Notícia

Lula fala sobre concursos; novas autorizações neste ano!

Presidente reconhece importância de concursos para suprir carência de servidores em todo o país

O presidente Lula afirmou, nesta segunda (18), durante a primeira reunião ministerial de 2024 que pretende realizar novos concursos federais para suprir demandas de órgãos que estão com maior carência de servidores.

“Nós ainda não conseguimos suprir todas as demandas de concurso para vencer o obstáculo de muita gente que se aposentou, ou que está perto de se aposentar. A (ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) Esther tem trabalhado na tentativa na possibilidade de fazer os concursos que todo mundo necessita”, evidenciou.

Lula também citou o fato de que muitos ministérios estavam com defasagem desde o governo anterior, e que a maioria das pastas não tinham políticas públicas com interesse de inclusão social e que outras haviam sido encerradas, como o Ministério da Cultura.

Nesse sentido, a ideia do governo federal é de autorizar novos editais de concursos federais ainda em 2024. Porém, em uma quantidade menor do que foi autorizado em 2023, como já havia mencionado pela ministra Esther Dweck.

Presidente Lula fala sobre concursos; novas autorizações neste ano!

Apesar de ainda não terem sido divulgados oficialmente os órgãos que terão autorizações concedidas, os mais cotados pelo próprio governo, são: IBAMAPerito do INSSPolícia FederalPRF.

Ainda durante a reunião ministerial, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, levantou dados acerca das ações realizadas em pouco mais de um ano de governo. Uma delas foi o reajuste salarial de 9% aos servidores.

Lembrando que novos reajustes aos servidores públicos podem ocorrer ainda em 2024, caso a arrecadação surpreenda positivamente ao longo do ano.

Ademais, outro ponto destacado foi a abertura do maior concurso público da história do país, popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”.

Para ficar por dentro de todas as informações sobre as autorizações dos concursos federais, daqueles anunciados e também previstos para 2024, não deixe de conferir nosso artigo completo:

Saiba mais: Concursos Federais


Assinatura e cursos para Concursos Federais:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.