Artigo

Conheça o cargo de Policial Legislativo do Senado Federal

Confira nesse artigo informações sobre o cargo de Policial Legislativo do Senado Federal. Ademais, conheça mais sobre a cidade de Brasília e sobre o Senado.

Olá, pessoal, tudo bem?

No artigo de hoje, conheceremos um pouco mais do cargo de Policial Legislativo do Senado Federal, assim como sobre a cidade de Brasília e o seu custo de vida. Com essa finalidade, abordaremos os seguintes assuntos:

  1. Brasília (DF) – conheça mais sobre a cidade;
  2. Quais são as responsabilidades do Senado Federal?;
  3. Quais são as atribuições do cargo de Policial Legislativo do Senado Federal?;
  4. Fases do concurso;
  5. Vantagens do cargo de Policial Legislativo do Senado Federal;
  6. Considerações finais.

1. Brasília (DF) – conheça mais sobre a cidade

Primeiramente, é interessante que conheçamos a cidade de lotação dos futuros aprovados no concurso de Policial Legislativo do Senado Federal.

Nesse sentido, Brasília, sede do Governo do Distrito Federal e capital federal do Brasil, é localizada no centro do país. A sua inauguração ocorreu em 21 de abril de 1960, sendo que o empreendimento necessário para a sua construção, decerto, foi um dos projetos mais arrojados de seu tempo.

Ademais, no que tange à população, conforme estimativa do IBGE para 2020, o Distrito Federal teria, atualmente, uma população de cerca de 3.055.149 pessoas, distribuídas em uma área total de 5.760,783 km².

Com certeza, vale destacar, também, o rendimento nominal mensal domiciliar per capita do DF que é da ordem de R$ 2.686,00, o que representa o maior rendimento do Brasil.

Do ponto de vista econômico, tanto Brasília como o Distrito Federal são altamente dependentes do serviço público. De fato, os altos salários e a estabilidade contribuem para a colocação do DF como maior IDH do Brasil.

Por fim, trata-se de uma cidade com diversas opções para passeios culturais e de natureza ímpar, o que garantiu à Brasília o status de Patrimônio Histórico e Cultural pela Unesco em 1987.

2. Quais são as responsabilidades do Senado Federal?

Antes de mais nada, o Senado Federal é umas das instituições mais importantes para o sistema democrático brasileiro. Certamente, o leitor deve conhecer algumas das responsabilidades do Senado Federal, já que, frequentemente, a instituição é citada nos jornais e nas demais mídias sociais.

O Senado Federal é uma das instituições mais importantes da democracia brasileira.
O Senado Federal é uma das instituições mais importantes da democracia brasileira.

Conforme disposto na Constituição Federal Brasileira, o Senado possui diversas atribuições, sendo que a Carta Magna, em seu Art. 52°, elenca as responsabilidades privativas da instituição, das quais se destacam:

I – processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles;         

II – processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União nos crimes de responsabilidade;               

III – aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de: (i) Magistrados, (ii) Ministros do Tribunal de Contas da União, (iii) Presidente e diretores do Banco Central, (iv) entre outros.

IV – autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios;

V – dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Público federal;

Por fim, essas e as demais atribuições podem ser vistas na íntegra na Constituição Federal.

3. Quais são as atribuições do cargo de Policial Legislativo do Senado Federal?

Segundo informações trazidas pelo edital do último concurso para o cargo, o Policial Legislativo do Senado Federal tem como incumbência a realização de atividades de nível médio, tais como a fiscalização da entrada e saída de pessoas e a assistência às autoridades do Senado Federal na realização de inquéritos ou investigações policiais.

Ademais, o servidor realiza trabalho de segurança às personalidades brasileiras e estrangeiras, na área de jurisdição do policiamento do Senado Federal, assim como execução de outras tarefas correlatas.

Com certeza, verificamos que as atribuições do Policial Legislativo do Senado Federal são bem amplas e garantem, assim, a possibilidade do concurseiro atuar em diferentes frentes de serviço ao ingressar no cargo.

4. Fases do concurso

No que tange às fases do concurso, certamente, nota-se que é um concurso extenso, com várias etapas que podem eliminar o candidato.

Quanto à primeira etapa do último certame, as provas foram constituídas de questões de múltipla escolha, assim como de prova discursiva (ambas de caráter eliminatório e classificatório).

Ademais, o conteúdo dessas provas se concentrou em quatro grandes grupos: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos da Polícia Legislativa Federal.

Além disso, no que tange à segunda etapa, foi realizada a prova de aptidão física, em que os candidatos passaram por diversos testes, tais como flexão de braços, abdominais, barra e corrida.

Em relação à terceira etapa e à quarta etapa, os concurseiros tiveram de fazer avaliações psicológicas, bem como passar pela Investigação Social Documental.

Por fim, os sobreviventes fizeram Curso de Formação, de caráter apenas eliminatório.

5. Vantagens do cargo de Policial Legislativo do Senado Federal

Excelente remuneração

Em primeiro lugar, temos que falar da remuneração, uma vez que se trata de uma excelente remuneração (cerca de R$ 20.417,00 iniciais). Ademais, a jornada de trabalho é de 40 horas.

Local de trabalho

Decerto, um dos pontos fortes desse certame é o fato de ocorrer na cidade de Brasília, já que a cidade apresenta uma excelente qualidade de vida. Vale destacar que a capital federal possui um dos maiores IDHs do Brasil.

Um dos fatores que podem vir a desanimar os concurseiros é a questão do custo de viver em Brasília, que se encontra entre as capitais nacionais mais caras. Contudo, a remuneração do cargo torna possível morar em Brasília com uma excelente qualidade de vida.

Sem dúvida, Brasília é uma das capitais com mais acesso à cultura no país. Assim sendo, isso pode ser um diferencial para o candidato, no que tange à qualidade de vida.

Disciplinas

De uma forma geral, o certame exige o estudo de poucas disciplinas do candidato. No entanto, vale destacar que o nível de preparação pedido do concurseiro é alto, em função da elevada concorrência e do nível da prova.

Aeroporto Internacional de Brasília

Você, candidato de fora de Brasília, deve considerar uma grande vantagem o alto volume de voos do Aeroporto Internacional de Brasília.

Afinal, por se tratar de um importante hub do sistema de aviação brasileiro, o acesso a voos é bem mais facilitado e barato.

6. Considerações finais

Primeiramente, nesse artigo, buscamos trazer informações sobre o cargo de Policial Legislativo do Senado Federal, para os que estão pensando em realizar a prova.

Além disso, trouxemos, também, dados sobre a cidade e vantagens do cargo, no intuito de facilitar a tomada de decisão por parte do aluno.

Ademais, vale pontuar que o candidato, antes de iniciar os estudos para um certame, deve analisar se o seu perfil e os seus planos de vida são aderentes ao cargo desejado. Dessa forma, o aluno pode evitar possíveis desencantos com a nova profissão.

No mais, para mais informações sobre o certame, o Estratégia elaborou um excelente artigo que pode, certamente, auxiliar o concurseiro na preparação para a prova.

Por fim, desejo fé e muita dedicação aos estudos para todos vocês.

Um grande abraço!!

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem, certamente, mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha, desse modo, acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Antes de mais nada, fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.