Aprovada em 1° lugar no concurso EBSERH para o cargo de Cirurgião - Dentista na instituição CHU-UFPA
Saúde“Nunca deixe de investir em conhecimento.”
Confira nossa entrevista com Kássia Dias, aprovada em 1° lugar no concurso EBSERH para o cargo de Cirurgião – Dentista na instituição CHU-UFPA:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Quando se formou, idade e cidade natal?
Kássia de Carvalho Dias: Meu nome é Kássia de Carvalho Dias, tenho 37 anos, proveniente de Natal-RN. Sou cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Potiguar (2008). Possuo Doutorado em Reabilitação Oral – Área de Prótese pela Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP, com a realização de Doutorado sanduíche na Universidade de Plymouth, Plymouth/Inglaterra, Mestrado em Saúde Coletiva pela UFRN, com área de concentração em Odontologia e Especialização em Prótese Dentária pelo Centro Odontológico de Estudos e Pesquisas COESP – JP (2011).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Kássia: No início da profissão atuei em consultório particular na minha cidade natal, São José de Mipibú, interior do RN, mas apesar de o meu pai ser comerciante na região, sempre tive muita dificuldade em estabelecer meus honorários profissionais. Atuar no gerenciamento de um consultório odontológico tem seus desafios, além do fato de sempre sonhar com a estabilidade profissional.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Kássia: Nunca haverá um momento ideal, seja para casar, ter filhos… O bom seria que meu tempo líquido fosse só para estudar, mas não foi. Tive que conciliar o estudo com dois vínculos empregatícios – Oficial Temporária das Forças Armadas (Marinha do Brasil), estou no meu último ano! E concursada da Prefeitura Municipal de Natal como Cirurgiã-Dentista. Então, sempre tive que conciliar os estudos com uma rotina exaustiva de trabalho. Quero dizer com isso, que se eu consegui, qualquer um também pode conseguir. O segredo é a persistência e constância. Parece clichê a frase que diz que o estudo para concurso público é uma fila e essa fila anda, sua hora um dia vai chegar, basta acreditar, traçar seus objetivos e metas e fazer por onde. Essa é a pura verdade. Não existe fórmula mágica, seu desempenho é diretamente proporcional a sua dedicação.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Kássia: Fui convocada e nomeada em concurso público para a Prefeitura Municipal de Parnamirim-RN, em segundo lugar, para o cargo de Cirurgiã-dentista protesista – CEO, publicado no DOM 3139, dia 12 de setembro de 2020. Aprovada em segundo lugar no Concurso para Professora da disciplina de Anatomia Humana do curso de Odontologia da Faculdade Maurício de Nassau (Número CCG-FOR-07, de 07/07/2016). Aprovada no Concurso Público da Prefeitura Municipal de Lajes – RN, conforme decreto nº 008 de 16 de junho de 2010, que homologou o resultado final do certame. Edital de Convocação 007/2014 publicado no Diário Oficial dos Municípios do RN, dia 12/03/2014. Aprovada e convocada em concurso público para a Prefeitura Municipal de Currais Novos – RN, cargo de ODONTÓLOGO/ PSF/ ZONA URBANA. Publicado no Diário Oficial do Município, em 16 de abril de 2014, o edital de convocação dos aprovados e classificados no concurso público realizado em 05 de dezembro de 2010, na área da saúde. Sim, pretendo continuar estudando. Não posso parar! Nuna encarei como fardo ou obrigação, eu amo estudar, acabou que se tornou um hobby para mim.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Kássia: Uma parte difícil foi administrar o pouco tempo que eu tinha livre, se era para brincar com a minha filha Sofia – ela tem 03 anos de idade – ou estudar. Mas no fundo eu sabia que esse sacrifício era por pouco tempo e isso acalmava meu coração. Sempre tive o apoio incondicional da minha família, meus pais como apoio financeiro e rede de apoio e meu esposo que sempre estimulou meus estudos, inclusive depois de passar no seu tão sonhado concurso público, continuou com a assinatura anual para que eu tivesse acesso às aulas do Estratégia Concursos. Essa é uma vitória/conquista nossa como instituição FAMÍLIA.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Kássia: Sou casada há 05 anos com o meu namorado da adolescência, Felipe e temos uma linda princesa de 03 anos de idade, que se chama Sofia. Razão das nossas vidas! Meu esposo trabalha no Pará, por isso escolhi essa microrregião no concurso nacional, com o objetivo de fortalecer e estreitar os nossos laços enquanto família. Sempre recebi o apoio incondicional da minha família com palavras de incentivo e apoio, principalmente dos meus pais, Cícero e Sandra, que nunca desistiram e sempre acreditaram no meu potencial. E quem sabe essa aprovação, é uma pequena retribuição de todo amor, sacrifício e investimento feitos em mim ao longo de toda a vida, às vezes abdicando dos próprios sonhos, em função dos meus. A eles, todo meu carinho, reconhecimento e gratidão.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Kássia: Eu já estava numa rotina de estudos para concursos, quero deixar claro que é um processo. Não adianta o imediatismo! Eu já havia tentado o mesmo concurso em 2019 e não consegui a aprovação. Não adianta estudar apenas com o edital publicado. Consegui melhores resultados com o amadurecimento e mudança de mentalidade. O que me fez manter a disciplina foi aumentar o foco e concentração no objetivo final, com acompanhamento psicológico e técnicas de mindfulness.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Kássia: As videoaulas deixei para as matérias que tinha mais dificuldade. Sempre foquei na parte escrita pois tenho mais facilidade para assimilar. Foi o que funcionou para mim! Não deixei de ler os resumos e fazer os simulados para aplicar o conhecimento adquirido.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Kássia: Conheci o Estratégia Concursos por meio do meu esposo Felipe, que na época também estudava para concursos. Quando ele passou, continuei acessando a plataforma com o objetivo também de passar no meu.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Kássia: Adquiri a assinatura anual e o contato com os professores foi o melhor possível, principalmente com as professoras Cássia e Mirela. As aulas de revisão e resolução de questões disponibilizadas no YouTube também foram de fundamental importância.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Kássia: Eu tinha um ciclo de estudos por dia, nele compreendido as matérias básicas e específicas, além das questões e revisões. Como meu trabalho é com escalas e plantões, não tinha uma quantidade certa de horas líquidas estudadas por dia. Estudava entre um paciente e outro, nos intervalos, em casa à noite e nos finais de semana. Sabe aquela máxima que diz: quanto menos tempo tenho, mas coisas eu consigo fazer?! Comigo funcionou assim, não tinha o momento ideal, aproveitava a oportunidade que tinha.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Kássia: Fazia as revisões aceleradas, tinha um ciclo de revisões semanais. As aulas de revisão e resolução das questões da banca, no caso IBFC, ajudaram bastante nas revisões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Kássia: Lembro de ter feito o meu banco de questões e montei um caderno de questões erradas, que de tempos em tempos, refazia e revisava. Tentei baixar o máximo de questões possíveis da banca, para entender o seu perfil e como ela funcionava, as questões que se repetiam, por exemplo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Kássia: Talvez tenha tido dificuldade mais na parte de legislação, para isso despendi maior tempo e esforço para leitura e entendimento das leis específicas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Kássia: Na semana anterior me dediquei as revisões aceleradas e no dia anterior a prova, assisti ao aulão de revisão de véspera, disponibilizado no youtube.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Kássia: Em relação aos erros, acho poderia ter organizado melhor meu local de estudo. Ter um cantinho específico para isso, que infelizmente não tive. Como acerto, posso citar o acompanhamento psicológico. Hoje estou cada vez mais convencida de que não adianta só estudar, é DEUS, um pouco de sorte, o dia conspirar a favor. Então a minha cabeça estava muito boa para fazer a prova de forma plena e tranquila, sem deixar nada externo, que não estava ao meu alcance controlar, me atrapalhasse.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Kássia: Em desistir não, mas às vezes bate um desânimo. E isso é NORMAL! Eu sempre achava que acontecia com o outro e a minha hora nunca chegava. Melhorou muito quando entendi o processo, parei de me comparar aos outros e me permiti pequenas pausas entre um concurso e outro para descanso e recarregar as energias. Isso também é importante.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Kássia: Nunca deixe de investir em conhecimento. O sofrimento, se é que se pode dizer assim, é momentâneo, mas nada chega perto da alegria e satisfação de ver seu nome em primeiro lugar na lista de aprovados do resultado final. Rumo à nomeação! Não desista e acredite no seu potencial, mas trabalhe duro para isso. Faça por onde! Só você é responsável pelos seus resultados, sejam eles bons ou ruins.