Artigo

Concurso TJ PB Cartórios: IESES é contratada para aplicar próximas fases do certame

O Tribunal de Justiça da Paraíba ratificou a escolha do IESES – Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul para organizar a aplicação da fase oral e de títulos do concurso de outorga de Delegações de Serviços Notariais e de Registro. A dispensa de licitação foi divulgada nesta sexta-feira, 30 de agosto, no Diário da Justiça do TJ PB.

O primeiro concurso para preenchimento dos cartórios extrajudiciais vagos realizado na Paraíba foi lançado em 2013 e teve apenas a aplicação da prova objetiva seletiva e da prova prática. A medida visa adequar os serviços notariais e de registro do Estado à Constituição Federal, que exige o outorga de delegações exclusivamente por concurso público.

Os concursos de outorga de delegações de serviços notariais e de registro são comumente conhecidos como concurso de cartório. É importante frisar que trata-se de uma atividade privada, exercida por delegação do poder público, remunerada mediante o pagamento de emolumentos pelos usuários das serventias.

O Conselho Nacional de Justiça regulamentou em 2009 (Resolução 81) a organização dos concursos de cartório, o que trouxe uma grande padronização aos certames. Os concursos tem pelo menos quatro etapas:

1) Prova objetiva (eliminatória);

2) Prova escrita e prática (eliminatória e classificatória);

3) Prova oral (eliminatória e classificatória);

4) Avaliação de Títulos (classificatória).

Além destas etapas, é comum nos concursos de outorga de delegações de serviços notariais e de registro uma fase intermediária, de inscrição definitiva, com a comprovação dos requisitos, além de sindicância de vida pregressa, investigação social, exames médicos, avaliação psicológica e entrevista pessoal.

Clique aqui para saber mais sobre o concurso TJ PB Cartórios

Fique por dentro dos concursos vigentes:

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.