Artigo

Dicas práticas de comportamento na véspera e no dia da prova (parte 3 de 3)

Olá, concurseiro! Nos ajustes finais pra algum certame ? Se sim, tenho uma boa notícia. Estou publicando hoje a última parte das dicas práticas para a véspera o dia da prova, num total de 11 dicas. Caso tenha  perdido as outras partes, aqui  estão a  parte 1 e a  parte 2.

Vamos ao que interessa?

8) Não se abale com os fatores externos

Barulho do ventilador, calor, frio, fiscais mal preparados, candidato encrenqueiro, candidato que faz barulho, carteira desconfortável… tudo joga contra no dia da prova.  Respire fundo, imagine-se dentro de uma bolha e não absorva nada que possa causar qualquer desequilíbrio. Concentre-se na prova, e mais nada. Seja zen! rs

9) Saia da sala

Saia da sala de prova no mínimo uma vez, mesmo sem vontade de ir ao banheiro. Você não faz pausas durante os estudos? Você precisa fazer essas pausas durante a prova, óbvio que, infelizmente, não tão longas. O nível de atenção diminui e você pode perder questões bobas por já estar cansado e sem perceber.

Portanto, nem que seja para lavar o rosto, é benéfico e necessário ir ao banheiro durante a prova. Jamais vou me esquecer de uma questão num concurso de cálculo da área de um triângulo que errei por ter me esquecido de dividir por 2 no final, como a fórmula pede. Pura desatenção causada pelo cansaço. Pra quem não sabe, sou formado em Matemática e por isso doeu mais ainda! rs

10) Alimentação e hidratação:

Verifique o que você julga conveniente para você: não leve chocolate simplesmente porque alguém disse pra você levar. Mas leve caso você goste e esteja acostumado. E por favor, não seja o candidato-farofeiro: aquele que leva pra prova tudo possível de comer e ainda perturba a paz dos outros cada vez que abre uma embalagem. Já a boa e velha garrafinha de água é sempre bem-vinda. Você pode dar azar de o bebedouro do local de prova não estar funcionando.

11) Cuidados básicos

Eu não queria colocar este tópico, pois queria fugir do óbvio e tocar em assuntos menos explorados, mas pra deixar o artigo bem completinho e quem sabe servir de checklist para você quando for prestar seu próximo concurso, vamos lá.

Esteja atento às exigências da banca quanto ao horário, local,  cor da caneta, utilização de acessórios como óculos, relógios e bonés. Não se esqueça de desligar o celular e certifique-se que nenhum despertador poderá tocar mesmo com o celular desligado. Utilize roupas confortáveis e frescas.

Muito bem, guerreiros e guerreiras. Encerro por aqui esta série de dicas que julgo bem pertinentes para qualquer candidato em qualquer concurso. Espero que tenham gostado e sintam-se à vontade para deixar um comentário com alguma dica ou alguma estratégia que queira compartilhar.

Bons estudos e boa prova!

Alberto Kovarik
Coach Estratégia Concursos
Instagram: @profalbertokovarik (me segue lá!)

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.