Artigo

[Direito EleitoralELEITORAL] Princípio da Anualidade

dicaeleitoralIniciamos uma série de postagens com dicas relevantes de Direito Eleitoral para concursos públicos. Com a proximidade de grandes editais na área, vamos tratar dos principais assuntos atinentes a nossa matéria.

Nossa pretensão é conferir destaque especial a determinados temas e assuntos relevantes do Direito Eleitoral para concursos públicos.

Inicialmente, gostaria de deixar aqui nossa fanpage no Facebook, exclusiva para discussão do Direito Eleitoral. Lá nos agregamos comentários de provas recentes, análise de editais, dicas, resumos, vídeos. Não deixe de conferir!

Prof. Ricardo Torques – Direito Eleitoral – CURTA AQUI

Além disso, conheça nossos cursos para o TRE-SP, TSE, TRE-BA e TRE-RJ:

> Cursos TRE-SP

> Cursos TSE

> Cursos TRE-BA

> Cursos TRE-RJ

> Cursos TRE – Regulares

Agora vamos ao que interessa?!

PRINCÍPIO DA ANUALIDADE ELEITORAL

Resumo escrito:

Entre os princípios eleitorais, o da anualidade é o mais relevante. Além de estar expressamente previsto na Constituição Federal (art. 16) ele foi objeto de alteração por Emenda Constitucional (a 4/1993) e com frequência é objeto de questionamento perante os tribunais eleitorais.

Em razão disso, é sempre um assunto frequente em provas.

Conceito:

anualidade

O princípio enuncia que a lei que alterar o processo eleitoral terá existência com a sua publicação, contudo, somente será aplicável a eleição que ocorrer até um ano da data da sua vigência.

Em decorrência desse princípio, temos vários aspectos pontuais que devemos analisar!

Ultra atividade da lei eleitoral

Ultra-atividade é o fenômeno pelo qual uma lei eleitoral, embora tendo sido revogada, continua sendo aplicada. Enquanto não for aplicada a lei nova, permanece aplicável a lei revogada.

Vigência versus eficácia

O princípio da anualidade distingue vigência e eficácia:

anualidade 1

Um ano e um dia para efetiva aplicação

Como a lei que alterar o processo eleitoral terá eficácia apenas após um ano, afirma-se que ela será aplicável apenas após um ano e um dia após a publicação.

Cláusula pétrea

São inconstitucionais, por violação ao art. 60, §4º, IV, da CF, proposta de emenda constitucional que restrinja ou pretenda abolir o princípio da anualidade eleitoral, previsto no art. 16, da CF.

Conceito de processo eleitoral

O “processo eleitoral” constitui a sucessão, desenvolvimento e evolução do fenômeno eleitoral em suas diversas fases (registro de candidaturas, propaganda política, eleições, apuração do resultado e diplomação etc.).

Princípio da anualidade e a verticalização das coligações

anualidade2

Lei do Ficha Limpa e o princípio da anualidade

De acordo com o STF, a Lei do Ficha Limpa deve observar o princípio da anualidade, pois a modificação das hipóteses de inelegibilidade implica no rompimento da igualdade de participação dos partidos políticos e dos respectivos candidatos no processo eleitoral, a criação de deformação que afete a normalidade das eleições, a introdução de fator de perturbação e a promoção de alteração motivada por propósito casuístico.

Jurisprudência eleitoral e o princípio da anualidade

A Justiça Eleitoral exerce papel fundamental na condução do processo eleitoral. Segundo o STF, os atos judiciais do TSE possuem caráter normativo. Desse modo, alterações jurisprudenciais podem causar sérias repercussões sobre os direitos eleitorais, afetando a segurança jurídica e a confiança que se deposita no Poder Judiciário Eleitoral. Em razão disso, concluíram os Ministro é razoável exigir das decisões do TSE, quando implicarem alterações no processo eleitoral, a observância do princípio da anualidade para marcar a eficácia da decisão.

Se você tiver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.

Sigam-me também no Periscope: https://www.periscope.tv/rstorques

Bons estudos!

Ricardo Torques

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Sueli, imprima a página ou salve nos seus favoritos! Bons estudos!
    Ricardo Torques em 22/06/16 às 11:30
  • Não tem como colocar um link para baixar?
    Sueli Regina Pedro em 17/06/16 às 17:58
  • Professor, não como colocar um link pra baixar?
    Sueli Regina Pedro em 17/06/16 às 17:56
  • […] Diante disso, elaboramos um resumo com as principais regras sobre o assunto. Nesse resumo, tal como fazemos em todas as nossas aulas, destacamos de forma esquematizada, as principais informações sobre o assunto. Se você irá prestar os próximos concursos na área eleitoral, fique atento! Vamos analisar o art. 14, 15 e 17. O art. 16, que trata do princípio da anualidade, já foi objeto de artigo específico. Confira aqui! […]
    Resumo Direito Eleitoral - parte constitucional em 17/06/16 às 16:05