Artigo

Gabarito Extraoficial – PGE/PE – Atualidades – Analista/Gestão Pública

Olá Estrategistas,

Segue o meu comentário e gabarito extraoficial da prova da PGE/PE, para o cargo de Analista – Gestão Pública, na disciplina de Atualidades.

Foram seis questões, na média do número de questões da disciplina para a banca Cespe. Quem fez o nosso curso completo foi bem na prova.

Sucesso no concurso!

Leandro Signori

Acerca de temas da atualidade que envolvem o Brasil e o mundo, julgue os itens seguintes:

45 – A atual flexibilização de regras nas relações de trabalho, a exemplo de questões relativas à terceirização, jornada, férias e remuneração, foi resultado de projetos aprovados pelo Congresso Nacional com a reforma trabalhista.

COMENTÁRIOS:

A flexibilização das regras citadas na questão e de outras decorrem da reforma trabalhista, que foi aprovada no Congresso Nacional, no governo do ex-presidente Michel Temer.

Gabarito: Certo

46 – O fato de os países árabes serem grandes importadores de produtos da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro pode influenciar a política externa brasileira relativa ao Oriente Médio.

COMENTÁRIOS:

Países árabes e islâmicos são grandes importadores de produtos da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro. A intenção, manifestada na campanha eleitoral, do presidente Jair Bolsonaro de transferir a embaixada do país para Jerusalém gera preocupações de que possa afetar as exportações brasileiras para países árabes e islâmicos, com os quais temos grande superávit comercial, de vários bilhões de dólares, que estão entre os principais importadores de açúcar e de carne bovina e de frango, especialmente com o selo halal, que atesta técnica de abate conforme preceitos islâmicos.

Israel controla a totalidade da cidade de Jerusalém, porém os palestinos, reivindicam que a parte oriental da cidade venha a ser a sua futura capital e a pertencer a um futuro estado palestino. Os palestinos são árabes e na sua quase totalidade muçulmanos. Os países árabes e a grande maioria da comunidade internacional condenam a ocupação de Jerusalém Oriental por parte de Israel.

As preocupações do agronegócio brasileiro podem influenciar a política externa brasileira para o Oriente Médio, no sentido de não transferir a embaixada brasileira para Jerusalém ou retardar a sua transferência.
O presidente fez uma visita a Israel entre 31 de março e 02 de abril de 2019, onde anunciou a abertura de um escritório de negócios para a promoção do comércio, investimentos e intercâmbio em inovação e tecnologia, uma repartição sem status diplomático, para estimular negócios entre os países.

O anuncio de Bolsonaro desagradou os defensores da mudança da sede da embaixada brasileira e os contrários, ou seja, desagradou aos dois lados. O presidente disse que a transferência da embaixada será paulatina e que será realizada no seu governo.

Gabarito: Certo

47 – As práticas sociais na atualidade são totalmente direcionadas pela comunicação nas redes sociais, que proporcionam amplo debate e favorecem o consenso sobre temas relevantes a maioria da população.

COMENTÁRIOS:

Vejam a palavra “totalmente”, pegadinha clássica do examinador. As práticas sociais na atualidade NÃO são totalmente direcionadas pela comunicação nas redes sociais. Que as redes sociais propiciam um amplo debate não há dúvidas. Mas a qualidade deste debate não é boa, com muitos xingamentos, posições discriminatórias, intolerância, falta de educação e argumentos rebaixados com pouca ou nenhuma comprovação fática. O debate não tem favorecido o consenso, algo muito difícil, tem sim, levado a um dissenso maior da sociedade brasileira.

Gabarito: Errado

48 – Uma questão preocupante para o governo britânico com relação à concretização do Brexit é a fronteira entre Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

COMENTÁRIOS:

Este tema gera muita discordância dentro do Reino Unido. Muitos defensores do Brexit não concordam com o que foi acordado pela primeira-ministra Thereza May com a União Europeia de não estabelecer uma “fronteira dura” (com postos de controle) entre a Irlanda e a Irlanda do Norte.

A fronteira entre a Irlanda do Norte (parte do Reino Unido) e a República da Irlanda (um país independente, membro da União Europeia) é a única ligação terrestre entre a Europa e o Reino Unido.

O Acordo de Belfast, 1988, pôs fim a décadas de luta armada do IRA pela independência da Irlanda do Norte do Reino Unido e a sua reanexação a Irlanda. Uma das medidas determinantes para o término do conflito foi o fim do controle da fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, permitindo a livre circulação de pessoas, o que propiciou uma maior integração entre os irlandeses da ilha. Atualmente, milhares de pessoas atravessam a fronteira irlandesa todos os dias, e bens e serviços passam entre as duas jurisdições sem restrições.

A saída do Reino Unido da União Europeia implicará um controle de fronteiras entre ambos. Há um temor de que este controle de fronteira na ilha da Irlanda possa reavivar o movimento separatista na Irlanda do Norte.

Nas negociações já realizadas, o Reino Unido se comprometeu a não estabelecer uma “fronteira dura” (com postos de controle) entre a Irlanda e a Irlanda do Norte.

Gabarito: Certo

49 – Dados atuais acerca da segurança pública no Brasil mostram quantitativo de mortes violentas internacionais por ano similar à média de mortes anuais na guerra na Síria.

COMENTÁRIOS:

No auge da guerra civil da Síria, o número de mortes de pessoas em função do conflito chegou à média de sessenta mil pessoas por ano. É um número similar ao número de mortes violentas intencionais no Brasil, os homicídios.

Conforme o 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, de 2018, 63.880 pessoas foram assassinadas no Brasil em 2017.

Gabarito: Certo

50 – Com a participação no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o Brasil firmou acordos bilaterais com países estratégicos.

COMENTÁRIOS:

O Fórum Econômico Mundial (FEM) é uma organização internacional, localizada em Genebra (Suíça), responsável pela organização de encontros anuais com a participação e colaboração das maiores e principais empresas do mundo. Chefes de estado e de governo de países costumam participar do evento. Os encontros são realizados, em sua maioria, na cidade suíça de Davos e, em razão disso, também são conhecidos como Fórum de Davos.

Segundo os próprios organizadores, o principal objetivo do Fórum Econômico Mundial é “melhorar a situação do mundo”, através de ações tomadas e executadas por líderes mundiais, grandes economistas, investidores e empresários. Os membros componentes do FEM preconizam a irreversibilidade da globalização, de forma que é preciso estudar e compreender os seus impactos sobre o mundo, objetivando minimizar os efeitos negativos e potencializar os seus pontos positivos.

O presidente Jair Bolsonaro participou da edição de 2019 do Fórum, porém, o Brasil não firmou acordos bilaterais com países estratégicos.

Gabarito: Errado

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Os outro professores poderiam comentar as outras matérias.
    Muniz em 09/04/19 às 14:17
  • Show Rita. Sucesso no concurso!
    Leandro Signori em 08/04/19 às 22:35
  • Professor Leandro, muito obrigada pela excelentes aulas! Quase fechei sua matéria!!! Só deixei a questão 49 em branco, pq fiquei insegura. Mais uma vez muito obrigada!!!!
    Rita Cortez em 08/04/19 às 18:08
  • Obrigada pelos comentários!
    Gabriella em 08/04/19 às 16:26
  • Obrigado pela gentileza da correção da prova, professor.
    Leomarque Lira em 08/04/19 às 08:30
  • Professor, só acertei a 50 porque vi na sua revisão de véspera, no sábado. Obrigada!
    Luiza em 08/04/19 às 01:12