas devem ser tomadas. Na segurança organizacional, o planejamento constitui um processo contínuo, dinâmico e flexível de permanente avaliação e adequação das medidas e procedimentos de segurança dos ativos e dos recursos humanos contra riscos e ameaças reais ou potenciais.

Gabarito: C.

 

Questão 30 

A defesa pessoal…

 

Comentários:

A Defesa Pessoal é composta de técnicas de reação, porque primeiramente deve haver uma ação por parte do criminoso. Assim, tais técnicas só devem ser aplicadas quando esgotadas as chances de prevenção. Esta ação por parte do criminoso não necessariamente é física, afinal, o profissional da segurança lê gestos e atitudes, olhares e sinais, percebendo ações do criminoso antes mesmo delas acontecerem. Assim, sua resposta sempre será uma reação. O objetivo de utilizar a força é neutralizar o indivíduo em sua ação que caracterize desrespeito às leis, ou que possam causar mal de acordo com a sociedade que esse indivíduo convive.

Gabarito: E.

 

Questão 31

No gerenciamento de crise…

 

Comentários:

Os critérios da ação, no gerenciamento de crise, para tomar decisão são: necessidade, validade do risco e aceitabilidade.

Gabarito: C.

 

Questão 32  

Em uma situação envolvendo reféns…

Comentários:

Aqui temos as chamadas “regras de ouro”

1) Estabilize e contenha a situação;

2) Escolha a ocasião correta para fazer contato (a crônica policial registra casos de negociadores apressados que foram recebidos a tiro);

3) Procure ganhar tempo;

4) Deixe o causador de o evento falar. É mais importante ser um bom ouvinte, do que um bom conversador;

5) Não ofereça nada ao protagonista do evento;

6) Evite dirigir a sua atenção às vítimas com muita frequência então as chame de reféns;

7) Seja tão honesto quanto possível e evite truques;

8) Nunca deixe de atender qualquer exigência, por menor que seja;

9) Nunca diga não;

10) Procure abrandar as exigências (esse é outro objetivo básico da negociação);

11) Nunca estabeleça um prazo fatal e procure não aceitar um prazo fatal (o negociador nunca deve prometer que a exigência será atendida dentro de determinado limite de tempo);

12) Não faça sugestões alternativas;

13) Não envolva pessoas não policiais no processo de negociar;

14) Não permita qualquer troca de reféns, principalmente não

troque um negociador por um refém;

15) Evite negociar frente a frente (é um risco que deve ser evitado, pois além de não trazer nenhum benefício prático a negociação expõe o negociador, que durante os contatos com os causadores da crise deve sempre que possível estar desarmado, podendo ser atacado de surpresa e passar também a condição de refém).

Gabarito: B.

 

Questão 33  

A cerca de escoltas à pé…

Comentários:

A escolta motorizada é um procedimento de segurança que compreende a utilização de veículos por agentes especializados para a realização do acompanhamento veicular de um dignitário durante seus deslocamentos, embarques e desembarques, de forma a garantir sua permanente proteção. As escoltas motorizadas destinadas ao acompanhamento de um dignitário podem variar sua constituição, podendo ser do tipo:

  • Simples (01 veículo de segurança);
  • Médio ou padrão (02 veículos de segurança); ou
  • Rigoroso/complexo (mais de 02 veículos de segurança).

O veículo de segurança que segue à frente do veículo do dignitário (carro piloto, S-1 ou simplesmente carro 01) tem a função de proteger a frente deste, identificando no itinerário possíveis riscos, pontos sensíveis e áreas que possam se constituir em ameaças. Funciona como balizador do veículo da autoridade.

Transportando uma autoridade ou dignitário de maior risco, quando a viatura principal se deslocar em velocidade reduzida (no caso de uma parada, atravessando uma multidão ou mesmo numa imprevista retenção de tráfego) os agentes de segurança desembarcarão e seguirão a, pé cobrindo as laterais e a traseira do carro.

Gabarito: E.

 

Questão 34

A respeito da análise de risco…

Comentários:

Apurados os riscos, outras ações alternativas de tratamento desses riscos mapeados podem ser tomadas avaliando-se o impacto dos mesmos conforme a relação custo-benefício. São elas: aceitar, eliminar, mitigar ou transferir o risco.

Gabarito: E.

 

 

Questão 35  

Entre os elementos a serem considerados durante a definição…

Comentários:

A primeira coisa que tem que saber é que as letras “D” e “E” estão invertidas. As barreiras físicas são instaladas conforme o risco apurado.

Gabarito: C.

 

 

Questão 36  

Quanto à gestão de conflitos…

Comentários:

O Posto de Comando tem fundamental importância no curso do gerenciamento de uma crise. De sua organização e operacionalidade dependem o fluxo de decisões e o próprio êxito da ação policial durante o evento crítico. O Posto de Comando, localizado no perímetro externo, é uma organização de pessoas com cadeia de comando baseada na divisão de trabalhos e tarefas pré-determinados para a gestão de um conflito. Geralmente instalado na fase da resposta imediata!

Gabarito: A.

 

 

Questão 37  

A respeito do planejamento de segurança…

Comentários:

O “planejamento operacional” é mais específico. Projetado para o curto prazo, envolve as tarefas isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas, sendo definido em nível operacional. O domínio do planejamento operacional está na definição das atividades e dos recursos necessários para a realização dos objetivos estratégicos e administrativos. O ponto de partida para a elaboração dos planos operacionais são os objetivos de nível mais alto (objetivos principais ou objetivos estratégicos).

Gabarito: D.

 

 

 

Questão 38

No que se refere ao planejamento de contingência…

Comentários:

O planejamento de contingência é dividido em quatro fases: resposta, reassunção, recuperação e restauração. O manejo de emergência não é preventivo. A estrutura da coordenação tem que fazer parte do planejamento. Cada empresa tem um planejamento de contingência, e nele são realizados treinamentos para diversas possibilidades de sinistros.

Gabarito: E.

 

Questão 39

Ao receber um arquivo criptografado…

Comentários:

A criptografia é o ato de codificar dados em informações aparentemente sem sentido, para que pessoas não consigam ter acesso às informações que foram cifradas. A message-digest é uma propriedade que faz o uso da criptografia.

Gabarito: A/D.

 

 

Questão 40

A respeito do grau de sigilo…

 

Comentários:

Essa parte é bem cobrada em Segurança da Informação. De acordo com o art. 24 da LAI,  as informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada. Os prazos máximos de restrição de acesso à informação vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

  • ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;
  • secreta: 15 (quinze) anos; e
  • reservada: 5 (cinco) anos.

Gabarito: C.

 

 

Questão 42

O agente público que tiver…

Comentários:

Fere o princípio da Integridade, que trata da propriedade da informação que lhe garante uma estrutura própria e coesa, bem como a manutenção de detalhes imprescindíveis à composição do conhecimento. A informação íntegra contém tudo o que for necessário à tomada de decisão.

Gabarito: B.

 

 

Questão 43

A atividade de inteligência é o exercício…

Comentários:

Como venho falando nas aulas, a atividade de inteligência engloba inteligência e contrainteligência.

Gabarito: D.

 

Questão 44

A coleta de informação é a atividade primordial…

Comentários:

Falando em técnicas para reunião de dados, a reunião a partir de fontes abertas chama-se OSINT. A HUMINT é fonte humana (espionagem). MASINT, inteligência relacionada à interpretação de assinaturas eletromagnéticas. SIGINT, inteligência de sinais. IMINT, inteligência de imagens. Essas outras quatro, são conhecidas como inteligência técnica – TECHINT.

Gabarito: A.

 

Questão 45 

No que diz respeito à linguagem de inteligência…

Comentários:

Quando a banca menciona que o acesso tem que ser por agente credenciado, temos aí o princípio da segurança que pode ser também entendido na proteção desse agente, entretanto, quando ele se aproxima do conhecimento necessário para atender a demanda do seu trabalho para acredito estar falando da necessidade de conhecer. Estabelece, ainda, que o planejamento, a produção e a difusão de inteligência devem ocorrer sob a égide do sigilo, de modo a limitar o acesso a essa Inteligência apenas às pessoas que devam realmente tomar conhecimento delas, ou seja, apenas àqueles que “tenham necessidade de conhecer” conforme falamos acima. Assim, em virtude de suas características intrínsecas, a atividade de inteligência deve revestir-se de profundo grau de sigilo, o que de forma alguma significa que seja atividade ilegal e sem qualquer controle. Portanto,  o princípio da segurança carrega a ideia central de que inteligência e sigilo são indissociáveis. Claro que nem todo conhecimento produzido pelos serviços de inteligência deve ser classificado. De fato, é interessante para a imagem dos serviços perante a opinião pública que determinados relatórios ostensivos sejam disponibilizados.

Dessa forma, segurança é uma de suas características e, acoplada aos princípios do Controle, da Compartimentação e do Sigilo, visa a garantir, não só o próprio funcionamento da atividade, como, também, assegurar a proteção do conhecimento, em todas as fases de sua produção, de forma a que o seu acesso seja limitado apenas a pessoas credenciadas e com necessidade de conhecê-lo.

Gabarito: C/D.

 

Questão 46

Planejar e executar ações…

Comentários:

Segundo a Lei 9.883/99 no seu art. 4º, à ABIN compete:

  • planejar e executar ações, inclusive sigilosas, relativas à obtenção e análise de dados para a produção de conhecimentos destinados a assessorar o Presidente da República;
  • planejar e executar a proteção de conhecimentos sensíveis, relativos aos interesses e à segurança do Estado e da sociedade;
  • avaliar as ameaças, internas e externas, à ordem constitucional;
  • promover o desenvolvimento de recursos humanos e da doutrina de inteligência, e realizar estudos e pesquisas para o exercício e aprimoramento da atividade de inteligência.

Gabarito: C.

 

Questão 47

De acordo com a Lei de Acesso à Informação, o acesso…

Comentários:

De acordo com o art. 24 da LAI,  as informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada. Os prazos máximos de restrição de acesso à informação vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

  • ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;
  • secreta: 15 (quinze) anos; e
  • reservada: 5 (cinco) anos.

Entretanto, o art. 31 faz referência às informações pessoais. Assim, as informações pessoais, relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo e pelo prazo máximo de 100 anos a contar da sua data de produção, a agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que elas se referirem; e poderão ter autorizada sua divulgação ou acesso por terceiros diante de previsão legal ou consentimento expresso da pessoa a que elas se referirem.

Gabarito: D.

  

;-)

Vejam nossos cursos para área de Segurança:

Cursos na Área de Segurança Pública e Judiciária

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.