Artigo

Conheça o cargo de Guarda Municipal de Rio Claro

Confira nesse artigo informações sobre o cargo de Guarda Municipal de Rio Claro. Ademais, conheça mais sobre a cidade de Rio Claro e sobre a sua Guarda Municipal.

Olá, pessoal, tudo bem?

No artigo de hoje, conheceremos um pouco mais do cargo de Guarda Municipal de Rio Claro, assim como sobre a cidade e o seu custo de vida. Com essa finalidade, abordaremos os seguintes assuntos:

  1. Rio Claro (SP) – conheça mais sobre a cidade;
  2. O que faz a Guarda Municipal de Rio Claro?;
  3. Quais são as atribuições do cargo de Guarda Municipal de Rio Claro?;
  4. Fases do concurso e requisitos para o cargo;
  5. Vantagens do cargo de Guarda Municipal de Rio Claro;
  6. Considerações finais.

1. Rio Claro – conheça mais sobre a cidade

Primeiramente, é interessante que conheçamos a cidade de lotação dos futuros aprovados no concurso de Guarda Municipal de Rio Claro.

Rio Claro - São Paulo
Foto aérea de Rio Claro – SP (Fonte: imprensa.rioclaro.sp.gov.br)

Nesse sentido, Rio Claro é um município que faz parte do estado de São Paulo, a cerca de 1h de carro de Campinas. Sem dúvida, um ponto positivo para os concurseiros de fora do estado de SP, uma vez que o Aeroporto de Viracopos, importante hub de voos, está situado na cidade de Campinas.

Desse modo, o acesso à cidade e a possibilidade de visitar a terra natal são facilitadas.

Além disso, a cidade se situa a uma distância de 173 km da capital paulista, o que representa um trajeto de cerca de duas horas de carro.

No que tange à população, conforme censo do IBGE de 2019, a cidade possui uma população de 206.424 habitantes, espalhados em uma área total de 498.422 km².

Por fim, trata-se de um município com alto IDH e com uma economia aquecida, em que se destaca a participação das indústrias.

2. O que faz a Guarda Municipal de Rio Claro?

Segundo o artigo 11 da Lei Orgânica do Município de Rio Claro (SP), “o Município tem como competência suplementar criar e organizar a guarda municipal, destinada à proteção de seus bens, serviços e instalações, de acordo com as leis em vigor.”

Guarda Municipal de Rio Claro
As inscrições para o concurso para Guarda Municipal de Rio Claro começam no dia 12 de agosto e vão até 10 de setembro.

Além disso, conforme o artigo 1 da Lei Complementar N°095 do Município de Rio Claro (SP), a Guarda Municipal é uma instituição de caráter civil, uniformizada e armada, com a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal, destinada à proteção dos bens, serviços e instalações do Município, bem como a realização do patrulhamento preventivo-comunitário, como garantia e proteção do bem-estar das pessoas e do desenvolvimento sustentável do município.

No mais, vale destacar que os integrantes da Guarda Civil Municipal de Rio Claro “têm a prerrogativa de poder de polícia administrativa, inclusive sancionatório, ressalvadas as hipóteses em que, por força de Lei, a atribuição seja privativa de outra categoria funcional, situação em que poderá auxiliar a fiscalização com a prática de atos meramente materiais”.

Estatuto da Guarda Municipal de Rio Claro

Decerto, para os interessados em ingressar na instituição, é importante estudar o Estatuto da Guarda Municipal de Rio Claro, que pode ser encontrado nesse link.

3. Quais são as atribuições do cargo de Guarda Municipal de Rio Claro?

Segundo dados trazidos pelo edital do certame, o Guarda Municipal de Rio Claro possui diversas atribuições, entre as quais se destacam:

I – Zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município;

II – Prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais;

III – Atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais;

IV – Colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social;

V – Proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, inclusive adotando medidas educativas e preventivas;

VI – Cooperar com os demais órgãos de defesa civil em suas atividades;

VII – Interagir com a sociedade civil para discussão de soluções de problemas e projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança das comunidades;

VIII – Articular-se com os órgãos municipais de políticas sociais, visando à adoção de ações interdisciplinares de segurança no Município;

IX – Garantir o atendimento de ocorrências emergenciais, ou prestá-lo direta e imediatamente quando deparar-se com elas;

X – Desenvolver ações de prevenção primária à violência, isoladamente ou em conjunto com os demais órgãos da própria municipalidade, de outros Municípios ou das esferas estadual e federal;

Certamente, verificamos que as atribuições do Guarda Municipal de Rio Claro são bem amplas e garantem, assim, a possibilidade do concurseiro atuar em diferentes frentes de serviço ao ingressar nessa instituição paulista.

4. Fases do concurso e requisitos para o cargo

No que tange às fases do concurso, com certeza, nota-se que é um concurso extenso, com várias etapas que podem eliminar o candidato.

Fases do concurso de Guarda Municipal de Rio Claro
Fases do concurso de Guarda Municipal de Rio Claro

Quanto à prova objetiva, trata-se, sem dúvida, de uma prova com um conteúdo mais enxuto. No entanto, deve se lembrar que um conteúdo menor não significa que o aluno possa relaxar em sua preparação, uma vez que esse fator tende a elevar a nota de corte do certame.

No que se refere às demais fases, os estudantes não podem se descuidar de nenhuma fase e devem estar atentos, principalmente, ao teste de aptidão física e à prova de direção veicular.

Em relação aos requisitos básicos do cargo, em primeiro lugar, destaca-se a necessidade de possuir ensino médio completo. Além disso, o candidato deve possuir CNH (no mínimo, da categoria A/B), altura mínima de 1,70m (sexo masculino) e 1,60 (sexo feminino) e idade entre 18 e 30 anos (na data de encerramento das inscrições).

5. Vantagens do cargo de Guarda Municipal de Rio Claro

Cidade bem estruturada

Decerto, um dos pontos fortes desse certame é o fato de ocorrer na cidade de Rio Claro, já que a cidade apresenta uma boa qualidade de vida. Vale destacar que esse município se situou como 34° melhor IDH do Brasil em 2010 e como 105° maior PIB entre as cidades brasileiras (com base nos dados de 2017).

Portanto, ao se mudar para Rio Claro, o aprovado terá acesso a uma boa qualidade de vida.

Proximidade do aeroporto de Viracopos

Inegavelmente, os concursos locais deixaram de ser realizados apenas pelos moradores da cidade do órgão e pelos habitantes da redondeza. Agora, observa-se um movimento de nacionalização da concorrência, até mesmo para os certames de menor porte.

Assim sendo, você, candidato de fora de São Paulo, deve considerar uma grande vantagem a proximidade da cidade de Rio Claro do Aeroporto de Viracopos. Afinal, por se tratar de um importante hub do sistema de aviação brasileiro, o acesso a voos é bem mais facilitado.

Apenas 2h de carro de São Paulo

Quem não gostaria de poder dar um “pulinho” na cidade de São Paulo durante o final de semana, não é mesmo?

Sem dúvida, a proximidade à capital paulista é uma vantagem, uma vez que o acesso ao lazer e à cultura pode ser um diferencial para o candidato, no que tange à qualidade de vida.

Custo de vida

Com certeza, outra vantagem a ser considerada é o custo de vida, consideravelmente inferior ao exigido em São Paulo.

Em outras palavras, a pessoa pode usufruir de diversos benefícios da cidade de São Paulo, mas podendo morar e viver em uma cidade com custo de vida menor.

Remuneração

Para fechar com chave ouro, abordemos a remuneração. Considerando as gratificações recebidas, a remuneração total gira em torno de R$ 3.500,00.

Dado o cenário de escasseamento de concursos, trata-se, de fato, de uma remuneração que não pode ser desconsiderada para um certame de nível médio.

7. Considerações finais

Primeiramente, nesse artigo, buscamos trazer informações sobre o cargo de Guarda Municipal de Rio claro, para os que estão pensando em realizar a prova.

Além disso, trouxemos, também, dados sobre a cidade e possíveis vantagens e desvantagens desse concurso, no intuito de facilitar a tomada de decisão por parte do aluno.

Vale destacar que o candidato, antes de embarcar em uma jornada de estudos para um concurso, deve buscar conhecer mais sobre a instituição e sobre os seus valores. Dessa forma, torna-se reduzida a possibilidade de o concurseiro se desencantar com o trabalho, após a aprovação no certame.

No mais, para mais informações sobre o certame, o Estratégia elaborou uma excelente análise de edital. Tal análise pode, decerto, auxiliar o concurseiro na preparação para a prova.

Por fim, desejo fé e muita dedicação aos estudos para todos vocês.

Um grande abraço!!

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem, certamente, mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha, desse modo, acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Antes de mais nada, fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.