Artigo

Reprovação – Como reprovar no Concurso Público pode ser uma vantagem

A reprovação é o terror de qualquer concurseiro. Depois de tanto tempo e investimentos para ter chances de adquirir uma vaga tão sonhada no concurso público é difícil aceitar a reprovação. Mas saiba que na maioria dos casos uma pessoa que atinge a aprovação já passou por outras seletivas, e desta forma, já reprovou em algum momento. Não é uma regra, mas o fato é que a reprovação pode ser bastante conveniente.

Quem reprova tem mais chances de passar?

Tem mais chances de ser aprovado quem estuda, se dedica, adota metodologias inteligentes de estudo e utiliza o tempo como um recurso importante. Mas a experiência de quem já passou por um processo de seleção pública não pode ser deixada de lado. A reprovação não é o fim, mas para muitos, é um novo começo – com mais maturidade e visão do que precisa ser de fato estudado.

reprovação

A reprovação serve, para aqueles que têm o propósito de conquistar uma vaga, como uma experiência essencial: além de ensinar sobre o funcionamento do processo de um concurso público, o conteúdo estudado muitas vezes pode ser aproveitado em outras oportunidades. É comum muitos concurseiros prestarem mais de uma seletiva em áreas comuns e com disciplinas próximas ao mesmo tempo.

Como lidar com a reprovação

Veja a seguir algumas dicas sobre como lidar com a reprovação em vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=8zkTHBx5UsE

 

Por onde começar após a reprovação?

O primeiro passo após ser reprovado no concurso público é compreender que isso não é o fim, mas um começo promissor, se você permitir. A segunda etapa é pesquisar e se inscrever em outras seletivas interessantes – ainda mais se forem na mesma área do conhecimento, para que possa aproveitar as disciplinas já estudadas.

A terceira etapa é fazer um balanço geral dos pontos fortes e fracos, de suas oportunidades e desafios a serem superados. Avalie o que faltou em sua jornada. Em muitos casos basta elevar as suas chances com um processo mais focado, como o oferecido pelo Coaching.

Fazer um cronograma de estudo mais consciente, reconhecendo e utilizando seus pontos fortes e fracos é essencial. Muitos concurseiros já se inscrevem em dois concursos similares e criam um cronograma que abranjam as disciplinas comuns e, depois, as específicas.

Um abraço e bom estudos!!!

YOUTUBEhttps://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw

FACEBOOKhttps://www.facebook.com/coach.thiagocabral

INSTAGRAMhttps://www.instagram.com/coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Eu fiz 97 pontos na totalidade do concurso SEAP 2012 NÃO FUI CLASSIFICADA POR DUAS QUESTÕES EM PORTUGUÊS. NA ESPECÍFICA SÓ ERREI 2de 40 questões. Fiquei dentro de todas as matérias menos português justamente as duas questões que eram para ser anuladas e não foram me deixando de fora. Ainda não superei essa reprovação afinal um ano e meio de muito estudo e dedicação. ????????????
    ROSANE RODRIGUES DE AGUIAR em 20/10/20 às 17:40
  • É isso aí Ivon. Todo o seu esforço será recompensado e você verá que terá valido a pena. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 30/10/18 às 12:38
  • Tirastes um ' cadáver ' acorrentado nos meus pés ( ambos ). Muitíssimo obrigado. Estou pronto para outra batalha.
    IVON HENRIQUES DE ALMEIDA em 26/10/18 às 07:29