Artigo

Concursos Policiais para 2022: Saiba o que mais cai!

Se você estuda para os concursos policiais, saiba que o ano de 2022 pode ser a sua chance de ingressar nos órgãos de segurança pública mais bem pagos do país: as carreiras policiais do Distrito Federal.

Neste artigo, você verá as oportunidades já previstas na Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2022 e quais as disciplinas com maior probabilidade de estarem presentes nos certames, de acordo com o histórico desses concursos.

Concursos 2022

O que a PLOA 2022 prevê para as carreiras policiais?

No dia 31 de Agosto deste ano, foi encaminhada ao Congresso Nacional a Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022. Nela, há previsão de provimentos de vagas para vários órgãos da segurança pública do DF, já que a União custeia os órgãos do Distrito Federal. A proposta será analisada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) e depois o texto será votado no Plenário.

Entre os concursos policiais previstos no texto da PLOA para o ano de 2022, há o da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

  • Polícia Militar do Distrito Federal: 796 provimentos autorizados;
  • Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal: 355 provimentos autorizados;
  • Polícia Civil do Distrito Federal: 500 provimentos autorizados.
PLOA 2022 DF

Além disso, dentro da sessão de cargos contemplados para o Poder Legislativo, há também a previsão de oportunidades para o Senado Federal. Dentre elas, uma faz parte dos concursos policiais para 2022: a carreira de Policial Legislativo do Senado. Com salários que superam os 19 mil iniciais, é um dos cargos mais almejados pelos concurseiros da área.

Senado Federal na PLOA 2022

A previsão é de 40 vagas para o próximo concurso do Senado Federal. Dessas, 24 vagas serão para o cargo de Técnico Legislativo, Nível II, padrão 21, na especialidade Policial Legislativo, com requisito de escolaridade de nível médio.

Disciplinas mais cobradas nos últimos concursos da PMDF

Listamos abaixo as matérias mais cobradas nos últimos certames para os cargos de Soldado e Oficial, elencando a matéria e o percentual de relevância delas nos certames:

isciplinas mais cobradas nos últimos concursos da PMDF

Podemos perceber a grande importância das disciplinas de Português e Legislação Estadual para o certame da PMDF. Somente essas duas disciplinas correspondem a mais de 20% da prova. Em seguida, vemos que as disciplinas de Informática e Direito Constitucional, Administrativo, Penal Militar, Penal e Processual Penal possuem relevância considerável. É recomendável que os alunos que desejam estudar com antecedência para esse concurso já comecem a se preparar, mantendo o foco nessas matérias enquanto o edital não é publicado. Note também que disciplinas famosas como Direitos Humanos, Direito Processual Penal Militar e Raciocínio Lógico e Matemática possuem relevância menor neste certame.

Assuntos mais cobrados nos últimos certames da PMDF

1° assunto mais cobrado: Legislação do Distrito Federal – Normas Distritais e Federais – Esse assunto, sozinho, representou 5,2% das provas;

2° assunto mais cobrado: Interpretação de Textos (Português) – Esse assunto representou 4,0% das provas;

3° assunto mais cobrado: Lei Orgânica do Distrito Federal – Representou 1,9% das provas;

4° assunto mais cobrado: Espécies de Crimes militares (Direito Penal Militar) – 1,9% das provas;

5° assunto mais cobrado: Lei Nº 7.289 de 1984 – Estatuto dos Policiais Militares da Polícia Militar do Distrito Federal e Legislação Específica – 1,1% das provas.

Percebe-se que, dentre os 5 assuntos mais cobrados nos últimos certames da PMDF, três são assuntos de Legislação do DF. Vemos mais uma vez a importância dessa matéria e o custo-benefício do seu estudo para a prova da PMDF.

Disciplinas mais cobradas nos últimos concursos do CBMDF

Para os cargos de Soldado e Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, as disciplinas abaixo foram as mais cobradas nos últimos certames:

Disciplinas mais cobradas nos últimos concursos do CBMDF

Mais uma vez, a disciplina de Língua Portuguesa se mostra de extrema relevância para a prova, com percentual de 16,91%. Somente essa disciplina, juntamente com Química e Física, corresponde a 44,63% da prova. É importante destacar também a relevância considerável de Legislação do DF e Raciocínio Lógico e Matemática.

Assuntos mais cobrados nos últimos certames do CBMDF

1° assunto mais cobrado: Legislação do Distrito Federal – Normas Distritais e Federais – Esse assunto, sozinho, representou 5,7% das provas;

2° assunto mais cobrado: Interpretação de Textos (Português) – Esse assunto representou 4,9% das provas;

3° assunto mais cobrado: Lei Nº 7.479, de 2 de Junho de 1986 (Estatuto do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal) – Representou 3,0% das provas;

4° assunto mais cobrado: Transformações Químicas e Energia (Química) – 2,2% das provas;

5° assunto mais cobrado: Física Térmica – Termologia (Física) – 1,7% das provas.

Percebe-se que, dentre os 5 assuntos mais cobrados nos últimos certames da PMDF, dois são assuntos de Legislação do DF. Assim como nas provas da PMDF, essa matéria é bastante relevante para a prova do CBMDF. Nota-se, também, a grande relevância de Interpretação de Textos nas provas de Português para esses concursos.

Disciplinas mais cobradas nos últimos concursos da PCDF

Para a análise abaixo, foram consideradas as últimas provas do cargo de Delegado da Polícia Civil do Distrito Federal.

Destaca-se, como disciplina mais relevante deste concurso, a disciplina de Direito Processual Penal, correspondendo a 20,55% das provas. Além disso, é importante notar que somente as matérias de Direito Processual Penal, Constitucional, Administrativo, Tributário e Penal, juntas, já somam quase 80% da prova! O concurseiro que se preparar com antecedência para esse certame, tendo foco nessas disciplinas, certamente sairá em vantagem em relação aos seus concorrentes.

Assuntos mais cobrados nos últimos certames da PCDF

1° assunto mais cobrado: Legislação Penal Especial (Direito Penal) – Esse assunto, sozinho, representou 2,7% das provas;

2° assunto mais cobrado: Da Prisão e da Liberdade Provisória (Direito Processual Penal) – Esse assunto representou 2,1% das provas;

3° assunto mais cobrado: Das Provas (Direito Processual Penal) – Representou 1,7% das provas;

4° assunto mais cobrado: Inquérito Policial (Direito Processual Penal) – 1,4% das provas;

5° assunto mais cobrado: Direitos Individuais (Direito Constitucional) – 1,4% das provas.

Percebe-se que, dentre os 5 assuntos mais cobrados nos últimos certames da PCDF, três são assuntos de Direito Processual Penal. Vemos, mais uma vez, a importância dessa matéria e o custo-benefício do seu estudo para a prova de Delegado da PCDF.

Disciplinas mais cobradas nos últimos concursos de Policial Legislativo do Senado Federal

Dentre os concursos policiais para 2022, listamos também as disciplinas mais relevantes nas últimas provas para o cargo de Policial Legislativo do Senado Federal:

Assim como em vários outros concursos policiais, Português se mostra como a disciplina mais importante para essa prova, com 27,33% de relevância. Percebe-se também que 61,74% da prova está concentrada em apenas 3 disciplinas: Português, Informática e Direito Processual Penal. Já a matéria de Raciocínio Lógico, por exemplo, não se mostra tão relevante para esse certame.

Assuntos mais cobrados nos últimos certames da Polícia Legislativa do Senado Federal

1° assunto mais cobrado: Interpretação de Textos (Português) – Esse assunto, sozinho, representou 5,8% das provas;

2° assunto mais cobrado: Teclas de atalho (Informática) – Esse assunto representou 3,2% das provas;

3° assunto mais cobrado: Sintaxe (Português) – Representou 2,9% das provas;

4° assunto mais cobrado: Regimento Interno do Senado federal – 2,6% das provas;

5° assunto mais cobrado: Morfologia (Português) – 2,3% das provas.

Percebe-se que, dentre os 5 assuntos mais cobrados nos últimos certames da Polícia Legislativa do Senado Federal, três são assuntos da disciplina de Português. O concurseiro que deseja a aprovação o mais rápido possível não pode deixar de estar sempre estudando e revisando essa matéria.

Considerações Finais

As carreiras policiais do DF possuem alguns dos mais altos salários do Brasil e por isso são as mais almejadas pelos concurseiros. Elas já estão previstas dentre os concursos policiais para 2022 e, se você tem o sonho de fazer parte de alguma dessas instituições, deve estar se preparando para o próximo concurso com bastante antecedência. Uma boa preparação de longo prazo é o segredo do sucesso no mundo dos concursos públicos.

Ao apresentar essas estatísticas, queremos auxiliar o candidato a já começar os seus estudos de longo prazo com um direcionamento de quais disciplinas devem ser priorizadas. O candidato que assim o fizer certamente obterá vantagens contra os seus concorrentes.

Esperamos que os dados aqui apresentados possam ajudá-lo a otimizar as suas estratégias de estudo. Não deixe de conferir os nossos cursos online para Concursos Policiais.

Estude com garra até a sua aprovação, sem desanimar! O segredo do sucesso é a constância no objetivo!

Um abraço,

Rafael Audi

Coach Estratégia Concursos

@rafael.audi

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.