DESAPEGA, DESAPEGA!
Concursos Públicos

DESAPEGA, DESAPEGA!

Um famoso site de vendas pela internet, com intuito de incentivar que mais usuários utilizem seus serviços, utiliza o seguinte bordão: “Desapega, desapega!”. Certamente você que está lendo sabe que site é esse é já até o complementou mentalmente com o nome da empresa. Mas o concurseiro leitor deve estar querendo me perguntar: Mas Alberto, o que eu, concurseiro, tenho a ver com isso? Já tô aqui na pindaíba, orçamento restrito, só tenho minhas apostilas do Estratégia Concursos pra desapegar! Será?Sim, talvez haja o que desapegar. Vou falar aqui algumas coisas que podem estar te atrapalhando e você nem saiba:


1. Celular

Sim, o celular e as redes sociais… um dos grandes vilões derrubadores de rendimento não só dos concurseiros, mas de quase todo mundo. Como se livrar disso? Bote o celular em modo silencioso (se puder ser no modo avião, melhor Ainda) e se programe para visualizar somente em raros momentos do dia, sempre após o cumprimento de um turno de estudos, e limite seu tempo. Não conheço um aprovado em grande concurso que passava o dia comendo mosca no “Insta”. Mas Alberto, eu uso Instagram pra estudar! Vejo a questão comentada do dia do professor XYZ. Tudo bem, mas no TC há milhares de questões comentadas à vontade.


2. Pensamentos negativos

Passar em concurso é difícil? Sim, não vamos nos iludir. Mas não é por isso que devemos alimentar pensamentos do tipo: “não vou conseguir aprender essa matéria”, “concurso é carta marcada”, “eu nunca vou conseguir ser aprovado”. Uma citação que gosto muito é “Se você acredita que pode ou que não pode fazer alguma coisa, em ambos os casos está certo”, de Henry Ford. Então é melhor acreditar que vai conseguir, não é verdade?


3. Hobbies

Bom, todo mundo tem alguma coisa que goste de fazer em seu lazer: pode ser Netflix, cervejinha com os amigos ou algum esporte. Temporariamente, para ganhar tempo de estudos, é muito válido desapegar um pouco daquilo que gostamos para podermos focar mais. Não estou falando para você se privar totalmente dessas atividades, mas é importante ser criterioso e avaliar a necessidade de priorizar tanto essas atividades em detrimento dos estudos. Quanto à prática de atividades físicas, escrevi um artigo específico e deixo o link aqui .

Desta forma, concurseiro, convido você à reflexão sobre o que está prejudicando seus estudos e o que é preciso desapegar. Neste mundo competitivo dos concursos, todo minuto desperdiçado com ações e pensamentos dispensáveis pode fazer falta no dia da prova.

Bons estudos!

Alberto Kovarik
Coach Estratégia Concursos
Instagram: @profalbertokovarik (me segue lá!)

Posts Relacionados

Alberto Kovarik

Alberto Kovarik

 Auditor Fiscal da Receita Estadual do Estado do Rio de Janeiro (ICMS-RJ), tendo sido aprovado no concurso de 2011 Desde Janeiro de 2015 trabalhando com a preparação de alunos para os principais concursos do país (alunos aprovados no ISS Cuiabá, ISS Niterói, ICMS PI, ICMS MA, ICMS SC etc.). Primeiro contato com coaching na condição de aluno (coachee) ainda em 2011.  Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Aprovado nos concursos: Professor de Matemática da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (3 vezes entre os 3 primeiros colocados); Analista de Planejamento e Orçamento (APO) da Secretaria de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro (2010); Auditor Fiscal Tributário do Município de São Paulo (2012).

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados