Artigo

Concursos suspensos! O que fazer?

Concursos suspensos! Como agir durante a suspensão dos concursos em 2016 e talvez até em 2017, decorrentes do ajuste fiscal? Como esse momento deve ser encarado? É melhor trocar de área de interesse? Como se manter motivado durante esse período?

Bom, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e Coach aqui no Estratégia Concursos e no vídeo abaixo eu relato minha própria experiência com o tema. Quando comecei a estudar, em março de 2009, também vivíamos um momento de concursos suspensos. A solução que encontrei foi tão simples quanto eficaz!

Confira também outros vídeos no meu canal no YouTube, como o “Novo Salário AFRFB e volta da 3a fase do concurso“. Aproveite para me seguir também no Facebook.

Diogo Moreira

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil

Coach Estratégia Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • E se o PL morrer? E se a suspensão acabar? Você estará pronta? Isso é o que interessa.
    Diogo Moreira em 25/04/16 às 23:50
  • Olá, André! Nunca tinha tocado em um livro sequer de concursos. Também não tinha nenhuma base em Direito. Fui um bom aluno quando era mais novo, tinha boa base em português e em matemática, mas tudo do Ensino Médio. Acredite em você mesmo. Eu não sabia que 9 meses era considerado pouco tempo. Estudei e passei. Abraço e bons estudos!
    Diogo Moreira em 25/04/16 às 23:49
  • Caro "afrfb09ba", você é um petista isentão. Para de conversa de que os promotores da lava-jato e a tentativa de golpe da direita estão deixando o País desmoralizado, isso é papo de gente sem noção e ignorante, como você. E ainda vem falar dos 08 bons anos do "desgoverno do Molusco", você é um brincante. Desmoralizado o País ficará se continuar mais 2 anos com esse lixo de Partido no poder, uma verdadeira Cleptocracia instaurada graças a você que deve ter votado nesse Partido de "M" e continua exaltando ladrões. Faça uma lavagem cerebral e para de vir aqui escrever asneiras, o Estratégia e toda sua equipe são a favor da Moral e dos bons costumes, não a essa imoralidade. Quero deixar claro que sou aluno e o site não nada a ver com meu comentário. Brasil!
    Vitor da Selva! em 25/04/16 às 00:08
  • Concordo em gênero, número e grau. Tô cansado de estudar só quando o edital sair, é só ilusão. Estou me preparando para o TCU, e quando a prova chegar, estarei lá com toda a matéria estudada. Valeu.
    Edson Ferreira de Araújo em 23/04/16 às 18:52
  • Concordo plenamente, pra mim significa mais tempo e tranquilidade para estudar, ainda mais para quem não tem muitas horas vagas, estou voltando a estudar e começando do zero. Tenho 54 anos, vou estudar para fiscal. Abraços!
    Sérgio Roberto Alves em 23/04/16 às 12:07
  • Olá professor, o senhor disse que apenas estudou 9 meses, e passou... Mas o senhor já era concurseiro antes de começar a estudar pra auditor? Pergunto, pois foi um período muito curto de preparação, se pensarmos que o senhor começou do zero.. Ou já tinha uma boa base em algumas matérias e só reforçou as da receita? Gosto do seu trabalho, mas quero saber disso, pois, se o senhor passou do zero, só com 9 meses, acho que é um daqueles poucos que se encontram fora da curva - como diz o Alex Meirelles... e quero focar em alguém normal.. rsrs. abraços.
    André em 23/04/16 às 10:27
  • Diogo, Acho válido sua intenção de motivar as pessoas mesmo diante das adversidades, entretanto discordo de sua agurmentação pois 2009 foi muito diferente do momento atual. Eu vou continuar estudando por que as autorizações dos concursos saem aos sabores das conveniências políticas de momento. Em 2008, primeiro ano de Dilma, todos os concursos foram suspensos. Além disso, não existia a tentativa de golpe via impeachment nem a polarização política atual. Também, a economia estava aquecida pelos 08 bons anos do governo Lula, existia uma certa inércia que mantinha o mercado aquecido. Não esquecendo que os concursos da Receita aconteciam, em média, à cada 02 anos, e em 2009 completava-se 04 anos desde o último concurso da Receita. Em 2016, a economia já encolheu para o que era em 2010, temos inflação em 10%, juros a 14,25%, crise econômica e política. Construção civil e Petrobrás, que puxavam o crescimento e o PIB, estão em frangalhos pela falta de bom senso dos promotores da lava-jato. Eles estão fazendo a mesma coisa que foi feita em 1980 com o escândalo da SUNAMAM. E para piorar, no segundo semestre vencem empréstimos em dólar de muitas empresas por isso caminhamos para uma crise financeira, também. Somado a tudo isso, a tentativa de golpe desmoralizou o executivo e a câmara com o show de horrores do domingo. Enquanto o STF lava as mãos para todos os absurdos da lava-jato e do processo de impeachment, o país fica a deriva com um governo que acabou no domingo. Resumindo, enquanto uns brincam de golpe todos saem perdendo. Para nós concurseiros só resta continuar estudando por que as pessoas se aposentam e morrem e um dia essas vagas vão ter de ser respostas.
    afrfb09ba em 23/04/16 às 10:23
  • Professor, eu realmente queria pensar como você, mas e diante do PL 257 que a cada dia avança mais? Que situação é essa que estamos vivendo?!!! Estou assustada : (
    Fabiane em 22/04/16 às 16:34