Notícia

ENTREVISTA: Josimar Rissi – aprovado em 4º lugar no concurso PRF para o estado do Mato Grosso (provas objetiva e discursiva)

“Se for para fazer, faça bem feito. Quanto maior o sonho para sua vida, maior será o preço a se pagar. Quem estuda tem que ter isso em mente, pois de concurseiro meia boca o mundo está cheio. Mas se sonhar e pagar o preço, qualquer um pode ser o que quiser na vida.”

Confira nossa entrevista com Josimar Rissi , aprovado em 4º lugar no concurso da Polícia Rodoviária Federal para o estado do Mato Grosso (provas objetiva e discursiva):

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Josimar Rissi: Sou formado em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Federal de Santa Catarina, tenho 29 anos e moro em Xaxim – SC.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Porque a área Policial?

Josimar: Comecei a estudar unicamente para o concurso da PRF. Desde criança sempre admirei o trabalho policial, bombeiros, etc.. Sempre me emocionava ao ficar me imaginando no lugar de um PRF, quando avistava algum deles.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?

Josimar: Desde cedo, sempre tive que trabalhar durante meu curso técnico, graduação e estudos para o concurso. Abandonei meu emprego em 2016, quando acabei a graduação. abri uma empresa de automação industrial e continuei trabalhando por conta própria, acrescentando estudos.

No meu antigo emprego haviam muitas possibilidades de crescimento, assim como, depois que me demiti, surgiram várias propostas com altos salários (inclusive para retornar ao meu antigo emprego, em cargo hierarquicamente superior).

Mais uma vez neguei tudo. Em todo momento imaginei que poderia me atrapalhar na reta final dos estudos. Foi a aposta mais alta da minha vida, não poderia haver margem de erro.

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Josimar: Fui aprovado no concurso da PC-SC, no cargo de agente na posição 1420. Mas não estudei para ele, apenas fiz porque apareceu no decorrer dos estudos. Não fui ao TAF porque não era meu objetivo. Queria ser PRF.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?

Josimar: Chorei muito, claro. Me surpreendi com as notas, sabia que tinha estudado muito, mas nunca imaginei uma colocação tão boa. Contei pra toda a família, todos comemoraram. Eu senti que tudo que havia deixado para trás tinha valido a pena.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Josimar: Como comecei a estudar em 2015, ainda mantinha minha rotina normal. Apenas abri espaço para estudar de 2 a 3 horas por dia. Quando saiu a autorização, deixei de sair, visitar amigos, praticar esportes e aumentei o foco dos estudos.

Quando saiu o edital, eu estudava mais de 8 horas por dia. Comecei a trabalhar apenas meio período e almoçava sozinho em casa aos fins de semana. Não saí mais para lugar nenhum, completamente isolado do mundo, sem redes sociais.

Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?

Josimar: Sou casado e tenho 2 filhas de 2 e 5 anos. Ninguém acreditava no início. Discuti com minha esposa diversas vezes por conta dos estudos. Novamente me criticaram, todos, quando neguei bons empregos e salários, para estudar para um concurso que não tinha nem data para sair.

Depois que saiu a autorização e minha esposa viu que eu ia bem nos simulados e realmente estava irredutível no meu objetivo, as coisas começaram a mudar. Ela começou a me apoiar e toda a minha família se unia para isso. Meu pai chegou a parar com as visitas para não me atrapalhar. Inclusive, me cobravam quando eu ficava alguns minutos sem estudar na reta final.

O ponto que mais me emocionou na reta final, foi minha filha de 5 anos me trazendo um desenho em que ela fez, onde eu aparecia na igreja vestido de policial.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Josimar: Eu acho que não. Pra mim, deve-se estudar para apenas um e focar totalmente nele, pois não é todo cargo que vai te trazer felicidade. Não me vejo Policial Federal, Policial Civil. Meu amor sempre foi PRF.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?

Josimar: Entre 4 e 5 anos.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Josimar: No início resumi todos os PDFs do Estratégia e assisti as vídeoaulas. Montei um cronograma com duas matérias por dia, uma hora para cada. Sempre tive disciplina, sou muito sistemático. Meu pai sempre me disse que “quando se faz algo, deve ser feito da melhor forma, ou nem comece a fazer”.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Josimar: Eu estudei principalmente pelos PDFs. A desvantagem é que são longos, a vantagem é que são completos. Resumi eles de acordo com meus pontos críticos e deu certo.

As videoaulas me ajudaram a compreender, no início, sobre direito. Nunca tinha visto e estudado mais a fundo sobre esta matéria. A vantagem do vídeo é a didática. A desvantagem é que se assistir sempre, atrasa os estudos (bom para quem esta iniciando o processo). Professor Renan Araújo foi um diferencial nos vídeos, ótimo professor.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Josimar: Comentários na internet. Eu buscava um curso para estudar, mas nunca havia estudado para concurso, estava perdido. Então em pesquisas, vi que o Estratégia era muito elogiado, mas achei caro. Pensei de forma que: se pegasse no material “caro”, eu aproveitaria o aprendendo com mais rapidez e eficiência. Porém o material saiu no preço.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?

Josimar: Eu estudei errado por uns 2 anos ou mais. Não tinha melhora nos resultados. Depois comecei a montar um ciclo de estudos. Montei uma planilha com 4 matérias por dia e cada matéria tinha sua organização de aulas a serem estudadas. Esses estudos eram: reler todo o resumo que havia feito dos PDFs.

Dessa forma, eu estudava todo o edital do concurso a cada 15 dias (isso aconteceu nos últimos 6 meses antes do concurso). Não fazia exercícios, apenas 1 ou 2 simulados por semana. Nessa fase eu estudava mais de 8 horas diárias. Era bastante cansativo e até enjoativo ver tantas vezes o mesmo assunto. Mas acabou por consolidar a matéria.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Josimar: Português era minha pior matéria. Gabaritei na prova, nem acreditei quando vi. Adotei uma estratégia meio suicida em português nos últimos dias e acabou dando certo.

Vendo as aulas pré-prova percebi que, normalmente, na revisão de véspera eu acertava uns 80% dos assuntos da prova de português, o resto era interpretação de texto. Como eu não tinha aprendido em 5 anos, só me restava mudar a estratégia e ver no que dava. E deu certo!

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Josimar: Mantive o mesmo ciclo de estudos na última semana. Mas 30 dias antes, fui apagando dos meus resumos temas que já estavam consolidados. Assim, os resumos ficaram ainda menores e consegui ver toda a matéria na última semana.

Na véspera meu voo atrasou e só pude estudar durante a tarde. Havia separado algumas coisas para rever, repassei todos os resumos das resoluções e vi as revisões de português dos cursinhos. Terminei meus estudos as 23:00 horas.

Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?

Josimar: Eu sempre fui bom em escrever textos. Então, pra mim, não foi um problema. Fiz cerca de 10 redações nos últimos 3 meses, antes do concurso. Achei válido estudar bem os assuntos que poderiam cair na discursiva. Escrever eu sabia, se soubesse o assunto iria bem.

Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?

Josimar: Estava me preparando sozinho, fazendo os exercícios. No último mês, parei de me preparar para o TAF e só estudei. No dia após a prova, voltei aos treinamentos. Agora estou com personal, para aprimorar o preparo.

Estou encaminhando os exames para a próxima etapa. Ainda não comecei a preparar para o psicológico.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Josimar: Errei quando lia superficialmente as matérias e não estudava por ciclos. Perdi muito tempo de estudo até acertar minha melhor forma.

Meu maior acerto foi a autoconfiança e em não dar ouvidos às pessoas que não me entendiam, ou seja, todas. Com o tempo fui provando que eu estava falando sério e era possível passar.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Josimar: Pensei em desistir muitas vezes. Chorei diversas vezes quando minhas filhas vinham no meu quarto, onde estudava, me pedir para brincar um pouco e eu simplesmente não podia.

A forma de me fazer seguir em frente (além de meu sonho de infância), foi pensar que passando teria um planejamento que permitirá as minhas filhas estudarem e terem um exemplo de que elas podem ser o que quiserem, desde que paguem o preço pelo seu sonho.

Estratégia: Qual foi sua principal motivação?

Josimar: Eu trabalho na área elétrica desde os 16 anos. Tinha um ótimo salário, perspectivas ótimas de cargos e salários mais altos que o da PRF. Mas quando eu via uma viatura da PRF eu sonhava, me arrepiava, imaginava como seria eu com aquele uniforme. Assim eu vi que faltava algo para ser completo. Esse sonho foi o que me motivou tanto, a ponto de mudar totalmente de rumo.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Josimar: Se for para fazer, faça bem feito. Quanto maior o sonho para sua vida, maior será o preço a se pagar. Quem estuda tem que ter isso em mente, pois de concurseiro meia boca o mundo está cheio. Mas se sonhar e pagar o preço, qualquer um pode ser o que quiser na vida.

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Sobre o Concurso PRF 2019/2020, leia o artigo abaixo:

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Abraços,

Thaís Mendes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.