Artigo

Raio-X Concursos TREs: matérias, bancas e dicas

Concursos TREs: Raio-X completo dos certames pelo país

Chegou a nossa vez de fazer um Raio-X dos concursos TREs espalhados pelo nosso país. Meu nome é Ricardo Torques, sou professor de Direito Eleitoral no Estratégia Concursos e coordenador do Estratégia Carreira Jurídica. Esse artigo é pra você que almeja trabalhar em Tribunais Regionais Eleitorais e quer entender, de forma geral, como funciona esse concurso.

Leia mais sobre os Concursos TRE previstos

Os TREs representam o ideal de muito concurseiro, por uma série de fatores: qualidade de vida no trabalho; carga horária de trabalho inferior à do Executivo e do Legislativo; assistência à saúde; recesso forense, enfim, vários benefícios. No final dessa página você encontrará um link com um artigo escrito pelo professor Fabrício Rêgo no qual ele aborda uma série de benefícios das carreiras de tribunais.

SITUAÇÃO DOS CONCURSOS TREs

Antes, saiba que o Brasil possui um TRE por cada unidade da federação, o que contabiliza 27 tribunais, mais o Tribunal Superior Eleitoral. Logo, você que gosta da área eleitoral, são 28 oportunidades de trabalho pelo país.

Há dois TREs com editais publicados:

TRE- São Paulo

TRE – Pernambuco

Os concursos TREs que já estão vencidos são os seguintes:

TRE – Alagoas

TRE – Bahia

TRE – Tocantins

TRE – Espírito Santo

TRE – Rio Grande do Norte

TRE – Rondônia

TRE – Ceará

Além disso, os seguintes TREs vencem ainda em 2016:

TRE – Pará

TRE – Paraná

TRE – Rio de Janeiro

TSE

De todos, destaco os TREs da Bahia, São Paulo, Espírito Santo e Pernambuco, os quais nomeiam muitos candidatos. Aqui já aproveito para fazer um adendo: é comum dos tribunais convocarem muito mais aprovados do que o número de vagas do edital. Logo, essa não deve ser a sua preocupação.

Acesse o nosso Guia Completo Concursos Tribunais.

Guia Completo Concursos Tribunais

Veja no quadro abaixo o exemplo real do que estou falando:

concurso TREs convoc 2

concurso TREs convoc

Se você observou bem, para o cargo de técnico chamam quase 10 vezes mais o número de vagas previstas no edital. Essa razão é um pouco menor para os cargos de analista, mas não fica tão distante.

O TSE, por exemplo, fez concurso para cadastro de reserva e convocou 349 técnicos e 124 analistas da área judiciária.

PROFESSOR, QUAIS AS BANCAS QUE MAIS REALIZAM CONCURSOS TRES?

Veremos abaixo que as bancas giram em torno de dois principais eixos: Fundação Carlos Chagas e Cespe. São 12 concursos para a FCC, 8 para o Cespe e o restante distribuído entre outras bancas menores.

concurso TREs bancas

Claro que o ideal para sua preparação é se basear na banca do último concurso para o qual pretende prestar a prova.

QUAIS AS MATÉRIAS QUE MAIS CAEM NOS CONCURSOS TRES?

Fiz um levantamento em todos os editais e estou trazendo pra você, agora, o panorama dos concursos TREs em termos de matérias cobradas. Qual a porcentagem de cobrança de cada uma?

Independente da prova que vá realizar, esse quadro serve de guia para um estudo genérico das matérias. Acima de 90% de incidência, é recomendável estudar a disciplina com antecedência.

concurso TREs matérias

O Estratégia Concursos lançou um pacote de cursos regulares para os concursos TREs, com cursos em PDF e vídeoaulas. Baixe gratuitamente uma aula demonstrativa e conheça o material. Além do conteúdo teórico e prático, os nossos professores estão à disposição via fórum de dúvidas para esclarecer todos os seus questionamentos.

Mapas mentais TRE-SP e TRE-PE — Confira essa novidade!

TREs – Cursos regulares

Pacote completo TREs – TJAA

Pacote completo TREs – AJAA

Pacote completo TREs – AJAJ

Caso você esteja interessado em saber mais sobre o concurso TRE SP, que está prestes a ter edital publicado, assista abaixo ao aulão especial para o concurso bem como leia o meu artigo sobre o tema.

Concurso TRE SP: órgão prevê vagas em edital unificado

Concursos Tribunais: mais de 9,2 mil vagas previstas para 2024

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito obrigado!!!
    Cláudio em 03/11/16 às 19:32
  • Há previsão para o concurso do TRE/PE? Como está o andamento?
    Ricardo da Silva em 20/07/16 às 11:11
  • Boa noite professor, Em primeiro lugar, ótimo artigo! Permita-me fazer duas observações: 1. Apesar de seu texto mencionar 28 Tribunais Eleitorais, na prática parece q. são 27. Não sei exatamente como funciona o modelo de provimento de vagas no TRE/DF, mas pelo q. me consta eles nunca fizeram concurso público (considerando o ano de 1988 como marco inicial). 2. Já houve aumento do número de convocados p/ o último certame do TRE/SP. Salvo engano, o número de TJAA passou p/ algo em torno de 480. Somente p/ efeitos de atualização da sua planilha. Abs.
    LUCAS em 12/07/16 às 22:32
  • Professor, parabéns pelo estudo, mas acho que seria interessante se, além do número de convocados nos últimos concursos, fosse feito um estudo sobre o número de cargos efetivamente vagos em cada um dos órgãos. Quando vejo esse alto número de convocados recentemente, a sensação que tenho é exatamente contrária à que motivou o levantamento (acredito que seja servir como incentivo para os leitores iniciarem a preparação para os próximos certames). Muitos convocados nos últimos anos pra mim significa que a carência do órgão seja bem baixa e, por mais que o período de validade dos concursos possa ser uma atenuante, não creio que o quadro seja muito otimista (ainda mais levando-se em consideração a situação econômica do país, com menos concursos sendo abertos e, por consequência, menos exonerações de servidores que migram para outros órgãos etc). Faço a sugestão porque me encontro em uma fase de planejamento e ainda estou estudando qual a melhor opção de carreira para investir meu tempo e estudo, de modo que ter em mãos esses dados seria fundamental. Como foi muito bem ilustrado no artigo específico do TRE-SP (que a princípio seria uma das opções mais interessantes), a nota dos candidatos nomeados foi extremamente alta, ou seja, a aprovação nos tribunais da área requer uma preparação exclusivamente dedicada para a área. Obrigado, forte abraço.
    Vitor em 12/07/16 às 17:15
  • Ja teve aulão TRE-SP Evaneide! Veja aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lh2BMuN6mfY Abraços
    Coordenação em 12/07/16 às 16:36
  • Parabéns pelo levantamento das informações e pelo excelente artigo prof. Ricardo. Obrigado e tudo de bom!
    VINICIUS ARAUJO em 11/07/16 às 22:26
  • Mai um post com informações valiosas! Obrigada Prof
    Denise em 11/07/16 às 21:52
  • Amo vocês demais pretendo nunca ficar longe de vocês. Beijos.
    Angelica da Silva Oliveira em 11/07/16 às 20:06
  • Muito bom professor! Estou estudando para o TRE SP, aguardo aulão ao vivo pra esse concurso. Abraços!
    EVANEIDE FREIRE em 11/07/16 às 20:02
  • Excelentes esclarecimentos. Há previsão quando ao TRE MG para este ano?
    Tadeu em 11/07/16 às 19:41
  • Parabéns prof, excelente post.
    Leandro Stocco em 11/07/16 às 19:31