Artigo

Ética e Moral: Afinal de contas, qual é a diferença?

Oi pessoal! São frequentes os editais cobrando a diferença entre Ética e Moral. Esse é o tema mais comum nas provas de Ética no Serviço Público, mas, no fim das contas, qual é a diferença ente esses dois termos?

ESSA COMPARAÇÃO FAZ SENTIDO MESMO? COMO ISSO PODE INFLUENCIAR MINHA PROVA?

Primeiro de tudo: Ética e Moral são coisas diferentes, apesar de, na prática, usarmos os dois termos de maneira muito confusa. Na realidade, a comparação entre os dois não apresenta muita utilidade, pois eles não são espécies de um mesmo gênero.

No nosso dia a dia costumamos raciocinar comparativamente, e esse tipo de raciocínio, de maneira geral, é muito importante para nós. Se você precisa comprar um caderno, pode compará-lo com um fichário, de maneira a avaliar as vantagens e desvantagens de cada solução. Se você pretende comprar um veículo, poderá comparar um automóvel, uma motocicleta e uma bicicleta, de maneira a identificar as principais diferenças entre cada um deles. Essa comparação, porém, só faz sentido porque automóvel, motocicleta e bicicleta são espécies do mesmo gênero: todos são veículos.

O mesmo não ocorre com a Ética e a Moral. Elas não são espécies de um mesmo gênero. Comparar Ética e Moral é o mesmo que comparar um caderno com uma bicicleta, ou um fichário com uma motocicleta… Por outro lado, nós somos obrigados a fazer isso, já que essa comparação, mesmo sem fazer muito sentido, é cobrada nas provas de concurso.

Meu primeiro conselho, portanto, é que você “vá com calma” nesses estudos introdutórios. Estudar Ética não é o mesmo que estudar Matemática ou Contabilidade. Os conceitos aqui são mais fluidos, e a banca examinadora termina tendo uma pequena licença para ser “criativa”. Algumas vezes, inclusive, isso traz resultados catastróficos, com questões confusas e mal escritas, como você já deve ter visto uma vez ou outra.

VAMOS ENTENDER AS ORIGENS DE ÉTICA E MORAL

A palavra Ética vem do grego ethos, que, em sua acepção original, significa caráter, modo de ser ou qualidade do ser.

Para Sócrates, a ética era o conhecimento capaz de conduzir o homem à felicidade. Platão, por sua vez, considerava a ética como o saber que dirige a conduta humana à justiça. Para Aristóteles, a ética deve ser compreendida como o conhecimento que propicia ao homem alcançar a virtude cardeal, que nada mais seria do que a ação justa, prudente corajosa e temperada.

A Ética é o conhecimento que oferta ao homem critérios para escolha da melhor conduta, tendo em conta o interesse de toda a comunidade humana. Se partirmos do pressuposto de que o homem busca uma vida equilibrada, orientada pelo bem comum, podemos dizer que a ética é a reflexão acerca de quais são as condutas virtuosas, boas e aceitáveis, e de quais não são, e por isso devem ser evitadas.

a palavra Moral, por sua vez, originou-se da tradução do ethos para o latim mos (ou mores, no plural), que significa costume.

O termo “moral”, no entanto, não traduz a palavra grega originária por completo. O ethos grego possuía dois sentidos diferentes, mas relacionados: o primeiro era a interioridade do ato humano, ou seja, aquilo que gera uma ação genuinamente humana e que brota a partir do sujeito moral, ou seja, ethos remete ao agir, à intenção.

Por outro lado, havia também o sentido relacionado à questão dos hábitos, costumes, usos e regras, e que se materializa na assimilação social dos valores, sob uma ótica mais prática, voltada à prescrição de conduta.

A tradução latina do termo ethos para mos não contemplou a dimensão pessoal do ato humano, incorporando apenas o sentido comunitário da atitude valorativa. Por esse motivo confundimos frequentemente os termos ética e moral.

Tanto ethos (caráter) como mos (costume) indicam um tipo de comportamento que normalmente consideramos como não natural, adquirido por meio do exercício consciente e do hábito. Portanto, Ética e Moral dizem respeito a uma realidade humana construída histórica e socialmente por meio das relações coletivas dos seres humanos enquanto sociedade.

E AÍ? COMO EU RESPONDO AS QUESTÕES?

No nosso dia a dia dificilmente distinguimos os conceitos de Ética e Moral, mas vários estudiosos fazem essa distinção. Para ser um pouco mais convincente, eu diria para você que, para as bancas organizadoras, Ética e Moral não são a mesma coisa, e isso é o suficiente para que você entenda a importância de dominar essas diferenças, certo? :)

Enquanto a Ética está relacionada à reflexão, com caráter especulativo (científico), a Moral traduz essa reflexão em ação, tendo caráter normativo. A moral determina o nosso comportamento por meio de um sistema de prescrição de conduta. Nós adotamos uma conduta ou outra com base num sistema de valores enraizado em nossa consciência, envolvendo ideias pré-concebidas de certo e errado, que vão, ao longo da vida, guiar nossa conduta. Essa é a ideia de moral.

Vou pegar emprestados alguns conceitos próprios da Teoria da Norma para esclarecer o que é a prescrição de conduta. Quem cursou Direito na faculdade inevitavelmente estudou bastante essa teoria!

A prescrição de conduta é um fenômeno que se manifesta por meio da norma. Isso acontece quando alguém diz como outra pessoa deve se comportar. Você provavelmente pensou nos seus pais dizendo para você não falar de boca cheia, ou para tirar os cotovelos de cima da mesa, não é mesmo!? Este é um exemplo válido de prescrição de conduta, mas o fenômeno prescritivo permeia toda a nossa vida.

A prescrição de conduta também acontece quando você lê um manual que explica como montar um móvel novo que você comprou. Este é um exemplo de norma técnica, enquanto a sua mãe lhe mandando se comportar na mesa traduz uma norma de etiqueta, ou de trato social. Temos ainda a norma jurídica, que se manifesta quando uma lei, decreto ou outra modalidade normativa determina como você deve se comportar, dizendo, por exemplo, que você é obrigdo a usar o cinto de segurança para dirigir, ou que você não pode agredir uma outra pessoa.

A norma está presente no nosso dia a dia, e orienta nossa conduta em praticamente tudo que fazemos. Pois bem, a moral é um fenômeno social de caráter normativo, orientando a nossa conduta no dia a dia.

Podemos definir a moral como um conjunto de preceitos ou regras para dirigir os atos humanos segundo a justiça e a equidade natural, ou seja, regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas num determinado momento histórico.

A Ética, por outro lado, é a parte da Filosofia que se ocupa do comportamento moral do homem. Ela engloba um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa, que estão ligados à prática do bem e da justiça, aprovando ou desaprovando a ação do homem, de um grupo social ou de uma sociedade.

A Moral é um fenômeno normativo, enquanto a Ética é ciência, voltada para o comportamento moral, e busca compreender e criticar a moral de uma sociedade. A ética é filosófica e científica.

Enquanto a ética trata o comportamento humano como objeto de estudo, procurando tomá-lo da forma mais abrangente possível, a moral se ocupa de atribuir um valor à ação. Esse valor tem como referências o bem e o mal, a justiça e a injustiça, o certo e o errado, baseados no bem comum.

Existem diferentes visões acerca do conteúdo da Moral. Isso acontece porque as ideias de certo e errado, de justo e injusto, variam histórica e geograficamente.

Para deixar isso mais claro, deixe-me dar alguns exemplos a você. A Moral varia no tempo, a depender da conjuntura social. Até o Século XIX, por exemplo, considerava-se perfeitamente normal que crianças trabalhassem muitas horas por dia em fábricas. Naquela época isso era considerado certo, mas hoje é inadmissível fazer crianças trabalharem.

Por outro lado, a Moral também varia no espaço. Em alguns países não se admite, por exemplo, que mulheres andem com a cabeça descoberta, enquanto no Brasil é perfeitamente normal e aceitável que mulheres cubram ou não a cabeça.

A Ética, por outro lado, tem caráter científico, e por isso em geral podemos dizer que ela não varia. Tome muito cuidado aqui, pois isso não quer dizer que a ética, ou seja, a forma de estudar a moral, não varia de forma alguma. Os próprios critérios científicos variam ao longo do tempo, mas não da mesma forma que a Moral.

RESUMO? TEMOS!

Para finalizar este artigo trago um quadro comparativo entre Ética e Moral, que ajudará você a consolidar melhor o entendimento acerca das principais características desses dois conceitos.

E aí? Você conseguiu entender bem as diferenças entre Ética e Moral? Se tiver dúvidas comenta aqui embaixo. Se você ainda me segue nas redes socias, estou lá no instagram e no youtube!

Grande abraço!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Não encontrei nenhuma explanação tão clara e com tanta base inclusive, etimológica, a respeito do assunto da diferenciação entre ética e moral. Parabéns! Sem dúvidas, é um jovem promissor, talvez um futuro jurista brasileiro!
    Ildebrando em 05/05/20 às 16:44
  • Muito boa explicação sobre ética e moral. Obrigada
    Idinez Ferreira dos Santos em 29/04/20 às 14:55