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Confira os assuntos que mais caem em provas de Matemática: parte I

Nesse artigo, confira os assuntos que mais aparecem nas provas que tem a disciplina Matemática e veja um breve resumo sobre Regra de três e Porcentagem.

Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje, vamos falar sobre uma dúvida comum entre os alunos: o que mais é cobrado nas provas de Matemática. Além disso, iremos ver um breve resumo sobre os assuntos mais frequentes em provas de concurso.

Para um melhor entendimento do assunto, trataremos dos seguintes tópicos:

  1. Matemática: definição;
  2. Regra de três;
  3. Porcentagem;
  4. Considerações finais
  5. Referências bibliográficas

1. Matemática: definição

Antes de mais nada, é importante que entendamos o que é matemática e o que essa disciplina contempla.

A matemática é uma matéria que está presente na rotina diária de todas as pessoas.
A matemática é uma matéria que está presente na rotina diária de todas as pessoas.

Em primeiro lugar, conforme definição presente no dicionário Oxford, matemática é uma ciência que estuda, por intermédio da dedução, objetos abstratos (tais como números, figuras e funções) e as relações existentes entre eles.

No contexto dos concursos públicos, é uma disciplina, com certeza, frequente nas provas de quase todos os certames. Além disso, destaca-se que uma boa base nessa disciplina garante ao aluno maior facilidade em outras matérias, como Raciocínio Lógico, Estatística, Matemática Financeira e Contabilidade.

Por fim, apesar de ser vista com certa antipatia por parte dos alunos, é uma disciplina fundamental para a aprovação em um concurso público e para a formação do indivíduo.

Principais assuntos cobrados em provas

Sem dúvida, os assuntos cobrados em provas de Matemática, ao contrário de outras matérias, variam muito de banca para banca.

Nesse sentido, abordaremos, nesse artigo, temas que costumam apresentar considerável peso nas provas de Matemática: Regra de três e Porcentagem.

Ademais, para conferir os assuntos mais cobrados por banca, acesse o artigo sobre o Webinário “Supere o medo! Como aprender exatas para concursos”.

2. Regra de três

Inegavelmente, a regra de três é um dos assuntos mais cobrados em provas de Matemática e na vida cotidiana.

Decerto, trata-se de uma conta que muitos realizam diariamente de “cabeça”. Por outro lado, muitas pessoas têm dificuldades para a construção e execução desse cálculo.

Em suma, podemos definir a regra de três como uma comparação entre grandezas. Contudo, embora a definição matemática seja simples, precisamos entender se essa relação de grandezas é diretamente proporcional ou inversamente proporcional.

Grandezas diretamente proporcionais

Primeiramente, as grandezas diretamente proporcionais são aquelas que, quando uma aumenta, a outra aumenta na mesma proporção.

Com a finalidade de facilitar o entendimento, pensemos na seguinte situação: você, dono(a) de uma loja de roupas, vende um tipo específico de camisa por R$ 40,00. Desse valor, uma parcela de 10% dessa quantia é, de fato, lucro.

Assim, dito isso, como saber quanto uma loja lucraria com a venda de 15 camisas?

Resolução:

Regra de três - estrutura - matemática
Regra de três com grandezas diretamente proporcionais – estrutura

Sem dúvida, a parte mais importante da resolução desse tipo de problema é a estruturação adequada do raciocínio.

Na coluna da esquerda, vemos o preço de uma camisa e o preço de 15 unidades dessa camisa. Por outro lado, na coluna da direita, temos o lucro por unidade de camisa vendida e o x da questão, o que queremos encontrar.

Em seguida, para encontrarmos o valor de x, devemos multiplicar cruzado. Ou seja, multiplicamos R$ 40,00 por x e R$ 600,00 por R$ 4,00, da seguinte forma:

Regra de três - estrutura - matemática
Regra de três com grandezas diretamente proporcionais – resultado

Certamente, você pode ter ficado com dúvida ao ver o R$². Entretanto, ao fazermos uma regra de três, tão importante quanto o valor a ser encontrado é a unidade desse valor está correta.

Nesse sentido, é importante que o estudante inclua as unidades nas contas. Dessa forma, de forma natural, o resultado sairá com a unidade certa; nesse caso, temos que o lucro seria de R$ 60,00.

Por fim, outra forma de acertar na unidade é perceber que as unidades do lado direto da regra de três são iguais entre si e que as do lado esquerdo, também, devem ser iguais entre si.

Grandezas inversamente proporcionais

Em segundo lugar, para esse caso, recorramos a um exemplo clássico sobre o assunto: imagine que você faz determinado trajeto em uma rodovia em 10 min a uma velocidade de 60 km/h. Caso você faça esse mesmo trajeto a uma velocidade 80 km/h, quanto tempo você levaria para chegar? P.S: considere que não há interrupções no trajeto e que você pode manter a velocidade fixa por todo o trajeto.

Resolução:

Para esse exemplo, quanto mais rápido você for, menos tempo você leva para chegar ao seu destino (lembrando sempre da importância de seguir os limites de velocidade rsrs). Ou seja, essa situação difere do exemplo anterior e as grandezas velocidade e tempo são, de fato, proporcionais, mas inversamente proporcionais.

Assim sendo, estruturemos o problema:

Regra de três com grandezas inversamente proporcionais - estrutura - Matemática
Regra de três com grandezas inversamente proporcionais – estrutura

Certamente, a grande “manha” para resolver esse tipo de questão é que a multiplicação não é mais cruzada e, sim, horizontal. Isto é, temos o seguinte:

Regra de três com grandezas inversamente proporcionais - resolução I - Matemática
Regra de três com grandezas inversamente proporcionais – resolução I

Observa-se que temos km/h nos dois lados da equação, podemos, assim, cortá-los da equação:

Regra de três com grandezas inversamente proporcionais – resolução II

Somente com esse passo, encontramos a unidade de x que é, de fato, minuto. Por fim, fazendo os cálculos, encontramos que:

Regra de três com grandezas inversamente proporcionais – resultado

3. Porcentagem

Decerto, assim como regra de três, a porcentagem é um assunto com alta aplicabilidade em nosso dia a dia e, também, em provas de Matemática em concursos públicos.

Aliás, vale destacar que esse assunto é um “queridinho” das bancas FCC, FGV e Vunesp.

Assim sendo, precisamos ir para a prova entendendo tudo sobre porcentagem.

Em resumo, podemos definir a porcentagem como uma divisão em que o denominador é 100.

Só para ilustrar, vejamos alguns exemplos:

1) Cerca de 50% da população mundial é de mulheres, o que isso, de fato, significa?

Resolução:

Isso significa que a cada 100 pessoas, cerca de 50 são mulheres no mundo. Simples, não é mesmo?

2) Durante a pandemia, o preço do pacote de arroz subiu 20%, o que isso significa?

Resolução:

Em outras palavras, se o pacote de arroz custava R$ 25,00 antes da pandemia, ele custa 1,20x(R$ 25,00) agora. Ou seja, ele custa, no momento, R$ 30,00.

3) Devido à corrida em busca de casas, o valor do aluguel de apartamentos caiu 5% em algumas regiões, o que isso significa?

Resolução:

Basicamente, se o valor do aluguel custava R$ 1.000,00 antes, ele custa 0,95x(R$ 1000,00) agora. Ou seja, ele custa, no momento, R$ 950,00.

4. Considerações finais

Em primeiro lugar, no artigo de hoje, buscamos tirar uma dúvida que muitas pessoas têm: o que mais é cobrado nas provas de Matemática.

Sem dúvida, é uma dúvida que depende muito da banca que realizará o certame.

Todavia, existem alguns assuntos que apresentam recorrência em provas de Matemática, independentemente da banca realizadora do concurso.

Nesse sentido, tratamos de regra de três e de porcentagem nesse primeiro artigo.

Certamente, apesar desses assuntos não apresentarem elevada complexidade, os cálculos exigidos exigem da pessoa prática, o que demanda a resolução de muitos exercícios por parte dos alunos.

Ademais, muito além de ser uma matéria que costuma cair em provas de concursos, a Matemática é um campo de conhecimento de extrema relevância para a vida de qualquer indivíduo e, desse modo, não pode ser deixada de lado.

Por fim, desejo a todos paz, saúde e foco nos estudos!

Um grande abraço!!

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