Aprovado em 2° lugar para Carteiro - Aparecida de Goiânia (GO) no concurso dos Correios
Concursos PúblicosAprovado em 2º lugar no Concurso Correios: Gabriel Limongi

“Primeiramente não é fácil, mas é possível. Tem dias que vai ser muito difícil estudar, você vai ter que abdicar de algumas coisas mas o segredo de tudo está na constância […]”
Aprovado em 2º lugar no Concurso Correios: conheça Gabriel Limongi da Silva
Confira nossa entrevista com Gabriel Limongi da Silva, aprovado em 2° lugar no concurso Correios para o cargo de Carteiro – Aparecida de Goiânia (GO):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gabriel Limongi da Silva: Tenho 25 anos, sou natural de Goiânia (GO) e tenho curso tecnólogo em gestão pública.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gabriel: Como trabalho de forma autônoma, um dos meus principais motivos foi buscar estabilidade e uma vida financeira mais controlada, algo que seria difícil alcançar na iniciativa privada. Além disso, tive influência familiar, pois sempre admirei um primo que é agente público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Gabriel: Na minha jornada de estudos, sempre trabalhei de forma autônoma. Minha estratégia era cumprir minha meta no início do dia, sempre que possível, mas nem tudo saía como planejado. Nos dias em que eu trabalhava muito, estudava pouco, e vice-versa.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Gabriel: Concurso Polícia Militar de Minas Gerais – 8º colocado
Guarda Municipal de Guapó – 1º colocado
Correios – 1º colocado
Pretendo continuar estudando até atingir o cargo que almejo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Gabriel: Sempre fui muito caseiro, durante a preparação eu deixei de sair bem mais, mas não fui ao extremo. Acho importante enfriar a cabeça as vezes, sair da rotina, sem comprometer os estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Gabriel: Com certeza. Eles sabiam o quanto isso significava pra mim, e considero isso uma grande ajuda.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Gabriel: Na verdade eu tinha uma boa base nas matérias principais por já estudar há 2 anos. Então não direcionei muito tempo específico para esse concurso, comecei a estudar específico bem perto da prova.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gabriel: Usei os PDFs do Estratégia, e as principais vantagens foram a objetividade, a didática e as questões ao final de cada material, que ajudam muito na fixação do conteúdo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gabriel: Conheci o Estratégia por uma postagem no Instagram que oferecia um material gratuito. Gostei muito da didática do PDF e, desde então, nunca mais usei outro material.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Gabriel: Estudava muito por videoaulas no YouTube e cursinhos genéricos, mas o que mais me incomodava era a falta de objetividade.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Gabriel: Conheci o Estratégia muito cedo na minha trajetória nos concursos. Fiz apenas um concurso sem estudar pelo Estratégia e não fui aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Gabriel: Senti muita diferença na preparação. Pra mim as questões no final do PDF ajudam muito na fixação de conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gabriel: Minha meta era finalizar o PDF do assunto e, em seguida, testar meus conhecimentos com questões. A quantidade de matérias estudadas por dia variava, mas, geralmente, não passava de duas. Em média, estudava quatro horas por dia, divididas em dois turnos de duas horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gabriel: Fazia resumos com base no PDF e minhas revisões seguiam uma estratégia simples: revisava o conteúdo do dia anterior e, uma vez por semana, fazia uma revisão completa de tudo o que havia estudado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Gabriel: Com certeza a resolução de questões é um dos quesitos mais importantes no estudo para concurso, afinal na prova você vai ter que responder às questões. Eu fiz muitas questões do PDF e não contabilizava todas. Mas fiz mais 6 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Gabriel: Com certeza, português foi meu ponto fraco nessa jornada. Por isso, sabia que precisava melhorar. Passei a estudar com muito mais atenção, dedicando mais tempo aos PDFs e revisando a gramática do zero, sem pular nenhuma etapa. O esforço valeu a pena: consegui gabaritar português nesse concurso.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gabriel: Como eu disse, já tinha uma base forte em muitas matérias. Por isso, na semana que antecedeu a prova, foquei apenas nas específicas e estudei o máximo possível. No dia anterior, fiz apenas uma revisão geral do conteúdo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gabriel: Meus erros foram negligenciar as revisões e a resolução de questões. Já meu principal acerto foi nunca desistir e estudar por um material de qualidade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gabriel: Já pensei muitas vezes em desistir, e acredito que a maioria dos concurseiros também. Mas minha motivação sempre foi saber que, a cada dia de estudo, eu estava mais perto da aprovação. Minha hora ia chegar – e só passa quem não desiste.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gabriel: Primeiramente, não é fácil, mas é possível. Haverá dias em que estudar será muito difícil, e você precisará abrir mão de algumas coisas. Mas o segredo está na constância. Sempre faça o seu melhor, mesmo que, em alguns dias, isso signifique estudar apenas 30 minutos.