Aprovado em 1° lugar no concurso UFRJ para o cargo de Estatístico
Concursos Públicos“[…] Não desista, saiba que você é capaz, o primordial é manter a confiança e a fé, porque a sua hora vai chegar e, logo logo, vai ser você aqui no meu lugar contando como foi essa etapa gloriosa da sua vida!”
Confira nossa entrevista com João Pedro Fernandes Martins, aprovado em 1° lugar no concurso UFRJ para Estatístico:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
João Pedro Fernandes Martins: Oi, eu sou o João Pedro Fernandes Martins. Atualmente estou com 24 anos, nasci em Niterói (RJ) e tenho formação em Estatística pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
João Pedro: Acredito que por duas razões principais:
Primeiramente, por causa das minhas escolhas pessoais na época da faculdade, optei por não fazer estágio, pois não era obrigatório. Com isso, tive mais dificuldade em processos seletivos para empresas privadas, principalmente quando analisavam o meu currículo e percebiam que eu não tinha experiência na área da minha formação. A partir dessa situação, pensei que estudar para concursos seria a opção mais viável para mim, já que, mesmo sem a experiência profissional, eu poderia me comprometer a me esforçar bastante nos estudos e, com isso, ter uma chance maior de conseguir a aprovação e começar a trabalhar em um cargo público.
Em segundo lugar, eu tenho o exemplo dos meus pais, ambos servidores públicos federais, que se destacaram desde sempre que a estabilidade do cargo era um fator fundamental, o que me encorajou para que eu pudesse tomar a decisão de iniciar os estudos para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
João Pedro: Não, no período em que estudei para concursos, não trabalhei. Assim, eu me senti bastante privilegiado por ter tempo para estudar. Logo que eu concluí a minha graduação em Estatística, já passei a buscar alguma plataforma para estudo para concursos e o Estratégia Concursos me atendeu exatamente no que eu precisava naquele momento. Desde então, fiquei estudando ininterruptamente, acabava de estudar para um concurso e já começava a pensar no próximo. Muitos dos cursos tinham conteúdos em comum, o que já me facilitava bastante na revisão.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
João Pedro: Já consegui aprovação em quatro concursos públicos até o momento: para o cargo de Assistente em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 29º lugar; para o cargo de Assistente em Administração do Colégio Pedro II, em 34º lugar; para o cargo de Técnico em Procuradoria da Procuradoria Geral do Município de Niterói (PGM Niterói), em 17º lugar; e, por fim, para o cargo de Estatístico da UFRJ, em 1º lugar. Pretendo continuar estudando para concursos, principalmente por conta do desejo de trabalhar mais próximo de onde resido e recebendo uma remuneração mais atrativa.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
João Pedro: Desde antes de estudar para concursos, eu não saía muito de casa. Então quanto a isso, a adaptação foi mais fácil. Mas consegui arranjar tempo de ir aos eventos de família e de sair para conversar ou jogar com meus amigos, principalmente nos fins de semana, quando possível. Na semana anterior à prova do concurso, eu optava sempre por tentar ficar em casa, fazendo simulados e descansando na véspera.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
João Pedro: Sim, desde o começo, todos me encorajaram, dizendo que eu tinha a característica do concurseiro, que eu poderia ser capaz de alcançar resultados muito proveitosos pela minha forma de estudar, de forma calma e concentrada. Também foram unânimes ao dizer que era uma oportunidade de ouro para mim, por estarem aparecendo muitos concursos públicos interessantes e pelo fato de eu ter tudo para poder ser aprovado.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
João Pedro: Para o último concurso que eu realizei, que foi o do Concurso Nacional Unificado (CNU), fiquei estudando direcionado para ele por volta de seis meses. Foi o período desde o concurso anterior que eu tinha feito (o do Colégio Pedro II) e a prova do CNU, em 18/8. Tentei manter a disciplina me guiando pelo material do Estratégia e monitorando o meu desempenho ao longo das semanas. Mesmo ficando sabendo dos resultados dos concursos passados, eu tinha em mente que eu deveria entregar o meu melhor no próximo para conseguir um resultado positivo novamente. Quando estava estudando, ficava isolado no meu quarto para tentar me concentrar ao máximo, evitando barulhos da rua e outras distrações.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
João Pedro: Utilizei basicamente as aulas em PDF para guiar meus estudos. Os professores do Estratégia organizaram um material excelente, porque eu conseguia ir direto ao ponto no que era mais cobrado dentre os diversos assuntos. Eu tinha por hábito anotar no papel os resumos, os mapas mentais e o que fosse me auxiliar na fixação do conteúdo. Aliás, tive que lidar com disciplinas que eu pensei que nunca iria estudar na minha formação como Estatístico, dentre elas, o Direito. Mas o material do Estratégia foi bem mastigado para mim, e mesmo eu não tendo contato anterior com a Constituição e as diversas leis que precisei estudar, parece que não tive a dificuldade que eu achava que teria. Ainda no PDF, eu fazia as questões que os professores destacavam e usava o Sistema de Questões do Estratégia para treinar e fixar ainda mais o conteúdo. A Trilha Estratégica me ajudou bastante para ter um norte nos estudos, orientando sobre o que eu deveria priorizar em cada momento, e, a partir dela, acredito que pude melhorar ainda mais o meu aproveitamento do curso.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
João Pedro: Conheci por buscas na internet e indicações de amigos e familiares, que disseram ser o curso mais completo no mercado para a preparação para os concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
João Pedro: Sim, cheguei a usar materiais de outro curso, mas só consegui assistir videoaulas. Senti falta de ter um direcionamento específico para a prova do concurso que eu estava fazendo, sendo que, em alguns casos, o material não estava voltado ao modo de cobrança da banca examinadora do concurso. Também não era possível realizar simulados específicos para o concurso pelo qual eu desejava estudar.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
João Pedro: Não cheguei a fazer nenhum concurso nesse período, porque senti necessidade de um material mais aprofundado e completo, o que eu consegui contratando a assinatura do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
João Pedro: Sim, me senti bem mais preparado. Acredito que o diferencial foi a Trilha Estratégica, que me deu o norte que eu precisava de como estudar pelos materiais em PDF e pelo Sistema de Questões (SQ) da melhor forma possível, com base em orientações de pessoas que já foram aprovadas, o que me deu bastante tranquilidade nesse processo de estudo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
João Pedro: Eu montei o meu plano de estudos com base na Trilha Estratégica, tentando cumprir todas as tarefas daquela trilha em uma semana. Quando não conseguia, na semana seguinte, eu fazia as tarefas faltantes e já embalava os estudos para cumprir as novas. Então, no mesmo dia, estudava por volta de três a cinco matérias, dependendo do tempo que eu demandava para realizar a tarefa. No caso de uma matéria em que eu necessite fazer resumos mais detalhados, eu gastava mais tempo para cumprir a tarefa de “ler e compreender o conteúdo” do que naquela de “fazer exercícios”, por exemplo. No total, eu estudava em torno de sete horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
João Pedro: Costumava revisar revendo os resumos que fiz, pegando os materiais em PDF para refazer as questões que eu errei anteriormente e fazendo mais questões pelo SQ. Depois, principalmente na semana anterior à prova, eu gostava de fazer simulados, para descobrir quais conteúdos em ainda estava com dificuldade e para treinar melhor minha concentração e o tempo dedicado a cada questão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
João Pedro: A resolução de exercícios é primordial. Perdi a conta de quantas questões fiz, foram muitas mesmo. Acredito que estudar fazendo questões anteriores da banca examinadora do mesmo concurso em que me inscrevi foi muito importante para treinar como é o modo de cobrança daquela banca, vendo quais pontos ela costuma focalizar atenção. Além disso, as questões inéditas montadas pelos professores davam um tratamento especial ao aluno, porque eu sentia que fixava o conteúdo com mais qualidade e estava mais direcionado às tendências de cobrança das bancas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
João Pedro: Tive mais dificuldade nas matérias de Direito Administrativo e Administração. Tentei superar isso dedicando mais tempo a essas matérias, principalmente nos pontos em que eu sentia dificuldade, como o tópico de Licitações e Contratos. Para isso, eu fiz resumos e mais questões para fixar o conteúdo com mais qualidade.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
João Pedro: Na semana anterior à prova, eu fazia mais questões que tinha errado anteriormente para descobrir quais conteúdos em ainda estava com dificuldade e simulados para me imaginar como no dia da prova, já pensando em quanto tempo eu dedicaria a cada questão e a marcação do cartão-resposta. Já no dia pré-prova, eu optava por descansar em casa, ver algum filme e relaxar um pouco.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
João Pedro: Acredito que alguns dos meus erros foram relativos ao período em que estudei para concursos ainda sem ter assinado o Estratégia, porque não tinha contato com um material que me desse total conforto de que estava vendo toda a matéria necessária para o concurso pelo qual eu estava estudando. E assim que contratei o Estratégia, percebi essa diferença e não me arrependi.
Já em relação aos meus acertos, eu penso que o principal foi o fato de eu ter conseguido me organizar para estudar, seguindo os materiais disponibilizados pelo Estratégia, principalmente a Trilha Estratégica, que me deu um respaldo muito grande, sendo que me permitiu que eu tivesse previsibilidade nos estudos e um acompanhamento diário do meu desempenho.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
João Pedro: Não, porque o ambiente que estava ao meu entorno, contando com o apoio da minha família e amigos, propiciou que eu tivesse tranquilidade e só pensamentos positivos para que eu fosse aprovado, mas sem pressão alguma.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
João Pedro: Eu começaria, com certeza, parabenizando aqueles que escolheram iniciar essa trajetória. Sei que muitos enfrentam uma rotina dura e que pode ser difícil essa caminhada, mas desejo que todos mantenham o foco nos estudos o máximo que for possível, porque oportunidades extraordinárias podem aparecer e quem for bem preparado e souber aproveitar o tempo a seu favor se destaca enormemente, tendo chances reais de aprovação no concurso dos seus sonhos. Não desista, saiba que você é capaz, o primordial é manter a confiança e a fé, porque a sua hora vai chegar e, logo logo, vai ser você aqui no meu lugar contando como foi essa etapa gloriosa da sua vida!