Artigo

Engenharia Química no mundo dos concursos públicos

Oportunidades para engenheiros químicos no serviço público

 

Olá pessoal! Sou o professor Victor Augusto e este é meu post inaugural aqui no blog do Estratégia. Estamos lançando o curso “Engenharia Química para Concursos” e gostaria de dividir com vocês o levantamento que fiz sobre os possíveis destinos de um engenheiro químico nos concursos públicos.

Se você é estudante ou formado na área já deve ter passado pela sua cabeça a possibilidade de prestar concursos para a Petrobras. De fato, o cargo de Engenheiro da Petrobras é o de maior destaque e costumeiramente oferece um número de vagas bem generoso. Mas esta é longe de ser a única possibilidade para nós.

Vou fazer uma abordagem dividida por área, começando pela mais conhecida: Energia e Petróleo.

Energia e Petróleo

 

Órgão/Empresa                                     Cargo Últimos editais
Petrobrás Engenheiro de Processamento 2010/2012/2014
Transpetro Engenheiro de Processamento 2011/2012
BR Distribuidora Engenheiro Químico 2010
ANP Técnico em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural 2015
EPE Analista de Pesquisa Energética 2010/2012/2014
Petroquímica Suape Engenheiro de Processamento 2011
Termoaçu Engenheiro de Processamento 2008
CEGAS Analista Técnico – Engenharia 2016
Sergipe Gás S/A Engenheiro 2016

Como vocês podem ver, mesmo na área de petróleo,  os concursos não se limitam a Petrobras. Mas, é claro, giram em torno dela. Temos presente suas principais subsidiárias (Transpetro e BR Distribuidora) e a agência reguladora do setor, a ANP. Mas além delas vemos exemplos de empresas estatais petroquímicas, como a Petroquímica Suape, termoelétricas (Ex: Termoaçu) ou ainda companhias de gás como a CEGAS e a Sergipe Gás, que tiveram editais bem recentes.

No caso dos cargos de Engenheiro de Processamento as vagas são exclusivas para Engenheiros Químicos e o conteúdo está completamente coberto pelo nosso curso! Os concursos para analista e técnicos da ANP, EPE e companhias de gás são abertos a outras engenharias e os conteúdos das provas se diversificam, abrangendo também conhecimentos de outras áreas do conhecimento.

Perícia Criminal

 

Órgão/Empresa

Cargo

Histórico de editais

Polícia Federal

Perito Criminal

2013

Policia Científica PE

Perito Criminal

2016

Polícia Civil DF

Perito Criminal

2016

Polícia RJ

Perito Criminal

2013

Polícia AL

Perito Criminal

2013

Polícia CE

Perito Criminal

2012

Polícia PB

Perito Criminal

2009

Polícia GO

Perito Criminal

2015

Polícia ES

Perito Criminal

2011

Polícia AC

Perito Criminal

2015

Polícia Científica PR

Perito Criminal

2017

Polícia SP

Perito Criminal

2013

IGP SC

Perito Criminal

2008

 

Para aqueles com afinidade pela área policial, o cargo de Perito Criminal oferece a oportunidade ideal para os formados em engenharia. A Polícia Federal e Polícias Civis ou Intitutos técnicos de todos os estados realizam concurso para este cargo. Tratam-se de concursos bastante regulares se comparados com os das demais áreas e contam com oportunidades em todo o Brasil. Em geral, o engenheiro químico concorre junto com químicos para o cargo e os conteúdos prevalecentes são: Química Geral, Orgânica e Analítica.

Companhias de Saneamento

 

Órgão/Empresa

Cargo

Histórico de editais

Sabesp

Engenheiro

2013

Compesa (PE)

Químico

2016

CAERN

Engenheiro Químico

2010

Embasa (BA)

Engenheiro Químico

2009

Também merece destaque os concursos oferecidos por companhias de água e saneamento estatais. Tratam-se de empresas estaduais e o engenheiro químico entra com sua “expertise” nos processos de tratamento de águas.

Ministério Público

 

Órgão/Empresa

Cargo

Histórico de editais

Ministério Público da União

Analista – Área: Engenharia Química

2015

Ministério Público – SP Analista – Área: Engenharia Química 2016
São orgãos que oferecem uma estrutura excepcional e bons planos carreira. Os cargos não são de grande notoriedade e muitos engenheiros nunca imaginaram essa possibilidade. Mas essa é justamente sua vantagem, pois estes concursos não costumam ter muitos inscritos e apresentam uma concorrência relativamente baixa.

Outros

 

Órgão/Empresa

Cargo

Histórico de editais

Universidades e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Professor

Diversos

Marinha

Engenheiro Químico

2013/2014/2015/2016

Suframa

Engenheiro

2014

Embrapa

Pesquisador – Agroenergia

2009

 

O destaque fica para os concursos para o corpo docente de Universidades e IF’s, que apresentam um grande número  de oportunidades, mas em regra exigem mestrado ou doutorado na área. Além disso, vale ressaltar os concursos da Marinha do Brasil, que apresentam uma regularidade praticamente igual a de vestibular, ocorrendo uma vez por ano!

É de surpreender esse número de oportunidades, não é? Por isso, tendo em vista a falta de cursos de qualidade e baseados em editais de concursos, o Estratégia está lançando curso online de Engenharia Química para todos os interessados conquistar uma vaga de servidor público na sua área de formação. Confira AQUI o plano das aulas e faça o download da primeira aula gratuitamente!

Até a próxima e fiquem ligados aqui no Estratégia para as próximas notícias!

Abraço,

Prof. Victor Augusto

Entre em contato comigo pelo e-mail: [email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Ricardo, Perfeitamente válida sua argumentação. Casos desse tipo vão parar na justiça e acredito que que a jurisprudência seja boa a favor do Engenheiro Químico. Mas justamente por isso pode ser melhor consultar um advogado.
    Victor Augusto Sousa e Silva em 06/02/18 às 12:30
  • Das 14 atribuições de um engenheiro químico, estão as 8 atribuídas ao Químico. Minha dúvida é se posso pleitear a um cargo de um concurso para cargo de superior em química com um o título de engenheiro químico. Neste casa, quem pode mais, pode menos?
    Ricardo Coelho em 22/01/18 às 08:46
  • Olá, Jefferson! Realmente os IFs sofreram uma grande expansão nos últimos anos que não observamos na conjutura atual. Mas eles já se consolidaram em diversos campus pelo Brasil e é possível que venha uma onda de aposentadorias devido ao medo que a reforma da previdência ocasiona, resultando em novos editais com mais vagas. Não conheço um procedimento tão prático para saber quando um IF irá fazer concurso, porque depende de muitos fatores. Mas você pode, por exemplo, olhar concursos anteriores e verificar quais ainda estão vigentes e quais não. Se determinado cargo não tem concurso vigente as chances são boas de haver concurso próximo. Abraço
    Victor Augusto Sousa e Silva em 05/04/17 às 16:13
  • Boa noite, Ana Carla! Acho que você descreveu precisamente: companhias de saneamento e perícia criminal são os que menos abordam as matérias elementares da Engenharia Química. As demais tendem a trazer muitos processos envolvendo operações unitárias, transferência de calor e massa, termodinâmica, cinética e etc. Em geral, os concursos da área de Petróleo e Gás têm conteúdos programáticos bem parecidos entre si, para os cargos de Engenheiro de Processamento o conteúdo é identico! Um concurso cujo conteúdo se aproxima desses é o do corpo de Engenheiros da Marinha, que inclusive abriu edital hoje!   Sucesso e bons estudos!
    Victor Augusto Sousa e Silva em 04/04/17 às 22:41
  • Boa Tarde Victor! Estou formado em Engenharia Química a 1 ano e logo após entrei na Indústria, mais tive que aceitar um salário muito baixo para não ficar parado. Hoje, estou pensando em iniciar um mestrado focando em concursos para IF, só que fico com muito receio de daqui a 2 anos, com toda essa situação no Brasil, os institutos não ofertarem vagas, sendo que vários deles realizaram concurso agora em 2016. O que você acha desta situação? Existem procedimentos para saber quando um IF ira solicitar concurso e quais vagas pedidas? Grato pela atenção.
    Jefferson David em 04/04/17 às 17:38
  • Boa noite, Victor! Primeiramente, muito obrigada pelo post!! Sensacional!! Entre esses concursos, você sabe me dizer quais tem os conteúdos programáticos mais parecidos? Por exemplo, me parece que o da Sabesp e Perícia criminal são mais química pura, enquanto Petrobrás é mais voltado para os processos, operações, etc. Gostaria de tentar conciliar os estudos para mais de um concurso e aproveitar os conteúdos. Desde já agradeço =)
    Ana Carla em 22/03/17 às 21:35
  • Show de bola. Curso completíssimo. Parabéns.
    Antônio Augusto. em 10/03/17 às 07:28
  • Olá Claudio! Temos sim. Confira aqui o curso: (https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/engenharia-eletrica-para-concursos-curso-regular-2017/
    Victor Augusto Sousa e Silva em 09/03/17 às 15:25
  • Há planos de lançar um curso para Engenheiros Elétricos? Estou formado há muito tempo e doei os livros da faculdade.
    Claudio em 09/03/17 às 14:00
  • Muito bom! Primeira vez que vejo um curso específico para engenharia química! Estava em falta! Concerteza irei fazer!
    Gabriela em 08/03/17 às 21:53
  • Fico feliz em poder ajudar com mais informações, Juliana! Essas carreiras públicas são sensacionais e ainda são pouco conhecidas, até mesmo para quem já está formado em Engenharia Química.
    Victor Augusto Sousa e Silva em 07/03/17 às 23:05
  • Olá Guilherme! Sem dúvida as videoaulas ajudam muito, tanto na explicação de conceitos como em dicas para resolução de questões. Por isso está nos planos adicioná-las ao curso em momento oportuno, dependendo de fatores como  o número de adesões ao nosso curso. Abraço,
    Victor Augusto Sousa e Silva em 07/03/17 às 23:00
  • Excelentes informações que me fizeram ficar interessada em fazer o seu curso Engenharia Química para Concursos! Estou no quinto período de engenharia química e sempre quis prestar concurso público, entretanto a área de petróleo não me chama muito a atenção! Por isso, com essas opções de perícia criminal e cargos no ministério público mencionados acredito que estou no caminho certo! Muito bom o post!
    Juliana em 07/03/17 às 22:45
  • Olá, Victor, Ajudaria bastante se além do material em PDF, o site disponibilizasse video-aulas de : transferência de calor, mecânica dos fluidos, operações unitárias etc.. Sds,
    Guilherme em 20/02/17 às 17:59
  • Olá Murilo! Existem cargos que o diploma exigido é o de Químico ou Engenheiro Químico. Se assim estiver expresso no edital, não tem dúvidas, o engenheiro é apto a concorrer. Não sendo esse o caso, é realmente complicado. Há quem diga que para alguns cargos mesmo a vaga sendo para Químico é possível tentar a nomeação por meio de processo judicial, mas nada é garantido.
    Victor Augusto Sousa e Silva em 15/02/17 às 19:18
  • Ótimo post!!! O Engenheiro Químico também pode concorrer a vaga de "Químico" em concursos?
    Murilo em 14/02/17 às 00:24
  • Muito bom o post!
    Isabela S. em 06/02/17 às 17:36
  • Excelente post!! Sou engenheiro químico também e quando falo com as pessoas que o leque pra quem é formado nesta área é grande quase ninguém acredita rs.
    Marcelo em 06/02/17 às 15:38