Concursos Públicos – Estudar para um só concurso ou para vários?
Thiago Cabral

Concursos Públicos – Estudar para um só concurso ou para vários?

Uma das perguntas mais recorrentes sobre concursos públicos entre os meus alunos, seguidores e meu público em geral é sobre estudar para um ou mais editais ao mesmo tempo. A fim de esclarecer este impasse, vou lançar nesta matérias alguns argumentos que podem ajudá-lo a criar a sua estratégia. Veja mais a segui!

Estudar para um só concurso público

Quando você opta por estudar para apenas um concurso público por vez, você tem a possibilidade de dedicar 100% do seu tempo e de seus esforços a este propósito. Mas quando decide estudar para duas ou mais seletivas ao mesmo tempo, que possuem edital e provas no mesmo período, a dedicação será dividida, ou seja, não terá 100% de chances em cada oportunidade. Além disso, se o seu tempo for escasso, terá que dividi-lo entre mais disciplinas, pois haverá mais de um edital.

É impossível estudar para mais de um concurso público de uma vez? Não é! Mas é uma decisão estratégica se dedicar plenamente a um só edital do que se dividir em mais de um, reduzindo assim as suas chances de ser aprovado. Esta é uma decisão muito subjetiva, mas o ideal é colocar mais fichas do que tem mais condições de retorno.

Estudar para mais de um concurso público ao mesmo tempo

Se optar por estudar para mais de um edital em um mesmo período, terá que organizar bem o seu tempo, o seu material, as disciplinas e assuntos, bem como as técnicas e metodologias a serem empregadas. Como disse, há riscos quando dividimos a atenção em mais de uma demanda, já que estudar para concursos públicos não é tarefa fácil. Busque neste caso criar um cronograma que considere os prazos de cada edital e todas as disciplinas, inclusive aquelas que são similares ou que possuem o mesmo conteúdo. Se os concursos públicos não forem para a mesma área, o esforço será ainda maior.

Seja para uma seletiva ou para mais editais, uma dica é criar o hábito de estudar todos os dias – veja mais no vídeo a seguir:

Aproveitar os seus conhecimentos para diferentes concursos públicos

Uma dica muito utilizada por quem estuda para concursos públicos e que colocou na cabeça que será aprovado é estudar exclusivamente para uma seletiva e aproveitar estes conhecimentos em seletivas posteriores. Isso sim é muito estratégico!

Uma vez que já domine os assuntos dos editais e que muitos possuem as mesmas disciplinas, você ganha tempo quando já sabe o que irá cair. Não dá, contudo, para negligenciar o estudo daquilo que já estudou no concurso público passado. Reveja e revise todos os assuntos.

Até mesmo em caso de reprovação, como já falamos nesta matéria, ter estudado pode ser um diferencial em novas tentativas. Veja mais neste vídeo a seguir!

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre estudar para um ou mais concursos públicos cada vez? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Posts Relacionados

Compartilhe:

Thiago Cabral

Thiago Cabral

AUDITOR FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (ICMS-SC), aprovado no concurso de 2010. Bacharel em Direito pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC. Pós-graduado em Direito Tributário.  Atua como coach profissionalmente na preparação de concursando desde 2015. Ex-oficial da Marinha graduado pela Escola Naval/RJ. Começou sua carreira de “concurseiro“ em 1997 quando foi aprovado no Concurso para o Colégio Naval AOS 15 ANOS DE IDADE! Aprovado também no concurso para o cargo de Analista da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (2009). É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua e cansativa e que muitos acabam desistindo. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Em regra, é um caminho bem difícil a ser trilhado. Para seguir firme no propósito até o final, é indispensável ser DETERMINADO e manter-se MOTIVADO. Gostaria de compartilhar o que aprendi durante os meus anos de estudo, pois um projeto de aprovação em concurso público requer muita determinação, motivação e persistência. No Coaching do Estratégia, tenho como missão pessoal transmitir o máximo da minha experiência em concursos para meus coachees, dando dicas para aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes. Conte comigo!!! Bons estudos!!!  

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x