Notícia

Entrevista EXCLUSIVA com o presidente do TCE SC; Confira!

Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE SC), concedeu uma entrevista EXCLUSIVA ao jornalismo do Estratégia Concursos em que, de maneira cristalina e muito sucinta, fez um balanço geral sobre as previsões das próximas contratações do órgão.

O presidente, que assumiu o posto em fevereiro de 2019, inicia falando sobre o encaminhamento do ofício à Diretoria-Geral do Cebraspe, com a finalidade de retomar os trâmites necessários para a realização do novo concurso TCE SC. Novamente, reforçou sua intenção em dar andamento ao certame, desde que haja segurança para todos os envolvidos.

Não tinha como aglomerarmos os estudantes em sala de aula. Não podemos colocar em risco a integridade física dos candidatos. Além disso, o efeito paralelo seria a restrição de caráter competitivo, visto que muitos candidatos deixariam de fazer a prova por conta da pandemia”, explica.

Vale lembrar que a seleção foi suspensa em abril do ano passado (2020), em consequência da pandemia da Covid-19. Apesar do período interrompido, o concurso TCE SC está em fase avançada, inclusive com o Cebraspe já contratado como organizador.

Ainda assim, Adircélio demonstrou compreensão a respeito das outras Instituições que estão realizando concursos públicos neste momento. Contudo, substancia a importância de enxergar a insegurança jurídica e a incerteza que traz aos candidatos. Em razão disso, novamente, comunica a preferência em lançar o edital apenas quando o cenário estiver mais tranquilizador e a importância de novas contratações. Contudo, sem previsão para realização neste ano ou no próximo.

A realização do concurso público tem como objetivo repor a nossa força de trabalho e também possibilitar a oxigenação do capital intelectual do Tribunal. É muito importante que o Tribunal receba novos valores, novos talentos. Isso contribui muito para a modernização da Instituição.”

Concurso TCE SC retomado

O último concurso TCE SC foi realizado em 2015, quando ofertou 52 vagas para diversas áreas. Para o próximo certame, o presidente reafirmou o provimento de 40 vagas imediatas mais 120 em cadastro reserva para o cargo de Auditor Fiscal de Controle Externo nas seguintes áreas: Administração, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Ciências Econômicas e Engenharia Civil.

Com carga horária de 40h semanais, em formato hibrido – remoto, mas também presencial -, os servidores tendem a ser equacionados por desempenho. Após os aprovados tomarem posse de suas candidaturas, o Tribunal oferece um curso de formação para que os novos servidores tenham condições mínimas de realizarem suas atividades.

“A previsão legal é de 450 vagas. Dessas, temos 280 preenchidas, então há espaço em termos de vagas. Com relação a isso, teríamos condições de prover as 40 vagas e, ao longo do tempo, chamar os candidatos do cadastro de reserva. É urgente! A ideia é que assim que transcorrer todos os prazos, a homologação do certame, na sequência, já faça a nomeação dos candidatos“, declara.

Transformações no TCE SC

Ainda durante a entrevista, o presidente do TCE SC deu detalhes sobre o cotidiano dentro órgão, após mudanças inevitáveis por consequência do quadro pandêmico.

A realidade de trabalho mudou muito em relação à pandemia. Tivemos que nos adaptar de maneira muito rápida ao trabalho remoto. Felizmente, já vínhamos adotando algumas medidas de modernização em termos de tecnologia da informação no nosso Tribunal. Tínhamos acabado de adotar ferramentas de trabalho em nuvem e também ferramentas de vídeo conferência, de forma que, quando fomos surpreendidos com a pandemia, conseguimos nos adaptar rapidamente.”

Também comentou sobre as transformações que ocorreram entre as disposições de diretorias do órgão. “Antigamente, tínhamos uma diretoria que cuidava das contas estaduais e outra para contas municipais. Nós fundimos as duas diretorias e hoje temos Diretoria de Constas de Gestão e Contas de Governo. Criamos uma diretoria de Inteligência, que é a diretoria de Informações Estratégicas e que dialoga com as outras diretorias. Daí a importância, inclusive, de um profissional que tenha conhecimentos em Ciências da Computação. A atuação do Tribunal não é multidisciplinar, é transdisciplinar.”

Estimativas para provimento de outros cargos

Além do concurso público para o cargo de Auditor Fiscal de Controle externo, o presidente também elucidou as previsões para Auditor Conselheiro Substituto e Técnico em Atividades Administrativas e Controle Externo. Segundo ele, a necessidade imediata é para o cargo já disponível.

Sobre Técnico, a ideia é não realizar concurso para este cargo, até talvez colocá-lo em extinção. Com relação ao Auditor de Conselheiro Substituto, temos pela Lei Orgânica 5 (cinco) vagas, dessas 5, 3 (três) estão preenchidas. A ideia é não realizar concurso para este cargo e também não temos previsão, pois entendemos que a nossa necessidade imediata é para o cargo de Auditor Fiscal de Controle Externo. Mas isso está em constante avaliação.”

Confira resumo dos principais pontos da entrevista com o presidente sobre o concurso TCE SC

  • Quando sai o edital? Sem previsão para este ou o próximo ano. Apenas com a melhora do quadro pandêmico;
  • Quando os candidatos serão nomeados? Imediatamente após a homologação;
  • Quantas vagas serão ofertadas? 40 vagas imediatas mais 120 em cadastro reserva para o cargo de Auditor Fiscal de Controle Externo.

Para mais detalhes do concurso TCE SC, cujo presidente concedeu entrevista ao nosso Jornalismo, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo:

Saiba mais: concurso TCE SC

Quer estudar para o Concurso TCE SC?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 Ano ou 2 Anos

Sistema de Questões

Assinatura Assinatura de 1 Ano ou 2 Anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

Confira as oportunidades previstas

Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!

Entrevista EXCLUSIVA com o presidente do TCE SC. Confira!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.