Artigo

Concursos Públicos 2019 – Como se preparar desde já e ser aprovado

Um ano posterior ao de eleições é sempre muito aguardados pelos concurseiros, já que são cogitados novos editais. E com os Concursos Públicos 2019 não será diferente: muitos editais interessantes, inclusive para concursos fiscais, já estão previstos ou estão abertos desde o último mês de dezembro. O ano promete ser de ótimas oportunidades para quem sonha por uma vaga na carreira pública.

Mas só tem chances diante da concorrência quem se prepara o quanto antes. O fato de o edital ainda nem ter sido aprovado não importa para aquele que deseja passar no concurso público. Na verdade, a ideia é justamente ganhar tempo. No funcionalismo público, há um déficit muito grande de pessoal, uma vez que muitos se aposentam e a procura por serviços públicos só aumenta. As ofertas de vagas serão bem amplas – veja a previsão de concursos públicos de 2019 nesta matéria.

Como se preparar para os Concursos Públicos 2019

Ponto de partida

O primeiro passo é fazer uma autoavaliação e saber em que ponto você está em relação ao que será cobrado na prova que está por vir. Se nunca prestou um concursos público ou deseja prestar um concurso fora do que tinha previsto ou estudado, o trabalho inicial é compreender a realidade de uma seletiva como esta: quais são, como é ser funcionário público, como funciona um concurso, qual a concorrência, o que isso significa para a sua carreira, o que as pessoas estão fazendo (horas de estudo, cursinhos, estudar sozinho, etc.), entre outros aspectos.

Se você reprovou em outras seletivas, já tem o conhecimento sobre o que significa prestar um concursos público. Veja nesta matéria os “benefícios” da reprovação. A boa notícia é que também já estudou muitas matérias e conteúdos que podem ser similares e reaproveitado. Saberá ainda quais são seus pontos fracos e fortes, as suas habilidades e desafios – o que é muito importante se for fazer um Coaching para Concursos Públicos. É importante situar o seu ponto de partida.

Pesquisar os editais e previsões de concursos públicos 2019

O próximo passo é fazer uma pesquisa dos editais que estão abertos, que vão abrir e previstos, mas sem data. Veja qual área que deseja prestar e seja bem específico. É importante “peneirar” áreas do seu interesse e se imaginar ocupando um cargo neste segmento. Afinal de contas, os concursos públicos não são para todos.

Método de estudo e disposição do tempo

Quanto tempo você tem para empregar nesta jornada rumo aos concursos públicos 2019? Estudar para concurso público não pode ser apenas nas horas vagas – se houver horas vagas. É um investimento para uma vida melhor. Quando você escolhe um método de estudo – como o Ciclo de Estudos, a Grade de horários, etc. – já terá uma noção do tempo que irá precisar dispor.

E escolher um método de estudo que tenha a ver com a forma como você aprende e com a rotina que leva é outro passo fundamental para passar em um concurso público 2019. Com o Coaching, sempre trabalhamos em fazer mais e melhor com o que temos, em ter uma visão estratégica dos nossos recursos (inclusive o tempo) e em ter disciplina.

Faça um cronograma do que precisa ser estudado até o dia da prova, se tiver, ou utilize o tempo de expectativa ao seu favor, revendo editais antigos do concurso em questão e de concursos similares – buscar similaridades entre as disciplinas é muito importante, bem como rever seletivas passadas.

Além disso, quando escolher o seu método de estudos, opte por um que não abra mão da revisão, resumo, simulados, exercícios e outras etapas muito importantes da rotina do candidato, que coloque em xeque a capacidade de memorização e de testar seus conhecimentos.

Coaching para Concurso Público funciona?

Todos aqueles que foram aprovados em concursos públicos estudaram muito, se dedicaram e selecionaram os melhores recursos para passar, para ter mais chances. O Coaching é um destes instrumentos de alta performance que ajuda a desenvolver o seu potencial – as suas capacidades, habilidades, competências, etc. A perspectiva é de em média 80% de aproveitamento, o que é algo bem especial quando consideramos a concorrência.

Um abraço e bom estudos!!!

YOUTUBEhttps://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw

FACEBOOKhttps://www.facebook.com/coach.thiagocabral

INSTAGRAMhttps://www.instagram.com/coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.