Artigo

Curso de Discursivas para Analista Judiciário do TRF 1

Olá galera,

Conforme o Edital nº 1 – TRF 1ª REGIÃO, de 05 de setembro de 2017, para os cargos de Analista Judiciário, o tema da prova discursiva virá da área de conhecimento de Atualidades.

A prova valerá 40,00 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo de até 30 linhas. Ou seja, 25% do total da nota do concurso virá da prova discursiva. A exceção é o cargo da área de Taquigrafia, que também terá uma prova prática que valerá 10,00 pontos. Mesmo para esse cargo, a prova discursiva corresponderá a 23,5% do total da nota do concurso. Está claríssimo que você não pode desprezar minimamente a sua preparação para a prova discursiva. É uma pontuação significativa, que, com certeza, faz a diferença na nota final e classificação final do concurso!

O candidato deverá produzir, com base em temas formulados pela banca examinadora, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão.

 

Avaliação de conteúdo da discursiva

A banca avaliará o conteúdo – conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. Serão duas avaliações: uma de conteúdo e outra de domínio da modalidade escrita da Língua Portuguesa.

Em provas anteriores, em que a banca estabeleceu o valor de 40 pontos para a prova discursiva, na prova aplicada o Cespe trouxe a seguinte informação:

Ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 40,00 pontos, dos quais até 2,00 pontos serão atribuídos ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafo) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado). Ou seja, o candidato poderá obter até 38 pontos na nota de conteúdo.

 

Aprendendo a fazer uma prova discursiva

Para ensinar o candidato a elaborar uma prova discursiva, o Estratégia Concursos lançou um curso completo com 3 correções por aluno, que será ministrado pelo professor Carlos Roberto e pela minha pessoa.

O professor Carlos Roberto é formado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Controladoria Governamental e em Língua Portuguesa. Aprovado para os cargos de Técnico Judiciário (2003) e de Analista Judiciário – Contador (2008) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), no qual trabalhou de 2003 a 2014. Atualmente, ocupa o cargo de Analista da carreira de Especialista do Banco Central do Brasil (BCB), aprovado no concurso de 2013.

Sou licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Geografia pela UniCEUB (Brasília). Sou ex-servidor público e trabalhei nas seguintes instituições: Prefeitura de São Leopoldo (RS), Prefeitura de Porto Alegre (RS), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Ministério da Integração Nacional. Leciono as disciplinas de Atualidades, Conhecimentos Gerais, Geografia, Realidade Brasileira e História, em cursos on-line e presenciais preparatórios para concursos públicos.

Sobre o curso

No curso, será abordado o perfil da banca examinadora, a estrutura e as características do texto dissertativo, os aspectos gramaticais pertinentes; os principais erros e como evitá-los (exemplos práticos) e expressões que causam dúvidas na hora da prova.

Além disso, serão oferecidos nove simulados com temas da atualidade para o aluno treinar a elaboração da redação. Serão três rodadas de temas, em que, em cada rodada, o aluno selecionará um tema para elaborar a redação e submeter à correção dos especialistas do Estratégia Concursos.

Para cada tema, serão oferecidos textos com subsídios teóricos. E, ao final do curso, serão disponibilizados os padrões definitivos de resposta dos nove simulados propostos.

É isso aí, galera! Segue o link do curso de Discursivas p/ TRF 1ª Região (Todos os Cargos – Analista) – 3 correções por aluno

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/discursivas-p-trf-1-regiao-todos-os-cargos-analista-3-correcoes-por-aluno/

Um grande abraço meu e do professor Carlos Roberto,

Leandro Signori

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.