Artigo

Estatísticas de cobrança para analista judiciário (sem especialidade) – TJ RJ

Olá, amigos. Buscando ajudá-los na preparação, vamos falar sobre as estatísticas de cobrança para analista judiciário (sem especialidade) com base em matérias que são comuns a outras provas realizadas pela banca Cebraspe.

Para esclarecer, vale lembrar de que o concurso de analista judiciário (sem especialidade) conta com 31 vagas iniciais, bem como que será realizado por meio de prova com 60 (sessenta) questões, sendo 20 (vinte) de conhecimentos gerais e 40 (quarenta) de conhecimentos específicos.

Em primeiro lugar, o grupo de conhecimentos gerais inclui:

  • Língua Portuguesa;
  • Legislação Especial;
  • Noções dos Direitos das Pessoas com Deficiência;
  • Ética no Serviço Público.

Além disso, temos o grupo de conhecimentos específicos, que conta com:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Legislação.

Estudo dirigido – Estatísticas de cobrança para analista judiciário

A importância do estudo dirigido é tamanha, acima de tudo considerando a concorrência e o tempo necessário para a preparação do concurso.

Dessa forma, procurando identificar pontos mais cobrados pela Cebraspe, certamente aumentando suas chances de êxito, analisamos provas realizadas desde 2017.

Assim, devemos lembrar de que o Estratégia já disponibilizou o edital estratégico (https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/edital-estrategico-tj-rj-baixe-gratuitamente/) e vídeo com análise do edital (https://www.youtube.com/watch?v=tdxnMfB4TUE), mas agora vamos ajudá-los com dados estatísticos relacionados às cobranças da sua banca.

Ademais, é importante dizer que a soma dos percentuais poderá ficar acima de 100%, já que uma mesma questão pode abarcar diversos assuntos do concurso.

Língua Portuguesa

Ao olharmos as estatísticas de cobrança para analista judiciário (sem especialidade), veremos que a banca Cebraspe cobra em 35% (trinta e cinco por cento) de suas questões o domínio da estrutura morfossintática do período, ou seja, fica claro o apreço da banca ao tema.

No entanto, também deve ser dada atenção à coesão textual e interpretação de textos, já que também possuem alta relevância.

Por outro lado, a Cebraspe não insere tantas questões de domínio da ortografia oficial, por exemplo. 

Estatísticas de cobrança para analista judiciário
Estatísticas de cobrança
Gráfico – Língua Portuguesa

Noções dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Neste ponto, identificamos pelos levantamentos que a Cebraspe tem predileção pela Lei 13.146/2015 em seus concursos.

Portanto, atenção redobrada nesta lei, mas não descuide das outras duas leis (10.098/2000 e 10.048/2000), já que você tem aqui chances grandes de fazer boa pontuação. 

Estatísticas de cobrança para analista judiciário
Estatísticas de cobrança
Gráfico – Noções dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Direito Administrativo

Aqui, percebemos pelas estatísticas que o tópico de licitação e contratos administrativos está como ponto chave, porque conta com uma cobrança de quase 30% (trinta por cento) nas questões elaboradas pela Cebraspe.

Outrossim, atos administrativos e organização administrativa também são temas caros à banca, porque somam 23% (vinte e três por cento).

Consequentemente, temos que os três assuntos podem, juntos, somar mais de 50% (cinquenta por cento) da sua prova de Direito Administrativo, ou seja, concentre-se nesses temas, embora sem esquecer dos outros.

Estatísticas de cobrança para analista judiciário
Estatísticas de cobrança
Gráfico – Direito Administrativo

Direito Constitucional

Em Direito Constitucional, a Cebraspe tende a cobrar com maior potência direitos e garantias fundamentais, mas também dá valor a temas como Poder Judiciário e organização político administrativa do Estado.

Assim, se a Cebraspe mantiver as estatísticas de cobrança para analista judiciário sem especialidade, você pode garantir 70% (setenta por cento) da prova de Constitucional com esses pontos.

À vista disso, você deve estudar com atenção redobrada esses temas, apesar de não dever descuidar dos demais.

Estatísticas de cobrança para analista judiciário
Estatísticas de cobrança
Gráfico – Direito Constitucional

Direito Civil

Em Direito Civil, observamos pelas estatísticas de cobrança para analista judiciário que 24% (vinte e quatro por cento) das questões são referentes ao item 2 do programa (pessoas naturais).

Dessa forma, considerando os outros tópicos mais cobrados pela banca, temos que mais da metade da prova pode estar relacionada a apenas três itens do edital, uma vez que pessoas jurídicas e LINDB somam 33% (trinta e três por cento) na análise.

Por isso, fiquem atentos a esses pontos.

Estatísticas de cobrança para analista judiciário
Estatísticas de cobrança
Gráfico – Direito Civil

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil é uma matéria extensa, de muitos pontos, mas alguns deles foram de reduzidíssima incidência em certames anteriores.

Entretanto, o fato de os pontos serem pouco cobrados, não significa que não o serão na sua prova, embora a chance de caírem seja menor.

De acordo com os dados, a banca Cebraspe prefere questões relacionadas ao processo de conhecimento e ao cumprimento de sentença.

No entanto, percebe-se que o estudo deve ser atento também a temas como teoria geral dos recursos e sujeitos dos processos, embora sem descuidar dos demais.

Estatísticas de cobrança para analista judiciário
Estatísticas de cobrança
Gráfico – Direito Processual Civil

Direito Penal

Primeiramente, vale lembrar de que o Código Penal é divido entre parte geral e parte especial, bem como que no edital também serão cobradas leis extravagantes, devendo ser dada atenção às recentes alterações legislativas, principalmente ao pacote anticrime.

Depois disso, voltando às estatísticas, verificamos que a Cebraspe tem por característica cobrar com maior incidência crimes contra a administração pública, visto que 28% (vinte e oito por cento) das questões analisadas requeriam de alguma forma conhecimento sobre esta matéria, ou seja, esse ponto deve ser explorado com mais atenção.

Ademais, o estudo das penas e da culpabilidade é de alta relevância para o concurso, porquanto somam com o tema anteriormente mencionado (crimes contra a administração pública) mais de 50% (cinquenta por cento) das questões analisadas. 

Estatísticas de cobrança para analista judiciário
Estatísticas de cobrança
Gráfico – Direito Penal

Direito Processual Penal

Em Direito Processual Penal, as estatísticas mostram que a Cebraspe requer maiores conhecimentos de prazos, com 15% (quinze por cento) de incidência nas questões.

Mas, de forma evidente, os itens 12 (prisão, medidas cautelares, liberdade provisória e prisão temporária) e 4 (fase pré-processual) do edital de processo penal também são significativos aos estudos da matéria.

Estatísticas de cobrança para analista judiciário
Estatísticas de cobrança
Gráfico – Direito Processual Penal

Conclusão

Na certeza de que um estudo bem dirigido traz melhores resultados, encerramos aqui a análise das estatísticas de cobrança para analista judiciário – sem especialidade – do TJ RJ e esperamos que ela seja condutora de sucesso em sua aprendizagem, auxiliando especialmente quanto às necessárias revisões dos temas mais relevantes para a Cebraspe.

Boa sorte!

Abraços

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa tarde. Ótimo trabalho. Poderia ser feita análise para técnico judiciário? Obrigado
    Fábio em 28/03/20 às 17:08
  • Quero fazer o curso
    Daltro em 28/03/20 às 13:35
  • Legal!
    Tagmar Santana em 27/03/20 às 18:15
  • Prezado Professor, Excelente trabalho, tudo que eu estava precisando, já que o Edital é imenso. Muitíssimo obrigada.
    Luciana em 27/03/20 às 09:50