Artigo

Dissecando o Edital TRT/RO-AC

trt-roNo dia 11.11.2015 foi divulgado o edital do Tribunal Regional Trabalho da 14ª Região, que abrange os Estado de Rondônia e do Acre.

Embora imprescindível a leitura integral do edital, a fim de orientá-los, sintetizamos neste artigo as principais informações referentes ao concurso. Este pequeno artigo serve para quem já estiver estudando, para adaptar os estudos ao edital e para quem for iniciar os estudos, para que o faça segundo “as regras do jogo”!

A FCC

O concurso será realizado pela Fundação Carlos Chagas, banca tradicional em concursos de Tribunais do Trabalho. Neste ano realizou os concursos para o TRT da 3ª Região (MG) e da 4º Região (RS). Além disso, está realizando o concurso do TRT da 9ª Região (PR), cujas provas serão no dia 29.11.

A FCC é uma banca que possui peculiaridades próprias. Vamos destacar as principais informações.

(1) Em relação às provas de Língua Portuguesa a FCC caracteriza-se por cobrar assuntos gramaticais e normativos. Embora isso torne a prova mais difícil que outras bancas, a Fundação mantém um padrão de cobrança, de modo que a resolução é fundamental para a preparação.

Nesse contexto, o curso da Prof. Rafaela Freitas terá diversas questões e recentes da banca, para que possamos identificar e treinar os padrões adotados pela FCC em suas provas.

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/portugues-p-trt-ro-e-ac-todos-os-cargos-7503/

(2) Em relação às provas de Matemática e Raciocínio Lógico-Matemático, o Professor Arthur Lima entende que os tópicos exigidos pela FCC para este concurso são aqueles tradicionalmente cobrados nas provas de tribunais, e podem ser resumidos nas seguintes palavras-chave: matemática básica, proporções, raciocínio lógico propriamente dito e lógica de proposições. O tópico mais amplo é aquele de raciocínio lógico propriamente dito, redigido assim pela FCC: “Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos.”.

Neste tópico, a dica mais importante é não ficar perdendo tempo com teoria. É essencial resolver uma grande quantidade de exercícios para se familiarizar com os diversos “modelos de questão” comumente exigidos pela banca, como: questões envolvendo calendários, associações lógicas, verdades e mentiras, sequências de números, letras ou palavras, dentre outras.

Um tópico que intriga vários candidatos é este: “Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.”.

Esta é a forma da FCC cobrar a temida lógica de proposições. Quase sempre que este tema figura no edital ele também aparece nas questões da prova, portanto você precisa estar bem afiado nos conceitos de equivalências entre proposições, negações de proposições compostas, análise da validade de argumentos, formas de obtenção da conclusão de argumentos (inclusive com diagramas lógicos), dentre outros modelos de questões cobrados exaustivamente pela sua banca em concursos de Tribunais. Ao contrário do raciocínio lógico propriamente dito, aqui o estudo deve compreender tanto a abordagem teórica como a resolução de muitas questões de concursos anteriores.

Essas são as premissas adotadas no curso do Professor, confira a aula demonstrativa!

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/matematica-e-raciocinio-logico-p-trt-ro-e-ac-todos-os-cargos/

(3) Em relação às disciplinas exigidas em Conhecimentos Específicos, a FCC destaca-se pela cobrança dos textos legais. Embora a banca tenha dado sinais nos últimos exames de um maior aprofundamento doutrinário e jurisprudencial, a principal característica da FCC é a cobrança literal da legislação.

Em face disso, para se estudar matérias como Direito Constitucional ou Direito do Trabalho, você deve conhecer bem o texto legislativo. Por se tratar de um estudo cansativo, a didática do Professor ao explicar os dispositivos legais é fundamental. Além disso, uma forma alternativa de memorizar as regras é a realização de baterias de questões. As questões inclusive sempre constituem uma forma de conhecer os assuntos recorrentes nas últimas provas.

Para este concurso, o Estratégia Concursos cursos para todas as áreas:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/trt-14-regiao-rondonia-e-acre-305/

(4) Por fim, as provas discursivas têm se apresentado como o “divisor de águas” em tais concursos. Ante a concorrência o aproveitamento nas provas objetivas dos melhores classificados ultrapassa 90%. Assim, para que você possa se destacar entre os demais candidatos é fundamental um bom desempenho na prova de redação.

No concurso do TRT da 14ª Região teremos provas discursivas para os cargos de Analista Judiciário com a cobrança de conhecimentos específicos.

Para a sua preparação, o Estratégia lançou cursos de discursivas com correção individual de questões. Trata-se de um curso que examinará mais de 20 propostas, podendo o aluno enviar até três delas para correção individual. Se interessou? Confira:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/discursivas-p-trt14-com-3-correcoes-por-aluno/

Vejamos algumas informações gerais sobre o certame.

Informações gerais

O concurso será realizado no dia 28/02/2016. Logo, SÃO MAIS DE TRÊS MESES ATÉ A PROVA. É um tempo significativo e mais do que suficiente para uma preparação de alto nível até a prova.

Temos, ainda, uma importante vantagem nesse certame: a possibilidade de prestar provas para técnico e para analista. Por exemplo, se você possuiu curso superior poderá, a depender da formação, concorrer para os cargos de Analista Judiciário. Paralelamente, poderá prestar, para o mesmo concurso, a prova de Técnico Judiciário. É uma forma de, otimizar as chances de aprovação.

Isso é possível porque as provas de Técnico Judiciário, com duração de 3h, serão realizadas no turno da manhã. Ao passo que as provas para Analista Judiciário, com duração de 4h, serão realizadas no turno da tarde.

01Certamente quem optar por ambas as provas, terá um dia cansativo, mas dado o quantitativo de nomeações, especialmente, no cargo de Técnico Judiciário, é uma boa oportunidade, ainda mais em tempos de escassez de concursos públicos.

Notem que o concurso oferta um número pequeno de vagas imediatas, mas prevê a formação de cadastro de reserva, um indicativo de diversas nomeações ao longo do prazo de validade do concurso, que é de dois anos, prorrogáveis por mais dois (item 16.4 do edital). Provavelmente o concurso será homologado no primeiro semestre de 2016. Se prorrogado (o que também é mais provável), terá validade até o primeiro semestre de 2020. Ao longo de todo esse período, a depender das vacâncias, criação de cargos e disponibilidade orçamentária, os candidatos melhores classificados serão nomeados.

Já que estamos falando das vagas, atentem-se para o próximo tópico.

Os Cargos

Trata-se de um concurso para as mais variadas áreas das carreiras de Técnico e Analista Judiciários. Dada a maior procura, e chances de nomeações, trataremos dos três principais cargos desse certamente.

Analista Judiciário – Área Judiciária (AJAJ)

Foi anunciada uma única vaga imediatas mais formação de cadastro de reserva. Isso, todavia, não significa que poucos serão os candidatos nomeados. Por exemplo, no concurso realizado em 2011, embora o edital previsse apenas 16 vagas, foram nomeados os primeiros 39 colocados.

Analista Judiciário – Oficial de Justiça Avaliador Federal (AJOAF)

Há apenas formação de cadastro de reserva, sem a indicação de vagas imediatas. Entretanto, no certame anterior foram nomeados os 63 primeiros classificados no edital de 2011.

Técnico Judiciário – Área Administrativa (TJAA)

Em relação ao cargo de Técnico Judiciário – Área Judiciária, a oferta inicial é de cinco vagas mais formação de cadastro de reserva. Durante o prazo de validade do concurso anterior, foram nomeamos os primeiros 150 colocados.

A expectativa de nomeações é endossada pelo quantitativo de correções de provas discursivas. Serão corrigidas – para cada um dos cargos de AJAJ, AJOAF e TJAA –textos dissertativos de centenas de candidatos.

O panorama geral dos cargos e expectativa de nomeações é a seguinte:

02Se animou a prestar o concurso? É uma excelente oportunidade, acreditem!

Vamos, na sequência, tratar da como será estruturada a prova dos três principais cargos.

Prova para AJAJ/AJOAF

Para os cargos de Analista Judiciário – Área Judiciária e Oficial de Justiça Avaliador Federal – o exame será distribuído em três partes, conforme tabela abaixo:

03Além disso, o edital especificou, inclusive, o número de questões por matéria, vejamos:

04O conteúdo da P1 – Conhecimentos Gerais abrangerá as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico. Já o conteúdo da P2 – Conhecimentos Específicos abrangerá as seguintes disciplinas: Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Noções de Administração Pública e Regimento Interno do TRT da 14ª Região.

As provas objetivas serão de múltipla escolha e com cinco alternativas, entre as quais você deverá assinalar uma única opção, sem descontos caso erre alguma questão.

O conteúdo da P3 – Dissertação Jurídica abrangerá as disciplinas específicas: Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Noções de Administração Pública e Regimento Interno do TRT da 14ª Região. Essa redação deverá ser desenvolvida, entre 20 e 30 linhas e serão avaliados segundo o domínio da Língua Portuguesa e dos conteúdos técnicos acima mencionados.

Da composição acima, ante a natureza do cargo e as exigências em prova, é fundamental se preparar com afinco em Língua Portuguesa e nas disciplinas de Direito Material e Processual do Trabalho, pois além de exigidas na prova objetiva é praticamente certo que serão ventiladas na prova discursiva.

Prova para TJAA

Em relação ao cargo de Técnico Judiciário teremos duas avaliações, conforme esquema abaixo:

03Do mesmo modo, o edital especificou o número de questões de cada uma das matérias constantes do edital. Vejamos:

02O conteúdo da P1 – Conhecimentos Gerais abrangerá as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico. Já o conteúdo da P2 – Conhecimentos Específicos abrangerá as seguintes disciplinas: Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Noções de Orçamento e Finanças, Noções de Administração Pública e Regimento Interno do TRT da 14ª Região.

As provas objetivas serão de múltipla escolha e com cinco alternativas, entre as quais você deverá assinalar uma única opção, sem descontos caso erre alguma questão.

Como não há prova subjetiva, é importante se dedicar à prova de conhecimentos específicos, especialmente em relação às provas de Direito Material e Processual do Trabalho, Administrativo e Constitucional. Por nossa experiência, em provas de Técnico Judiciário sem redação, a nota de corte tende a ser elevada.

Cada concurso, entretanto, possui uma realidade diferente.

Nos últimos anos, em razão do número significativo de nomeações, a procura pelos concursos para a área de tribunais aumentou. A FCC tem notado isso de modo que dificultou um pouco a cobrança. Além disso, tem exigido provas dissertativas com conhecimento jurídico. O resultado foi a redução da nota de corte.

Orientações de Preparação

Em vista de tudo o escrevemos, reproduzimos aqui importantes orientações do Prof. Ricardo Vale, quanto à organização dos seus estudos!

O edital do TRT da 14ª Região acabou de ser publicado. Agora, você precisa se dedicar com força total. E, para isso, tem que fazer um planejamento. E, é claro, cumprir esse planejamento.

Para que você possa fazer um planejamento nessa reta final, seguem algumas dicas:

  1. O concurso do TRE/RS 2015 será no dia 20 de dezembro. Como estou escrevendo esse artigo no dia 13 de outubro, faltam 107 dias para a prova.
  2. Sabendo disso, você tem que pensar o seguinte: quantas horas eu tenho disponíveis por dia? 4 horas? 6 horas? 8 horas?
  3. Feito esse levantamento, monte o seu ciclo de estudos até a data da prova. Sugiro reservar a última semana apenas para a resolução de exercícios e revisões.
  4. Não fique desesperado para terminar o edital! Estude de maneira objetiva, focando nos aspectos principais de cada disciplina. Resolva muitas questões! Revise a matéria o tempo todo!! Acumule o maior número possível de HBC`s (Horas de Bunda na Cadeira).
  5. Leia o máximo possível! No dia da prova, serão 4 horas, lendo os questões da FCC, além da prova dissertativa (para os cargos de Analista). Se você não estiver acostumado com a leitura e treinada a concentração para o período, são grandes as chances de você não se sair bem.
  6. Prepare-se para a prova discursiva! Ela poderá ser a grande diferença em seu resultado!

Cursos Estratégia Concursos

Por fim, deixamos aqui os links para os nossos cursos. Dentro da perspectiva apresentada, análise de questões, estilo da banca, lançamos cursos objetivos, atualizados e com total foco no edital publicado.

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/trt-14-regiao-rondonia-e-acre-305/

Não deixem de conferir nossas aulas demonstrativas e, se houver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Temos cursos específicos voltados tanto para a prova objetiva como para a prova dissertativa.

No mais, desejo a todos uma excelente preparação e muito sucesso nesta caminha rumo ao TRT da 14ª Região.

Bons estudos e um forte abraço a todos!

Professor Ricardo Torques

[email protected]

https://www.facebook.com/ricardo.s.torques

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado Dileneide, dedique-se ao máximo a este concurso. É uma excelente oportunidade, com um tempo razoável até a prova. Bons estudos!
    Ricardo Torques em 17/11/15 às 11:53
  • Olá Nislon, retificamos o artigo. De fato, serão 3 horas. Esforce-se nesta reta final. Isso será determinante para a aprovação, especialmente em razão do tempo de preparação até a prova. Bons estudos!
    Ricardo Torques em 17/11/15 às 11:52
  • Olá Nilson! Retificamos no artigo. Obrigado por avisar. E excelentes estudos! Lembre-se de que é uma oportunidade ótima, especialmente em face do tempo até a prova.
    Ricardo Torques em 17/11/15 às 11:50
  • Parabéns pela sua iniciativa,pos este conteúdo,essas dicas ajuda bastante,obrigado sou do rn
    Dileneide maria g.r em 14/11/15 às 06:21
  • Olá Ricardo, vou fazer o curso para técnico do TRT-RO/AC no Estratégia. Olha, a duração da prova de Técnico é 3 horas.
    nilson em 13/11/15 às 14:11