Artigo

Segundo presidente do INSS, esse não é o momento para concurso

Em entrevista concedida ao jornal O Gobo, Leonardo Rolim, atual presidente do Instituto Nacional de Seguro Social, além de debater sobre questões relacionadas ao instituto, também tratou acerca da chegada de um novo concurso INSS.

Para Rolim, o órgão tem a meta de se tornar uma grande agência social do governo, que será capaz de oferecer serviços de Previdência e trabalho. Mas, para isso, há a necessidade de servidores qualificados e realizações de concursos,. No entanto, essa não é uma opção no momento.

“Estamos em um processo de transformação digital. Concluindo esse processo, vou saber qual é o perfil de servidor que preciso e qual o quantitativo necessário. A partir daí, vejo o que vai acontecer nos próximos anos de aposentadoria e faço um planejamento de um novo concurso INSS. Vamos precisar fazer, mas agora não é o momento, disse o presidente.

Questionado sobre assumir uma das piores empresas públicas na prestação de serviços ao cidadão atualmente, Rolim lembrou da tradição do INSS de enfrentar desafios e vencê-los. Além disso, destacou os problemas e soluções entre os anos de 2005 e 2008.

Entre 2005 e 2008, havia o problema das filas, pessoas dormindo na frente do INSS para pegar uma senha. Foi criado o agendamento, as pessoas marcavam e eram atendidas rapidamente. Foi criada a gratificação por desempenho. O INSS passou a ter uma gestão orientada a resultados, foi instalado um painel de monitoramento que permitia saber quantas pessoas esperavam nas agências, que horas chegaram, quem cada servidor atendeu, em tempo real.

Mesmo com tantas novidades, a fila no INSS persiste, mas para Rolim, as análises serão reforçadas com a força-tarefa. A ideia é atrair os aposentados sem limite de contratação.

Outra medida que deve ser tomada é na melhoria na velocidade da internet e troca dos computadores. O objetivo é abrir licitação e ir adquirindo o que for necessário. Somente com essa mudança tecnológica, é esperado o aumento da performance em 20%, o que equivale a mais 1.200 pessoas na análise.

Mais informações: Concurso INSS


Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CURSO INSS

Materiais Gratuitos INSS

Fique por dentro de todos os concursos

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.