Artigo

Direito Humanos PRF – Gabarito Extraoficial

Olá! Analisamos as questões de Direitos Humanos aplicadas na prova de hoje da PRF. Tivemos x questões, que cobraram os seguintes assuntos…

Caso você fique em dúvida, por favor, no contate:

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/direitoshumanosparaconcurso/

E-MAIL: [email protected]

Vamos às questões!

Questão PRF 2018

Acerca de aspectos da teoria geral dos direitos humanos, da sua afirmação histórica e da sua relação com a responsabilidade do Estado, julgue os próximos itens.

116. As pessoas naturais que violam direitos humanos continuam a gozar da proteção prevista nas normas que dispõem sobre direitos humanos.

Correta a assertiva, pois os direitos humanos são assegurados a todas as pessoas, mesmo que tenham violado direitos, como é o caso das pessoas que estão presas.

117. Todos os direitos humanos foram afirmados em um único momento histórico.

Está incorreta a assertiva, pois há um longo processo de evolução para afirmação dos direitos humanos. Não há um único omento em que esses direitos passaram a existir, mas constituem fruto da evolução da sociedade, de sua afirmação histórica.

118. Apenas por atos de seus agentes o Estado pode ser responsabilizado por violação de direitos humanos reconhecidos na Convenção Americana de Direitos Humanos.

Está incorreta, pois o Estado pode ser responsabilizado não apenas por ato de seus agentes, mas também por atos de terceiro, a exemplo do que ocorreu com a Lei Maria da Penha.

A respeito do tratamento constitucional dos tratados internacionais de direitos humanos julgue os itens que se seguem.

119. A hierarquia constitucional dos tratados internacionais de direitos humanos depende de sua aprovação por três quintos dos membros de cada casa do Congresso Nacional.

A assertiva está correta, embora incompleta. De fato, a hierarquia constitucional das normas de Direitos Humanos depende de aprovação por três quinto dos votos em casa Casa do Congresso Nacional, embora dependa de dupla votação.

120. Conforme a maneira como são internalizados, os tratados internacionais sobre direitos humanos podem receber status normativo-hierárquico constitucional ou legal.

Está incorreta a assertiva, pois caso o tratado internacional de direitos humanos não seja internalizado na forma do art. 5º, §3º, da CF, terá status supralegal e não legal.

É isso, pessoal! Qualquer dúvida, me procure nos contatos acima :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Gostei muito das questões ora postadas e gostaria de continuar recebendo mais questões e assuntos discursivo.
    Benedito Teles em 10/04/19 às 13:19
  • Também desacordo plenamente da 119, visto que está incompleta e a questão em momento algum falou algo como: entre outros fatores, requisitos, resumindo eu marcaria 10000 errado essa assertiva, pois é uma questão que se fosse dada pela Cespe como errada todos iriam falar: realmente está correta pois faltou o requisito dos dois turnos. Esse Concurso foi o certame da sorte e não de quem de fato estudou.
    Alexandre Azevedo em 08/02/19 às 14:10
  • Mestre, sobre a questão 119, eu considerei errada por estar incompleta. E pensei muito antes de marcá-la. Cespe sempre faz pegadinhas. E uma vez que seja aprovada como está disposto na questão, faltando a votação em dois turnos o tratado não se tornaria equivalente a emenda constitucional.
    Gabriel Custódio de Souza em 04/02/19 às 08:58