Artigo

Cursos para o TRE/AC (Eleitoral, RI e Código de Ética)

JUSTIA1Estamos aqui hoje para apresentar nossos Cursos de Direito Eleitoral voltados para o concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), cujo edital foi divulgado recentemente.

Lançamos tanto um curso para as provas objetivas do cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária (AJAJ), bem como para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa (TJAA). Conforme o edital não há previsão de vagas para os referidos cargos, contudo certamente serão nomeados vários candidatos ao longo do prazo de validade do concurso. Notem que, segundo o edital, o concurso público terá validade de dois anos de modo que, se prorrogado, os candidatos habilitados serão nomeados ao longo do período de quatro anos segundo as necessidades do órgão e observada a lista de classificação.

Ainda segundo o edital, serão corrigidas as redações discursivas dos primeiros 150 candidatos tanto para o cargo de AJAJ e de TJAA, que formarão a lista de classificação do referido concurso e poderão ser nomeados ao longo do período de validade acima mencionado.

Fora a quantidade de vagas, é de se notar a remuneração e benefícios que o cargo oferece.

Para analistas a remuneração inicia-se em R$ 8.804,57, para técnicos o inicial será na importância de R$ 5.365,92. Além da expressiva remuneração, existem benefícios e funções de confiança que servidor em atividade poderá cumular com o salário. Registre-se que tramita perante o Congresso Nacional projeto de lei que visa aumentar substancialmente o valor da remuneração dos Analistas do Poder Judiciário Federal.

A nossa prova será constituída do seguinte modo:

Fase Objetiva com provas de Língua Portuguesa (10 questões), Legislação (7 questões), Informática (3 questões) e Conhecimentos Específicos (40 questões). Dessas questões apenas a prova de conhecimentos específicos, no qual está inserido Direito Eleitoral, terá peso 3. As demais terão peso 1. Paralelamente, haverá também uma prova discursiva, com peso 2.

A disciplina de Direito Eleitoral abrangerá, certamente, a parte mais significativa da matéria, dada a natureza do cargo. Tendo em vista que o peso dessa prova é 3, toda preparação é pouca para esse certame. Ademais, é importante registrar que a prova discursiva também versará sobre assuntos de Direito Eleitoral.

Nosso curso investigará a pouco conhecida banca Assessoria em Organização de Concursos Público Ltda., a AOCP. Na área jurídica, a banca fez apenas um concurso para a magistratura do trabalho o TRT da 9ª Região e um concurso para o TRE/RO, para Analista Judiciário na área de medicina, ambos em 2009. Felizmente temos essas provas que, embora um pouco mais antigas, servirão para orientar nossos estudos. De toda forma, o que percebemos em uma análise preliminar é que a banca se assemelha à CONSULPLAN e à FGV.

De todo modo, para fins de concursos na área de tribunais de um modo geral:

  • É essencial tratar da legislação eleitoral atualizada.
  • A grande maioria das questões cobram a literalidade da lei.
  • Em alguns pontos específicos é importante o conhecimento de assuntos teóricos e doutrinários.
  • A jurisprudência dos tribunais superiores – especialmente STF e TSE – serão mencionados quando relevantes para a nossa prova.
  • Além disso, discussões jurídicas recentes como “Reforma Eleitoral”, criação do partido Rede Sustentabilidade, cadastro biométrico, verticalização das coligações, fidelidade partidária, entre outros, são relevantes e também serão abordadas.

Registre-se, ainda, que lançaremos o curso com análise esmiuçada do Regimento Interno do TRE/AC, bem como com o Código de Ética dos Servidores do TRE/AC. Ambos os diplomas legais serão exigidos tanto para o cargo de Analista, quanto para Técnico.

Esses fundamentos serão a tônica dos nosso Curso. Caso haja interesse, matriculem-se nos cursos abaixo:

CURSO DE DIREITO ELEITORAL PARA AJAJ

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/direito-eleitoral-p-tre-ac-analista-judiciario-6976/

CURSO DE DIREITO ELEITORAL PARA TJAA

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/direito-eleitoral-p-tre-ac-tecnico-judiciario-6978/

CURSO REGIMENTO INTERNO E CÓDIGO DE ÉTICA TRE/AC

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/regimento-interno-e-codigo-de-etica-do-tre-ac-todos-os-cargos-6977/

Bons estudos a todos!

Ricardo Torques

[email protected]

https://www.facebook.com/ricardo.s.torques

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.