Artigo

ENEM – Dicas Para Passar em Medicina nas Universidades Federais

Olá caro leitor,

Eu, professor Jônatas Gonçalves, coordenador do curso ENEM, tive o prazer de entrevistar dois de meus alunos aprovados em Medicina, um na UnB e outro na UFRN.

Apesar de ter convivido com eles durante o ensino médio, pude observar o crescimento, a evolução destes meninos. Os dois passaram assim que concluíram o ensino médio, em cursos que durante o período escolar, acreditavam ser suas futuras profissões. Mas já no dia do vestibular, haviam mudado de opção. Escolheram ser médicos.

Apesar de não terem sido aprovados em um primeiro vestibular, foi por meio da prova do ENEM que eles conquistaram suas vagas.

(Conheça nosso Coaching em Medicina)

https://www.youtube.com/watch?v=FtSReyQhiMA

Um fator determinante na persistência e determinação durante os estudos, foi o apoio familiar. No caso de um deles, a experiência dos irmãos mais velhos, que tentaram vestibular para medicina, foi determinante para aprender a lida com a possibilidade de não passar.

Apesar, de acharem o ENEM, uma possibilidade mais remota, devido a grande concorrência, na hora do resultado, veio a aprovação.

Os dois afirmaram, que a preparação está vinculada ao domínio da estrutura da prova, o que envolve uma boa capacidade interpretativa, aliado ao bom senso adquirido pela resolução das muitas questões.

O foco é dominar a prova. Conhecer sua estrutura, a maneira que o examinador enxerga cada questão.

No ENEM é possível encontrarmos mais de uma alternativa “correta”, mas apenas uma que apresenta uma coerência com o comando e texto da questão.

O que diferencia um aluno do ensino médio, conteudista, de um aluno que conhece a prova, é que o primeiro estuda horas para ser o melhor aluno da escola e o segundo estuda horas para passar no ENEM. O segundo, se especializa em resolver questões, trabalha melhor suas habilidades e competências nas áreas do conhecimento. Já o primeiro, desenvolve um conhecimento enorme, mas não tem a habilidade de aplicar este conteúdo adquirido.

Nota de corte

Este conceito pode derrubar o candidato, pois a nota de corte apresenta diversas variáveis, que não representam sua nota bruta. O importante e descobrir quantos porcento das questões você precisa acertar para obter sucesso no curso de sua opção.

Como Acertar Mais de 80% da Prova do ENEM

Trabelhe com valores percentuais, os quais uma vez obtidos, você teria a aprovação em qualquer edição anterior do ENEM.

Cada Universidade tem seu critério de pesos em relação as áreas do conhecimento. Cabe ao aluno entender qual a melhor logística para Universidade que você está pleiteando e não apenas uma nota total no certame.

Bons Estudos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.