Artigo

Fim da vigência da MP 808: O que eu preciso saber?

Fim da vigência da MP 808: o que eu preciso saber?

Fala pessoal!! Tudo bem?! =)

Sou Antonio Daud, professor de Direito do Trabalho no Estratégia Concursos.

Estou passando por aqui para comentar o fim da vigência da Medida Provisória 808, de 14/11/2017, que, ao que tudo indica, deve ocorrer já amanhã (24/4/2018). Em outras palavras, se nada se alterar até lá, terá caducado a MP 808.

A Medida havia sido editada como resultado de um acordo costurado entre a Presidência da República e o Senado Federal, para viabilizar a aprovação do texto original da reforma trabalhista no Senado. Chegou a receber centenas e centenas de emendas, muitas das quais visavam rediscutir a própria reforma trabalhista de julho de 2017.

Resgatando as lições de Direito Constitucional, relembro que o prazo de vigência das medidas provisórias é de 60 dias, prorrogáveis por mais 60. Ocorre que tais prazos ficam suspensos durante o recesso parlamentar (CF, art. 62, §4º), fazendo com que a MP 808 acabasse vigorando por mais de 120 dias corridos. Reparem que, na tabela abaixo, não foi computado o período entre 22/12/2017 e 2/2/2018 :

fim da vigência da MP 808

Apesar da vida curta, a MP 808 impactou fortemente o mundo dos concursos públicos, até porque tivemos a publicação de vários editais durante sua vigência. A seguir teço algumas considerações a respeito.

E agora? A mudança cai no meu concurso?

Concursos com edital já publicado

Ante a possibilidade de ocorrerem alterações legislativas (ou até mesmo jurisprudenciais) no período entre a publicação do edital e a aplicação das provas, é praxe na grande maioria dos concursos públicos fixar como critério de cobrança a legislação vigente à época da publicação do edital.

Ou seja, para sabermos se a MP 808 pode ou não ser cobrada no seu concurso, basta obtermos duas informações: (i) a data de publicação do edital e (ii) o seu teor.

Para quem está se preparando para concursos como TRT-PE, TRT-RJ, TRT-15, que tiveram editais publicados durante a vigência da MP (vide tabela acima com as datas de vigência da MP), basta percebermos que as regras constantes destes editais preveem a cobrança da legislação vigente à época. Ou seja, é possível que a MP 808 seja cobrada em tais certames. Para o TRT-RJ, inclusive, houve uma retificação do edital na última semana, deixando ainda mais claro que a MP 808 pode ser cobrada em prova.

Para outros concursos com editais publicados entre 14/11/2017 e 23/4/2018, é importante examinar o que o edital prevê a respeito de alterações legislativas ocorridas após sua publicação (ou até mesmo previsões específicas sobre a MP 808/2017). Assim, sugiro que cada um leia o edital do respectivo concurso e avalie caso a caso.

Há casos raros, como o concurso da PGE-SP 2018 (organizado pela Vunesp), cujo edital autorizava a cobrança em prova até mesmo das regras alteradas após o edital (parte final do item 19 da ementa de Direito do Trabalho).

Podemos perceber, portanto, que o edital é quem dará a ‘palavra final’ a respeito da cobrança ou não das regras da MP 808.

Concursos ainda sem edital

Para concursos previstos, como AFT, TRT-02, TRT-18, entre outros, fica “tudo como dantes”. Ou seja, volta a valer a redação dada à CLT por meio da ‘lei da reforma trabalhista’ – Lei 13.467, de 13/7/2017.

Veja abaixo um mapa comparativo das regras celetistas vigentes (se preferir fazer o download, CLIQUE AQUI):

Postei um vídeo no meu canal no YouTube detalhando todos estes efeitos. Não deixe de assistir e já se INSCREVER no canal:

Adiante, alguns parágrafos comentando as 10 principais mudanças decorrentes do fim da vigência da MP 808/2017.

Vamos lá!

  • Vigência da Reforma Trabalhista x contratos de trabalho vigentes (MP 808/2017, art. 2º)

Mesmo sob críticas, a MP 808 havia previsto expressamente que as regras da reforma trabalhista (sobre o Direito material do Trabalho) aplicar-se-iam integralmente aos contratos de trabalho vigentes (inclusive àqueles celebrados antes de novembro/2017).

Com a perda da eficácia desta regra, ganha ainda mais combustível o debate sobre a aplicação ou não das regras reformadas para contratos de trabalho celebrados antes da vigência da reforma trabalhista.

Ainda sobre este ponto, lembro que o TST (se tomarmos por base a posição externada pela Comissão de Jurisprudência e Precedentes Normativos em fevereiro de 2018) tende a se inclinar pela não aplicação das novas regras aos contratos de trabalho antigos, em respeito ao direito adquirido. Segundo tal corrente, portanto, teríamos dois universos de regras: um para contratos de trabalho celebrados a partir de 11/11/2017; outro universo de regras para contratos anteriores a isto.

De toda forma, para concursos públicos em geral tais conjecturas não possuem grande relevância, ao menos até que voltemos a ter uma nova posição concreta a respeito.

  • Prorrogação em atividade insalubre (CLT, art. 611-A)

A alteração promovida nos incisos XII e XIII do art. 611-A da CLT pela MP 808 havia buscado compatibilizar tais disposições com o inciso XVII do art. 611-B da CLT.

Com o fim de sua eficácia, não há mais exigência expressa de respeito integral às normas de SST (previstas em lei ou em Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho), muito embora tal exigência continue sendo válida a partir de uma interpretação sistemática da legislação.

  • Remuneração (CLT, art. 457)

As diversas alterações promovidas no art. 457 da CLT, em especial quanto à ajuda de custo e aos prêmios, deixam de valer.

Portanto, não há mais a limitação expressa de 50% da remuneração mensal para a ajuda de custo, tampouco a limitação de pagamento dos prêmios 2 vezes ao ano.

O fim da vigência da MP 808 prejudicou algumas das regras sobre gorjeta, trazidas para a CLT por meio da Lei 13.419/2017 (Lei da Gorjeta), e “acidentalmente” revogadas pela lei da reforma trabalhista.

  • Gestantes e Lactantes em atividades insalubres (art. 394-A)

O fim da vigência da MP 808 foi prejudicial ao trabalho das gestantes/lactantes em atividades insalubres.

Voltando a valer os termos da Lei 13.467/2017, a gestante submetida a insalubridade em grau médio ou mínimo passa a ter seu afastamento condicionado à recomendação médica, isto é, a empregada deixa de ser automaticamente afastada, como havia sido proposto na MP 808.

  • Jornada de 12 por 36 horas (art. 59-A)

Voltam a valer os termos da lei da reforma trabalhista, a qual autorizava, de forma abrangente, o estabelecimento da jornada de 12 horas de trabalho por 36 de descanso também por meio de acordo individual por escrito (além de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho).

Em outras palavras, segundo a atual redação da CLT, o acordo individual por escrito legitima a jornada 12×36 para profissionais em geral – ou seja, também para profissionais e empresas fora do setor de saúde (o que havia sido restringido pela MP 808).

  • Trabalho intermitente (art. 452-A e seguintes)

A MP 808/2017 havia preenchido uma série de lacunas quanto ao trabalho intermitente (cálculos rescisórios, prazo para pagamento da remuneração, aviso prévio, férias, licença-maternidade etc).

Apesar de tais normas não mais constarem do texto celetista, fato é que o assunto continua carecendo de regulamentação mais detalhada.

Nesse sentido, há expectativa de ser editado um Decreto para sanar estas lacunas.

Aproveito para lembrar que volta a valer a multa de 50% em caso de cancelamento de serviços previamente agendados. Foram extintas a ‘quarentena’ de 18 meses (que valeria até 2020) e a rescisão contratual de pleno direito – em razão da não convocação por 1 ano.

  • Danos morais (arts. 223-C e 223-G)

Volta a vigorar a redação conferida aos dispositivos do Título II-A da CLT por meio da ‘lei da reforma trabalhista’, inclusive tomando-se por base o último salário contratual do ofendido para fins de cálculo indenizatório.

  • Autônomo (art. 442-A)

A MP 808/2017 havia proibido a cláusula de exclusividade em um contrato de autônomo. Assim, em tese, não haveria óbices à contratação de autônomo com exclusividade contratual.

  • Representação dos empregados (art. 510-E)

A MP 808 havia incluído o art. 510-E na CLT (e alterado o caput do art. 611-A) com vistas a deixar claro que a comissão de entendimento direito não poderia substituir a função dos sindicatos na defesa dos interesses da categoria ou nas negociações coletivas.

O fim da vigência da MP, no entanto, pouco vai significar, pois já era forte o entendimento doutrinário de que tais comissões não poderiam substituir a função dos entes sindicais, tampouco celebrar acordos coletivos.

  • Ação para anulação de cláusulas de ACT/CCT (art. 611-A, §5º)

Já houve até questão de prova cobrando a regra do §5º do art. 611-A da CLT que havia sido alterada pela MP 808. De toda forma, de acordo com a redação dada ao dispositivo pela Lei 13.467/2017, volta a ser possível a apreciação, por meio de  ação judicial individual ou coletiva (esta última já era possível de acordo com a MP), da anulação de cláusulas de ACT/CCT. Em todos os casos, os sindicatos subscritores dos instrumentos devem ser partes obrigatórias nos referidos processos.

É isto, amigos! Espero que tenha sido útil para já irem assimilando as ‘novidades’ e até mesmo para avaliarem a necessidade (ou não) de estudar as mudanças para seu concurso.

Um grande abraço e bons estudos!

Prof. Antonio Daud

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • FUI DEMITIDO NESTE CONTRATO INTERMITENTE COM 6 MESSES DE CARTEIRA ASSINADA , QUANDO FUI ASSINAR ARECISÃO CONTRATUAL NO ESCRITORIO A MESMA VEIO ZERADA , SEGUNDO A EMPRESA ME INFORMOU ELA NAO ME DEVE DIREITO TRABALISTA ALGUM , POIS A MEDIDA PROVISORIA 808 DEXOU DE VALER . GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE NAO DEVO RECEBER NADA COM A QUEDA DESTA MEDIDA PROVISORIA ? OBRIGADO . SERGIO QUEIROZ
    SERGIO QUEIROZ NASCIMENTO em 25/03/19 às 12:39
  • Oi Thayane, exato, tomará por base o texto da Lei 13.467/2017. Pelo que vi, o vade mecum pós-edital já foi atualizado, suprimindo os trechos da MP 808. -)
    Antonio Daud Jr em 25/05/18 às 09:40
  • Prof. Daud, então pro TRT SP não vai cair a MP 808? Só cairá a Reforma mesmo? No Vade Mecum do Estratégia pro TRT SP está constando a MP 808... seria bom corrigir. Agradeço a atenção desde já!
    Thayane em 22/05/18 às 12:59
  • Eduardo de Oliveira, pelo que sei, os feriados e as folgas estão diluídas na própria jornada, bem como os respectivos pagamentos. Se estiver errados peço que alguém me corrija.
    Lucas em 16/05/18 às 17:03
  • Gostaria de tirar uma dúvida, eu trabalho no hospital 12x36 e a empresa não quer mais pagar os feriados e nem dar folgas compensatórias está correto com a queda da MP?
    Eduardo de Oliveira em 08/05/18 às 06:11
  • Olá Clemilson, a MP 808 em nada alterou o assunto. As horas in itinere continuam extintas pela Lei 13.467/2017. Abs
    Antonio Daud Jr em 25/04/18 às 09:21
  • Oi Rafael, deixamos um link para download direto do PDF: https://drive.google.com/open?id=1IObUVi1VbOLRT27bJZuARA2wjhzTg0ZK
    Antonio Daud Jr em 25/04/18 às 09:10
  • Oi Ana, não é bem por aí. De fato não é o ideal. Mas alguma legislação deve ser tomada como critério de cobrança. E, ainda que não seja perfeito, entendo que é muito mais justo cobrar aquela vigente à época do edital, em relação a qual os candidatos podem se preparar com antecedência =)
    Antonio Daud Jr em 25/04/18 às 09:08
  • Oi Mônica, certamente será cobrada a reforma (Lei 13.467/2017). Houve a queda tão-somente da MP 808. Abs
    Antonio Daud Jr em 25/04/18 às 09:06
  • Professor Antônio Daud, Boa noite! Será que no edital do TRT 5 irão cobrar a reforma trabalhista, mesmo com a queda da mesma? Agradecida.
    Mônica em 24/04/18 às 21:26
  • Professor Antônio Daud, Boa noite! Será que no edital do TRT 5 irão cobrar a reforma trabalhista, mesmo com a queda da mesma? Agradecida.
    Mônica em 24/04/18 às 21:26
  • Esse professor é incrível.Ele consegue deixar tudo fácil. O cara nasceu para dar aula mesmo!
    Guilherme em 24/04/18 às 19:58
  • Agradeço pela iniciativa de pensar no próximo. Continue na graça de Jesus Cristo.
    Damiana De Souza em 24/04/18 às 17:14
  • Prof. Daud, Os seus comentários são sempre muito esclarecedores e práticos (a tabelinha comparativa é perfeita), principalmente para quem não é da área de direito... Que Deus o abençoe e recompense!
    Valeska Carneiro em 24/04/18 às 10:22
  • OLÁ. BOM DIA. COMO FICOU AS HORAS IN-TINERES?
    Clemilson Pereira da silva em 24/04/18 às 09:03
  • Não estou conseguindo baixar o material!
    Rafael em 23/04/18 às 21:06
  • No caso específico do TRT RJ seria bastante incoerente por parte da AOCP cobrar dispositivos na prova, que não estarão mais em vigor. A cobrança da letra "morta" de uma MP não convertida em lei seria, no mínimo, irresponsável.
    Ana Claudia em 23/04/18 às 19:31
  • Bom dia, professor! Obrigada, muito útil! Muitos falando sobre este assunto, mas eu fiquei aguardando um texto te vocês para eu me orientar com segurança sobre o tema!
    Misleine em 23/04/18 às 09:39
  • Bom dia, professor! Obrigada, muito útil! Muitos falando sobre este assunto, mas eu fiquei aguardando um texto te vocês para eu me orientar com segurança sobre o tema!
    Misleine em 23/04/18 às 08:46