Artigo

Estados Soberanos no Direito Internacional – Não perca hoje!

O professor Ricardo Vale ministra neste sábado, 28 de novembro de 2020, às 8h30min, o evento “Estados Soberanos“. Acompanhe ao vivo e gratuitamente pelo canal do Estratégia Carreira Jurídica no Youtube.

Estados Soberanos – Cronograma

Estados Soberanos – Evento ao vivo

ACESSE AQUI O EVENTO AO VIVO

Estados Soberanos – Curiosidades

Existem algumas teorias quanto ao reconhecimento da soberania dos estados nacionais dentro da disciplina de Direito Internacional Público. A teoria declaratória do Estado, por exemplo, submete a condição de Estado a diversas características que uma região possui de fato.

Já a teoria constitutiva do Estado, que é uma construção teórica, já que não codificada em tratados, define o Estado como uma pessoa de direito internacional público somente se for reconhecido como soberano por outros Estados.

A maioria das autoridades modernas rejeitam a teoria constitutiva, citando, dentre outros, o fato de levar a subjetividade na noção de Estado. Outro problema é que o reconhecimento, mesmo quando majoritário, não é obrigatório para terceiros Estados no Direito Internacional Público.

Um exemplo disso é o status do Estado da Palestina durante os anos 1990, que, à época, era reconhecido por mais de 100 Estados, mas que não conseguiu angariar apoio suficiente para que se estabelecesse a teoria constitutiva como uma norma específica do Direito Internacional.

Quer saber mais sobre Estados Soberanos? Não perca o evento de hoje!

Cursos para o Concursos

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2020

mais de 11 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Concursos de Direito

Vagas para a área jurídica

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.